Por que é mais barato reter um aluno do que trazer um novo?
As instituições de ensino têm encontrado dificuldades na captação de novos alunos, sobretudo ultimamente. O período de crise financeira que vivenciamos, aliado à concorrência acirrada faz com que conseguir novos alunos torne-se cada vez mais árduo. Entretanto, as escolas precisam sobreviver e encontrar dentro deste cenário de incertezas meios de ultrapassar tais barreiras e solidificarem-se.
Os gestores escolares precisam focar no fato de que tão importante quanto investir dinheiro em marketing para captar alunos novos, é cuidar para não perdê-los ao longo dos anos. Ou, seja, tão ou mais importante que ter um novo aluno é reter aqueles que já se têm: os custos são muito menores e o retorno pode vir de modo mais fácil.
Reter um aluno é de 5 a 15 vezes mais barato que captar um novo
A Associação Americana de Marketing, juntamente com a empresa especializada em estratégias de marketing Daemon Quest, assegura que o custo de retenção de um cliente é entre cinco a quinze vezes menor do que a captação de um novo.
Conheça abaixo as razões pelas quais isso acontece:
1. O custo de um aluno
O custo da escola em adquirir um aluno novo acontece apenas quando ele é primeiro-anista, portanto, quanto mais duradouro for o relacionamento deste aluno com a instituição, tanto melhor para o caixa da escola.
2. As indicações dos alunos
Os alunos que estão na escola há mais tempo possuem uma probabilidade maior de indicarem a instituição para um amigo ou parente. Além de mostrar a satisfação dos alunos e pais com a sua escola, essa indicação não demanda custos diretos de marketing, sendo extremamente positiva e lucrativa.
3. A utilização dos recursos escolares
Alunos antigos possuem uma tendência maior em utilizar outros serviços que a escola ofereça, como cursos de idiomas ou intercâmbio, por exemplo, uma vez que confiam mais na instituição. Essa prática mostra que tanto os alunos quanto seus pais confiam no projeto pedagógico da instituição e pode ser um excelente argumento para sua escola conquistar mais matrículas.
4. Os custos escolares
As despesas de uma escola baseiam-se em grande parte na quantidade de alunos que possui por sala. Assim sendo, ter alunos a mais e contratar algum professor extra para cuidar dessa demanda não representa um grande custo, porém ter alunos a menos impacta de maneira significativa a rentabilidade da instituição.
5. A propaganda negativa
Quando alunos desistem do curso, trancam a matrícula ou transferem-se para outras escolas, tal comportamento causa um efeito negativo extremamente difícil de ser mensurado. Outros alunos procurarão saber o porquê desta decisão, e, se ela for vinculada à insatisfação, certamente terá um impacto nos demais estudantes de seu convívio próximo. Isso pode vir a impactar o volume de negócios, a participação no mercado e até mesmo a lucratividade da escola em questão. Sabemos que alunos satisfeitos nem sempre elogiam uma escola, porém é fato que qualquer aluno ou responsável descontente falará para várias pessoas os motivos de sua insatisfação, o que gera uma propaganda negativa da instituição.
6. As exigências oriundas da evasão
A desistência, trancamento ou transferência de alunos acabam por fazer com que as escolas pressionem mais a área de marketing, uma vez que é necessário captar mais alunos não só para repor as vagas dos alunos graduados, bem como ocupar os lugares dos desistentes.
7. Os custos da evasão
Para que o departamento de marketing trabalhe com mais eficácia, é necessário um maior investimento financeiro, que será aplicado em treinamento, propaganda ou até admissão de mais profissionais. Para saber mais sobre como controlar a evasão na sua escola, baixe aqui um guia completo com várias dicas sobre como engajar e fidelizar alunos e pais.
Podemos concluir que uma redução na evasão escolar pode reduzir substancialmente as despesas das escolas. Esse valor economizado pode ser revertido para melhorias da instituição, seja melhor qualificando educadores ou alunos.
Qualidade acima de tudo
Como vimos, reter um aluno é essencial para que a escola possa se estruturar e crescer. Para que isso aconteça é preciso focar na qualidade do ensino e investir nos professores, dando aos docentes as ferramentas necessárias para que eles possam ensinar com tranquilidade e eficiência. Quando a escola se preocupa em manter um alto nível de ensino, ela se torna mais atrativa e com maiores chances de conquistar novos matrículas.
Que tipo de marketing defensivo sua escola está fazendo para minimizar a evasão escolar? Quais ações sua escola realiza para reter os alunos que conquistou? Compartilhe conosco nos comentários!