ARTIGO- MEIO AMBIENTE

Meio ambiente na escola: como trabalhar esse tema

166

Falar sobre meio ambiente na escola é necessário. É na escola que os alunos começam a entender o funcionamento do mundo à sua volta e desenvolvem uma consciência ambiental.

O assunto começou a ganhar mais notoriedade em 1972, quando foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A partir daí, as autoridades mundiais começaram a procurar medidas que diminuíssem os danos causados pelo estilo de vida humano.

Mesmo após muitos anos de conscientização, falar sobre os problemas gerados no meio ambiente é fundamental.

A poluição do ar, a poluição sonora, o descarte de lixo e esgoto nos rios e mares, o desmatamento e a extinção de animais são problemas que não regrediram com o passar dos anos.

Falar sobre o meio ambiente nas escolas é uma boa maneira de garantir que as próximas gerações aprendam a importância de cuidar diariamente do planeta e de reduzir os danos das nossa rotinas de consumo e produção..

Crie uma semana de aulas especiais sobre meio ambiente

Quando o professor traz assuntos que fazem parte do contexto social dos alunos e apresenta estes conteúdos de uma forma mais lúdica e criativa, não tem erro!

5 metodologias de ensino que você deveria conhecer!

Na maioria das vezes, falar de meio ambiente na escola não foge da grade curricular. São assuntos abordados em ciências, geografia e nas aulas de português, com a produção textual, por exemplo, que abrem espaço para maior discussão..

A dica é usar essas matérias para conscientizar e informar os alunos. Você pode abordar:

  • preservação ambiental,
  • 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar),
  • coleta seletiva,
  • desenvolvimento sustentável,
  • consumo consciente
  • agroecologia
  • energias sustentáveis,
  • economia verde
  • outros desdobramentos do tema.

Para turmas mais velhas é importante trazer os assuntos junto às aulas de filosofia e sociologia. As aulas podem focar em bioética, impactos políticos e sociais de medidas ambientais, entre outras reflexões importantes para os cidadãos e profissionais do futuro.

Veja como elaborar um bom plano de aula!

Mostre para seus alunos a importância do descarte consciente do lixo

A maior parte dos problemas ecológicos tem origem no descarte inadequado do lixo. Quando descartamos de forma errada, o lixo não é reaproveitado e acaba indo para lugares onde acaba causando inúmeros problemas ao meio ambiente.

Nós presenciamos na sociedade várias situações causadas pelo descarte indevido do lixo,  como enchentes, rios e mares poluídos, morte da vida marinha, ruas sujas etc.

É  importante mostrar para as crianças como isso é prejudicial à sociedade como um todo e apresentar a maneira correta de lidar com o lixo, para que elas não repitam o que presenciam diariamente.

Experimente colocar lixeiras de coleta seletiva na sua sala de aula

Para que as crianças aprendam na prática a importância do descarte de lixo correto, nada melhor do que fazê-las experimentar isso na própria escola.

Você pode preparar uma aula interessante que explique:

  • O que são cada um dos tipos de lixo: vidro, metal, plástico e orgânico
  • Como cada um desses materiais são produzidos
  • De que são compostos
  • Como se comportam no meio ambiente
  • O tempo de degradação de cada um deles
  • Como eles podem ser reciclados

Para complementar as aulas sobre descarte de lixo, faça com que os alunos descartem os lixos do dia a dia corretamente dentro da própria sala de aula.

Coloque lixeiras de coleta seletiva na sala e incentive os alunos a descartar corretamente, dando pontuação para toda a turma e presenteando os alunos ao final da experiência. O importante é estimular um hábito que vai ser levado pra sempre por cada um deles.

Dessa forma, eles vão aprender e fixar muito mais os conteúdos aprendidos, além de obter conhecimentos diversos sobre os materiais que compõem o lixo.

Crie uma gincana de reciclagem na escola

Estimular a competitividade dá muito certo entre os alunos. Quando a causa é boa, a competição pode render bons frutos!

Para ensinar sobre reciclagem para as crianças, monte uma gincana que acumule pontos à cada lixo trazido pelos alunos. Os lixos mais utilizados nesse caso são caixas de papelão, caixas de leite, garrafas pet e recipientes de plástico.

Ao longo da competição, a escola pode propor metas para os alunos. A cada semana, o peso estipulado para o lixo pode aumentar e a quantidade arrecadada também.

Além disso, ao final da brincadeira é legal estimular que os alunos trabalhem com artesanato usando o material arrecadado. Dessa forma, o tema “meio ambiente” fica em pauta o mês inteiro na escola e quem sabe, acaba gerando atividades que vão durar o ano todo.

Dicas de reciclagem:

  • Garrafas pet- Você pode usar para fazer recipientes para flores, horta vertical e potes para guardar utensílios de cozinha.
  • Latinhas- Dá pra criar cofres, porta lápis e porta jóias.
  • Pneus- Podem virar bancos, mesas de centro e horta vertical
  • Papelão- Dá pra fazer quadros para colar na parede, porta retratos e quadro de avisos.

Traga a sala de aula para a natureza

Estimular o contato com o meio ambiente é muito importante para desenvolver uma consciência ambiental nos alunos. Para isso, a escola deveincentivar as aulas ao ar livre para que os alunos tenham um contato maior com a terra, a vegetação e os animais.

Leve seus alunos para ambientes onde eles possam correr, brincar, aprender e exercitar a curiosidade. Como por exemplo: praças, parques florestais, hortas, planetários e lagos.

Entenda como o ambiente de estudo afeta o aprendizado!

Nesses ambientes, o aluno pode aprender sobre:

  • Extinção de animais
  • Extinção de espécies de plantas
  • Importância da vegetação para o ar
  • Importância do plantio de árvores
  • Problemas causados pelo desmatamento
  • Problemas gerados no fundo do mar
  • Estruturas de produção agrícola brasileiras
  • Agricultura familiar e impacto social
  • Alimentos orgânicos e transgênicos e implicações para o mercado e saúde

Plante árvores com seus alunos

Muitas crianças não conhecem o processo que uma planta leva até crescer e produzir frutos. Nas escolas, elas aprendem a teoria, mas a prática acaba sendo esquecida.

Uma boa ideia para fazer com que os alunos entendam os processos da agricultura, é possibilitar que eles mesmos plantem suas próprias árvores e acompanhem o crescimento delas.

Dessa forma, os professores podem passar conteúdos direcionados à cada etapa do crescimento da árvore. Aproveite para explicar sobre solo, irrigação, caule, folhas, frutos, fotossíntese e muitos outros assuntos que envolvem esse tema.

Ao final do aprendizado, os alunos podem levar suas plantações para casa, como uma forma de incentivo à essa prática no lar.

Veja também:

Invista em materiais audiovisuais para ensinar sobre meio ambiente

Hoje em dia as crianças são muito mais visuais para aprender.  Assistir um filme, um vídeo, ou um documentário é muito produtivo e inspirador para elas.

Abordar o tema do meio ambiente usando essas táticas é mais eficiente e chamar mais atenção dos alunos.

Saiba como engajar seus alunos com vídeos em sala de aula!

Existem inúmeros filmes infantis voltados à conscientização da preservação do meio ambiente. Eles são didáticos e lúdicos e nesses filmes, a conscientização é colocada em pauta de uma forma mais impactante e envolvente.

Além disso, os filmes são marcantes. Dificilmente um aluno irá se esquecer do que assistiu, pois ele conseguiu visualizar e entender melhor o problema em questão.

Separamos uma lista de filmes infantis que podem te ajudar nas aulas sobre meio ambiente:

  • Vida de inseto– Fala sobre a importância das formigas para o ecossistema.
  • Procurando nemo– Fala sobre o ecossistema marinho e a poluição nas águas.
  • Wall-E–  Mostra os impactos causados pelo lixo e a necessidade de reciclar.
  • A era do gelo– Fala sobre o descongelamento das geleiras e o impacto disso na vida dos animais.
  • Happy feet– O pinguim- Esse filme trata da pesca ilegal de peixes e sobre como isso impacta na alimentação dos animais e na cadeia alimentar.

Ao final de cada filme, os professores devem estimular a produção textual, debates sobre o tema abordado e buscar engajar os alunos com soluções práticas do dia a dia.

Gostou das dicas? Compartilhe com algum professor e planeje como trabalhar o mês do meio ambiente na sua escola!