Ilustração - pessoas em uma reunião pedagógica

Reunião pedagógica – Como elaborar pautas para os próximos encontros

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Você já se perguntou o que fazer para tornar uma reunião pedagógica mais proveitosa? Já pensou quais são, na verdade, os objetivos principais das suas reuniões? Fazer esses questionamentos é importante, afinal, é preciso que cada encontro seja produtivo. Mas como, então, tornar esse momento mais interessante?

O segredo para uma reunião pedagógica bem-sucedida está na elaboração das pautas e na organização: quando o encontro é bem planejado, ele sempre representa um avanço sobre o encontro anterior.

Assim, a reunião pedagógica deve ser pautada por metas sempre atualizadas, que garantem a realização de ações encadeadas para melhorar a escola como um todo. Acompanhe este artigo e veja o que você precisa saber para organizar uma reunião proveitosa com a sua equipe pedagógica!

O que é a reunião pedagógica?

As reuniões pedagógicas são momentos durante o ano letivo em que toda a equipe de professores de uma escola se encontra com o coordenador para discutir e acompanhar o andamento do  processo de ensino.

É nesse momento que os docentes e demais profissionais pedagógicos devem conferir se os planos de aula estão sendo seguidos conforme o planejado. Porém, como sempre podem surgir imprevistos que alterem a dinâmica do ensino, é também na reunião pedagógica que se deve discutir e realizar os ajustes necessários nos planos de aula.

Além disso, a reunião deve servir para orientação e encaminhamento dos passos pré-definidos no projeto político-pedagógico (PPP). O PPP, em geral, é feito antes do começo das aulas, durante a chamada semana pedagógica, e compreende as atividades do ano inteiro.

Saiba mais sobre o projeto político-pedagógico! Conheça os passos para fazê-lo.

Planejando uma reunião pedagógica

Para que a reunião pedagógica seja bem-sucedida, é preciso  que ela seja conduzida por uma boa pauta. A pauta nada mais é do que um roteiro do que será discutido na reunião: deve conter itens a serem tratados, objetivos, estratégias propostas, materiais necessários e metas a serem atingidas até o encontro seguinte, cuja data já deve ser previamente definida.

É importante também que o conteúdo proposto esteja adequado ao período do ano letivo em que a reunião for realizada, para que planejamento e ações possam caminhar juntos.

A pauta deve ser um documento formal, que evidencia o planejamento do coordenador pedagógico e a atuação dos professores. Ela pode, inclusive, servir como referência para várias unidades no caso de redes escolares.

Neste post vamos mostrar passo a passo como fazer uma boa organização deste encontro, seguindo um roteiro que você poderá aproveitar no planejamento de todas as suas reuniões pedagógicas. Acompanhe um modelo de pauta para reuniões pedagógicas que preparamos para você

Clique e acesse: Planilha Como organizar uma reunião Pedagógica?

Siga esse modelo reunião pedagógica!

Modelo de reunião pedagógica

1. Divulgação da reunião

Divulgue para sua equipe pedagógica a data do encontro, o horário (previsão de início e fim) e o local onde a reunião será realizada. Registre todas essas informações no cabeçalho da pauta, bem como o nome da escola e o nome do coordenador pedagógico. Distribua as cópias da pauta a todos os participantes da reunião.

2. Avaliação das metas da reunião pedagógica anterior

Discuta se as definições das reuniões anteriores estão sendo aplicadas no dia a dia da escola e pergunte qual é a percepção dos professores a respeito desses resultados. Não estipule mais do que duas ou três metas a cada reunião, pois assim você sempre poderá dedicar tempo a cada uma delas e ouvir a todos os participantes.

3. Resultados das demandas da reunião anterior

Relembre as demandas apresentadas pelos professores na reunião anterior. Apresente as providências que foram tomadas tomadas e discuta os resultados delas para se certificar de que os os problemas foram resolvidos. Caso não tenha sido possível atender a alguma solicitação feita pela equipe, explique os motivos disso e tente discutir soluções alternativas.

4. Objetivo da reunião atual

Explique qual é o objetivo principal da reunião que está sendo convocada. Ou seja: deixe claro qual aspecto do ensino será discutido. O objetivo da reunião pode variar entre diversas questões. É possível que, na maioria dos casos, o objetivo da reunião seja acompanhar o andamento do ensino. Entretanto, reuniões pedagógicas também podem ser convocadas com o objetivo de planejar projetos especiais ou apresentar inovações implantadas pela escola.

Exemplo de tema:

5. Discussão do assunto

Esse é o momento do intercâmbio de ideias. O coordenador pedagógico apresenta sua argumentação (que deve ser planejada antes da reunião). Em seguida, os professores e demais profissionais pedagógicos devem apresentar o que já sabem a respeito do assunto e suas dúvidas em relação ao tema discutido. O coordenador deve, então, agregar as ponderações pertinentes dos participantes. Desse resumo, sairão os itens seguintes da pauta.

6. Propostas estratégicas

Como resultado do debate, virão em seguida as propostas do coordenador e dos professores com relação ao tema proposto. Deve-se, então, discutir a viabilidade e a maneira de implantar na prática o que está sendo proposto. É nesse momento que devem ser combinados prazos e tarefas de cada um para alcançar o objetivo almejado.

Exemplo:

  • “definir de que maneira e em que momento os professores vão utilizar os jogos em sala de aula.”

7. Materiais necessários

Estabeleça, junto com toda a equipe, uma listagem dos recursos necessários para concretizar as propostas apresentadas. Esses recursos podem ser, por exemplo, materiais didáticos, equipamentos tecnológicos, materiais esportivos, de arte, entre outros. Defina prazos de entrega para que as metas a serem estabelecidas para a próxima reunião pedagógica possam ser cumpridas. A partir dessas definições, a equipe de gestão da escola poderá pesquisar as opções disponíveis para fazer uma boa compra.

Exemplo:

  • “definir que tipo de jogos comprar e em que quantidade”

8. Metas a serem alcançadas em relação ao objetivo proposto

Defina metas objetivas e mensuráveis para que você possa avaliar na prática o impacto das propostas de uma reunião pedagógica. Assim, é possível acompanhar de maneira mais efetiva o andamento do processo de ensino e aprendizado, de modo a identificar o que está indo bem e o que está gerando problemas.

Exemplo de metas:

  • “Medir percentualmente a aprendizagem do conteúdo trabalhado com o uso do jogo entre os alunos”
  • “Para os alunos que obtiveram percentual de avaliação inferior a 70%, levantar por que razão o recurso didático não funcionou”
  • “Trazer para a próxima reunião uma avaliação geral do uso de jogos em sala de aula”

9. Demandas novas dos professores

Essa é a hora de ouvir as reivindicações e observações dos professores sobre assuntos diversos, que não necessariamente precisam estar relacionados ao tema da reunião. Ouça com atenção. É nesse momento que você conhecerá melhor a sua equipe, perceberá as dificuldades dos professores e conseguirá entender, de maneira mais realista, quais são os desafios da sua instituição de ensino.

10. Data e horário da próxima reunião pedagógica

Já deixe sua  equipe avisada da reunião seguinte, para que todos tenham tempo de desenvolver o trabalho e preparar novas sugestões. Desse modo, é possível tornar os encontros cada vez mais produtivos. Para finalizar, você pode apresentar um vídeo, de no máximo cinco minutos, que fecha a sua reunião.

Exemplo:

  • Procure um vídeo sobre o uso de jogos em outra escola e apresente aos  professores, pode servir de inspiração.

11. Um instante final de relaxamento e de oportunidade de confraternização

 Providencie um cafezinho com bolo para todos!

Saiba mais sobre como engajar sua equipe para cumprir metas! Clique aqui e leia um artigo sobre o assunto.

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Então, nosso modelo ajudou? Comente aqui suas próprias ideias e sugestões! Esperamos que você tenha uma excelente reunião pedagógica!