Saiba como reter alunos e captar novas matrículas para sua escola ou curso



É comum que ano após ano a escola perca um número X de alunos, seja porque eles terminaram a vida escolar, mudaram de bairro ou cidade ou até mesmo não tem mais condições de pagar a mensalidade. O problema é que nem toda escola sabe o motivo que levou seus alunos a deixarem o ambiente escolar e isso pode fazer com que o seu empreendimento passe por situações que podem comprometer sua estabilidade.

Além disso, no cenário atual, toda a instituição de ensino precisa ter um planejamento anual efetivo para manter alunos e pais interessados em seus serviços, conseguindo assim aumentar também o número de matrículas.

A importância da captação de alunos

Para escolas e cursos, a captação de alunos vai muito além da quantidade de matrículas que  possuem. A captação de alunos mostra também que a instituição possui um ensino de qualidade, o que permite que ela cresça.

A área de captação de alunos deve receber uma grande parte dos investimentos da escola, seja em tempo ou em verba financeira. Afinal, esse departamento é o responsável por organizar todas as fases de captação dos alunos, segmentar as diferentes personas com as quais uma instituição de ensino trabalha e ainda organizar e monitorar as campanhas necessárias para que a captação seja eficaz.

O que os pais levam em consideração na hora de matricular seus filhos em uma nova escola ou curso

É importante também que os responsáveis pela instituição de ensino saibam o que os pais dos alunos procuram quando o assunto é a escola ou curso na qual seus filhos irão estudar. Nesse caso, vários fatores devem ser levados em consideração, já que os responsáveis pelos alunos estão sempre em busca do melhor para que seus filhos consigam alcançar seus objetivos.

A qualidade dos professores é um dos primeiros pontos que os pais levam em consideração, por isso tenha uma equipe altamente qualificada e preparada para lidar com crianças mais novas,  jovens e adultos.

Já o ensino é normalmente avaliado por dois tipos de observações, o método de ensino utilizado pelas escolas e cursos e também sua classificação em avaliações de ensino, como o Enem ou exames internacionais de línguas estrangeiras, por exemplo. Por isso, mostre que seu método de ensino é eficiente e que seus alunos conseguem um bom desempenho em avaliações rigorosas, sejam elas exames de qualificação, concursos públicos ou nos principais vestibulares do país.

A comunicação com pais e responsáveis

Para que todos os benefícios de sua escola possam chegar até seus alunos e possíveis alunos é preciso que você saiba investir no tipo de marketing ideal para você, seja ele o anúncio em mídias offline (revistas, jornais e televisão) ou na mídia online.

Com isso, você consegue mostrar seu diferencial em relação aos seus concorrentes, todos os benefícios que a sua escola oferece (como atividades extracurriculares, laboratórios de ponta, entre outros), assim como o modo que seus alunos o avaliam e porque a instituição é uma escolha segura. Baixe aqui uma planilha para controlar o que seus concorrentes estão fazendo e saber quais os diferenciais de sua escola.

Treinamento de profissionais

Para que isso aconteça é preciso que você tenha profissionais que saibam levar esses benefícios da melhor maneira possível para os interessados, principalmente na hora de captar novos alunos.

E isso vai muito além de uma equipe de marketing, mas sim de pessoas que são responsáveis por mostrar aos interessados as instalações da escola, falar sobre seus benefícios e qualidades e mostrar o método de ensino e sua confiabilidade.

Utilize ferramentas de apoio

Não adianta ter uma escola excelente em ensino, com um ótimo espaço físico, que tenha os melhores professores e com ótimo desemprenho se isso não for comunicado corretamente. Qual o diferencial da sua escola em relação aos concorrentes? Por que os pais buscam sua escola? Por que eles não a escolhem? Quais os canais mais rentáveis para divulgação da sua instituição?

Para ter as respostas para essas perguntas, é preciso registrar e saber mensurar essas informações e, para ajudar em todo esse processo, você pode contar com a ajuda da tecnologia.

Com uma ferramenta de apoio, sua escola conseguirá mais agilidade no contato com pais e responsáveis e isso fará toda a diferença para reter aqueles que estejam pensando em trocar seus filhos de escola e para trazer aqueles que ainda tenham alguma dúvida sobre a sua instituição de ensino.

Além disso, o apoio de uma ferramenta ajuda na hora de qualificar os interessados na escola e permite que você trabalhe de forma personalizada, realizando ações específicas para cada um deles e aumentando muito mais as chances de sucesso nas abordagens de sua equipe de captação.

Quer saber quais outras medidas você pode adotar para atrair novas matrículas e evitar que os alunos deixem sua escola? Converse com nossos especialistas.

Escrito por: Marcele Delduque

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