Coordenador Escolar – Veja como levar os jogos olímpicos para dentro da sua escola!

18

Os Jogos Olímpicos vêm ganhando cada vez mais espaço na mídia, à medida que se aproxima a data da tão esperada Cerimônia de Abertura, em agosto deste ano, no Rio de Janeiro. Os atletas participantes, as modalidades em que o Brasil apresenta chance de conquistar o ouro, a localização das competições, enfim todos estes temas vêm se tornando parte do cotidiano do País nestes últimos meses. A temática ampla, repleta de histórias e valores – como espírito esportivo e espírito de equipe -, é material ideal para a abordagem didática, podendo alcançar alunos das mais diversas idades. Pensando nisso, foi desenvolvido o Projeto Transforma, em parceria com o Ministério da Educação, com o objetivo de levar os Jogos Olímpicos para dentro das escolas por meio de atividade relacionadas à diversas disciplinas.

Conheça mais sobre o Projeto Transforma, e confira como levar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos para dentro da sua escola!

O Projeto Transforma

Disponível online no portal oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Projeto Transforma consiste em uma página inteiramente dedicada à educação, na qual alunos, professores e coordenadores pedagógicos podem encontrar material relacionado ao espírito olímpico e a história dos jogos, além de atividades e games relacionados ao tema. A página tem como objetivo, não somente envolver e engajar alunos do ensino fundamental e médio, mas também informar e orientar professores no desenvolvimento de atividades relacionadas aos jogos.

Baixe o material: Guia Guia de engajamento para escolas

Ensino à distância,

Em seção específica dedicada a professores e coordenadores pedagógicos, o Transforma apresenta material didático e de referência sobre as duas olimpíadas, sugerindo atividades que abordem o tema e promovem a experimentação esportiva nas aulas de educação física. As aulas digitais gratuitas e lançadas uma vez por mês podem ser aplicadas em sala de aula e apresentam temas, como os valores educacionais dos Jogos Olímpicos, o Movimento Paraolímpico, o significado dos mascotes e das tochas Olímpicas, bem como guias para a prática escolar de determinados esportes.

A participação no programa confere aos docentes e coordenadores um certificado oficial do Comitê Rio 2016 de participação e reconhecimento. A plataforma oferece ainda fóruns interativos temáticos para discussões e trocas de experiências entre os professores participantes.

Por que abordar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos?

Não faltam vantagens em tratar da temática Olímpica no ambiente escolar. Por ser um assunto de grande destaque na mídia, os jogos despertam a atenção de jovens de todas as idades. Assim, abordar o tema com o devido preparo por parte dos docentes, adequando as atividades e discussões às diferentes faixas etárias, e envolvendo-as nos conteúdos desenvolvidos em salas de aula é uma excelente forma de despertar interesse e curiosidade nos alunos, engajando-os nas atividades escolares. Além disso, a possibilidade de interdisciplinaridade das atividades e de envolvimento de alunos de várias idades contribui para o relacionamento na comunidade escolar, tornando-a mais ativa.

Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos são uma ótima oportunidade para coordenadores pedagógicos e docentes desenvolverem um projeto escolar integrado e criativo, abrangendo as diversas disciplinas com tudo que esta temática tem a oferecer. Conheça mais sobre o Transforma e cadastre-se no site para participar das atividades da plataforma.

Acesse: Inscrição no blog