7 passos para montar um Plano de Ação Escolar

7 passos para montar um Plano de Ação Escolar

33

Uma boa prática das escolas de sucesso é traçar todas as metas para o ano seguinte antes do ano letivo começar! Para atingir os objetivos da sua instituição é importante ter um planejamento bem feito, porque é isso que vai embasar as ações da sua equipe. 

O planejamento estratégico e o plano de ação escolar são complementares; com um bom planejamento se torna mais fácil entender o caminho que se precisa percorrer e com um bom plano de ação você consegue ter clareza para dar os próximos passos e realizar todas as metas. 

Continue a leitura e veja como o plano de ação pode te ajudar! 

Veja mais: 

Sistema de Gestão Escolar:deixe a papelada de lado

Melhore a comunicação com os pais usando a Agenda Digital

O que é um plano de ação escolar?

O plano de ação escolar é um documento estruturado para organizar tarefas do dia a dia de uma instituição. No plano de ação você lista as tarefas que precisam ser realizadas durante o ano e define os responsáveis por cada atividade. Esse plano de ação escolar é um guia para te ajudar a administrar toda a sua Instituição; é um planejamento que abrange todos os objetivos da sua escola e os meios para alcançá-los. 

Para que serve o plano de ação escolar?

Esse documento serve para direcionar você e sua equipe! Com os objetivos mapeados e as metas estabelecidas, é possível atingir melhores resultados, já que a sua equipe vai estar alinhada e terá um direcionamento claro do que deve ser feito a curto, médio e longo prazo. Além disso, o gestor consegue  acompanhar o andamento da projeção, a execução e a qualidade das tarefas feitas e pode ajustar o plano de ação escolar, se for necessário.

Como montar um plano de ação escolar? 

Saiba onde você quer chegar

Antes de começar a montar o plano de ação escolar é importante que você faça um bom planejamento estratégico, revise e apresente esse planejamento para sua equipe. Dessa forma, a sua equipe vai se manter mais engajada, já que ela vai saber para onde está caminhando!

Crie metas mensuráveis 

Defina as metas em números e estabeleça isso de forma gradual. 

Por exemplo, se você precisa diminuir o tempo de atendimento, defina no plano de ação escolar, em quantos porcentos você vai reduzir esse tempo de atendimento dentro de cada mês. 

Liste as tarefas

Para alcançar uma grande meta sempre se tem uma série de tarefas que precisam ser realizadas para atingir esse objetivo. Defina as responsabilidades de cada colaborador e tudo aquilo que vai ser executado ao longo do plano de ação. 

Divida grandes tarefas em vários blocos 

Transforme as tarefas maiores em várias tarefas menores! Quando você define as tarefas no seu plano de ação escolar é muito comum que se tenha tarefas consideradas grandes que são compostas por pequenas tarefas. Ao subdividir essas atividades, você facilita o processo de gerenciamento e consegue identificar e acompanhar melhor os resultados. 

Defina os prazos de entrega

Todo planejamento precisa de data e prazos para ser finalizado, e com o plano de ação escolar não é diferente! Definindo os prazos de entrega, você garante que nenhuma das tarefas sejam esquecidas ou não executadas.

Para definir isso, converse com a sua equipe sobre cada tarefa e entenda quanto tempo elas demandam para serem executadas. Depois, insira isso no plano de ação de forma clara, para que todos entendam o que precisa ser feito e em quanto tempo precisa ser feito. Gestão de tempo na escola: confira dicas para organizar tarefas.

Compartilhe o plano de ação com a equipe

Agora que você já definiu os objetivos, metas, prazos e os responsáveis, apresente o plano de ação para sua equipe e deixe claro todas as etapas que precisam ser executadas! Garanta que todos estão alinhados com o que foi proposto. 

Faça o acompanhamento do plano de ação escolar! 

Essa é uma das dicas mais importantes: faça o acompanhamento com frequência! Depois de fazer o seu plano de ação escolar é importante que você o tire da teoria e o coloque na prática. 

Para fazer isso, acompanhe diariamente a entrega do cronograma com os responsáveis de cada função e veja se as tarefas estão saindo conforme o planejado, ou se tem alguma coisa sendo deixada de lado. Caso isso esteja acontecendo, reveja as estratégias, isso não é um problema! Adeque o seu planejamento, o importante é manter o seu plano de ação vivo!  

Guia de planejamento escolar