Meio ambiente na escola: como trabalhar esse tema

  • Colina Tech

  • 8 meses atrás

  • 6 min de leitura

Falar sobre meio ambiente na escola é necessário. É na escola que os alunos começam a entender o funcionamento do mundo à sua volta e desenvolvem uma consciência ambiental.

O assunto começou a ganhar mais notoriedade em 1972, quando foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A partir daí, as autoridades mundiais começaram a procurar medidas que diminuíssem os danos causados pelo estilo de vida humano.

Mesmo após muitos anos de conscientização, falar sobre os problemas gerados no meio ambiente é fundamental.

A poluição do ar, a poluição sonora, o descarte de lixo e esgoto nos rios e mares, o desmatamento e a extinção de animais são problemas que não regrediram com o passar dos anos.

Falar sobre o meio ambiente nas escolas é uma boa maneira de garantir que as próximas gerações aprendam a importância de cuidar diariamente do planeta e de reduzir os danos das nossas rotinas de consumo e produção.

Crie uma semana de aulas especiais sobre meio ambiente

Quando o professor traz assuntos que fazem parte do contexto social dos alunos e apresenta estes conteúdos de uma forma mais lúdica e criativa, não tem erro!

Na maioria das vezes, falar de meio ambiente na escola não foge da grade curricular. São assuntos abordados em ciências, geografia e nas aulas de português, com a produção textual, por exemplo, que abrem espaço para maior discussão.

A dica é usar essas matérias para conscientizar e informar os alunos. Você pode abordar:

  • preservação ambiental;
  • 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar);
  • coleta seletiva;
  • desenvolvimento sustentável;
  • consumo consciente;
  • agroecologia;
  • energias sustentáveis;
  • economia verde;
  • outros desdobramentos do tema.

Para turmas mais velhas, é importante trazer os assuntos junto às aulas de filosofia e sociologia. As aulas podem focar em bioética, impactos políticos e sociais de medidas ambientais, entre outras reflexões importantes para os cidadãos e profissionais do futuro.

Leia também: Com melhorar a qualidade do ensino com tecnologia 

Mostre para seus alunos a importância do descarte consciente do lixo

A maior parte dos problemas ecológicos tem origem no descarte inadequado do lixo. Quando descartamos de forma errada, o lixo não é reaproveitado e acaba indo para lugares onde acaba causando inúmeros problemas ao meio ambiente.

Nós presenciamos na sociedade várias situações causadas pelo descarte indevido do lixo,  como enchentes, rios e mares poluídos, morte da vida marinha, ruas sujas etc.

É importante mostrar para as crianças como isso é prejudicial à sociedade como um todo e apresentar a maneira correta de lidar com o lixo, para que elas não repitam o que presenciam diariamente.

Experimente colocar lixeiras de coleta seletiva na sua sala de aula

Para que as crianças aprendam na prática a importância do descarte de lixo correto, nada melhor do que fazê-las experimentar isso na própria escola.

Você pode preparar uma aula interessante que explique:

  • O que são cada um dos tipos de lixo: vidro, metal, plástico e orgânico;
  • Como cada um desses materiais são produzidos;
  • De que são compostos;
  • Como se comportam no meio ambiente;
  • O tempo de degradação de cada um deles;
  • Como eles podem ser reciclados.

Para complementar as aulas sobre descarte de lixo, faça com que os alunos descartem os lixos do dia a dia corretamente dentro da própria sala de aula.

Coloque lixeiras de coleta seletiva na sala e incentive os alunos a descartar corretamente, dando pontuação para toda a turma e presenteando os alunos ao final da experiência. O importante é estimular um hábito que vai ser levado pra sempre por cada um deles.

Dessa forma, eles vão aprender e fixar muito mais os conteúdos aprendidos, além de obter conhecimentos diversos sobre os materiais que compõem o lixo.

Crie uma gincana de reciclagem na escola

Estimular a competitividade dá muito certo entre os alunos. Quando a causa é boa, a competição pode render bons frutos!

Para ensinar sobre reciclagem para as crianças, monte uma gincana que acumule pontos a cada lixo trazido pelos alunos. Os lixos mais utilizados nesse caso são caixas de papelão, caixas de leite, garrafas pet e recipientes de plástico.

Ao longo da competição, a escola pode propor metas para os alunos. A cada semana, o peso estipulado para o lixo pode aumentar e a quantidade arrecadada também.

Além disso, ao final da brincadeira é legal estimular que os alunos trabalhem com artesanato usando o material arrecadado. 

Dessa forma, o tema “meio ambiente” fica em pauta o mês inteiro na escola e quem sabe, acaba gerando atividades que vão durar o ano todo.

Dicas de reciclagem:

  • Garrafas pet: você pode usar para fazer recipientes para flores, horta vertical e potes para guardar utensílios de cozinha;
  • Latinhas: dá para criar cofres, porta lápis e porta jóias;
  • Pneus: podem virar bancos, mesas de centro e horta vertical;
  • Papelão: dá para fazer quadros para colar na parede, porta retratos e quadro de avisos.

Leia também: Planejamento escolar: 5 detalhes que não podem escapar 

Traga a sala de aula para a natureza

Estimular o contato com o meio ambiente é muito importante para desenvolver uma consciência ambiental nos alunos. Para isso, a escola deve incentivar as aulas ao ar livre para que os alunos tenham um contato maior com a terra, a vegetação e os animais.

Leve seus alunos para ambientes onde eles possam correr, brincar, aprender e exercitar a curiosidade. Como por exemplo: praças, parques florestais, hortas, planetários e lagos.

Nesses ambientes, o aluno pode aprender sobre:

  • Extinção de animais;
  • Extinção de espécies de plantas;
  • Importância da vegetação para o ar;
  • Importância do plantio de árvores;
  • Problemas causados pelo desmatamento;
  • Problemas gerados no fundo do mar;
  • Estruturas de produção agrícola brasileiras;
  • Agricultura familiar e impacto social;
  • Alimentos orgânicos e transgênicos e implicações para o mercado e saúde.

Plante árvores com seus alunos

Muitas crianças não conhecem o processo que uma planta leva até crescer e produzir frutos. Nas escolas, elas aprendem a teoria, mas a prática acaba sendo esquecida.

Uma boa ideia para fazer com que os alunos entendam os processos da agricultura, é possibilitar que eles mesmos plantem suas próprias árvores e acompanhem o crescimento delas.

Dessa forma, os professores podem passar conteúdos direcionados à cada etapa do crescimento da árvore. Aproveite para explicar sobre solo, irrigação, caule, folhas, frutos, fotossíntese e muitos outros assuntos que envolvem esse tema.

Ao final do aprendizado, os alunos podem levar suas plantações para casa, como uma forma de incentivo a essa prática no lar.

Invista em materiais audiovisuais para ensinar sobre meio ambiente

Hoje em dia as crianças são muito mais visuais para aprender.  Assistir um filme, um vídeo, ou um documentário é muito produtivo e inspirador para elas.

Abordar o tema do meio ambiente usando essas táticas é mais eficiente e chama mais atenção dos alunos.

Existem inúmeros filmes infantis voltados à conscientização da preservação do meio ambiente. Eles são didáticos e lúdicos e nesses filmes, a conscientização é colocada em pauta de uma forma mais impactante e envolvente.

Além disso, os filmes são marcantes. Dificilmente um aluno irá se esquecer do que assistiu, pois ele conseguiu visualizar e entender melhor o problema em questão.

Separamos uma lista de filmes infantis que podem te ajudar nas aulas sobre meio ambiente:

  • Vida de inseto: fala sobre a importância das formigas para o ecossistema.
  • Procurando nemo: fala sobre o ecossistema marinho e a poluição nas águas.
  • Wall-E: mostra os impactos causados pelo lixo e a necessidade de reciclar.
  • A era do gelo: fala sobre o descongelamento das geleiras e o impacto disso na vida dos animais.
  • Happy feet: esse filme trata da pesca ilegal de peixes e sobre como isso impacta na alimentação dos animais e na cadeia alimentar.

Ao final de cada filme, os professores devem estimular a produção textual, debates sobre o tema abordado e buscar engajar os alunos com soluções práticas do dia a dia.

Dica bônus: dê atenção para a sua gestão escolar!

Uma gestão escolar eficaz otimiza a alocação de recursos e estabelece diretrizes para a execução de projetos. Assim, para tirar todas as ideias anteriores do papel, é essencial ter o auxílio de um sistema de gestão escolar como o da Activesoft!

Com nosso sistema, é possível programar com antecedência as atividades relacionadas a datas comemorativas sobre meio ambiente. Isso permite que a escola esteja preparada para oferecer experiências enriquecedoras aos alunos. 

Recursos como materiais, espaço físico e equipes de apoio são fundamentais para o sucesso de atividades relacionadas ao meio ambiente. Assim, um sistema de gestão escolar pode auxiliar na alocação eficiente desses recursos, evitando desperdícios e garantindo que cada atividade tenha o suporte necessário para alcançar seus objetivos. 

Isso também inclui a possibilidade de reservar espaços adequados, como auditórios e laboratórios, para eventos específicos.

Além disso, um sistema de gestão escolar como o da Activesoft pode facilitar a comunicação entre professores, pais e alunos. É crucial manter todos informados sobre as atividades relacionadas ao meio ambiente que estão planejadas.

Inclusive, os pais podem ser convidados a participar ou apoiar essas iniciativas, o que aumenta o envolvimento da comunidade escolar e fortalece o impacto das ações ambientais.

Gostou das dicas? Compartilhe com algum educador e planeje como trabalhar o mês do meio ambiente na sua escola!

Colina Tech

05.09.2023