3 maneiras inteligentes de usar smartphones na sala de aula

3 maneiras inteligentes de usar smartphones na sala de aula

32

Quando os celulares começaram a ficar cada vez mais populares, a presença deles nas salas de aula se tornou algo muito mais corriqueiro. Junto com isso, instaurou-se um conflito entre a educação e o uso de celulares em sala de aula. Essa discussão começou a se agravar mais ainda quando os celulares nas mãos dos alunos evoluíram para smartphones.

Hoje em dia, com a tecnologia tão avançada e a troca de informação constante, é praticamente impossível que as pessoas fiquem longe de seus dispositivos móveis. Mas, afinal, porque não dar uma trégua nessa disputa e começar a usar os smartphones a favor da educação, de forma a promover um engajamento maior por parte dos alunos?

Mostramos a seguir, três maneiras inteligentes dos smartphones ajudarem nas salas de aula.

1.   Mostrar os planetas de fato

Já pensou em dar uma aula mais que expositiva sobre algum determinado assunto? Por exemplo, se você der uma aula sobre planetas, seria muito legal os alunos poderem observar de fato os planetas. Porém, nem todas as escolas têm um bom aparato para poder sair do plano expositivo para o prático, não é mesmo? Por meio do aplicativo Planet Finder, você pode apontar o seu smartphone para o céu e ele indicará a atual posição do planeta que você está procurando. Você também pode passar conteúdo extra para que os alunos possam se informar ou ler mais a respeito através de QR code e de aplicativos como o Qrafter ou o Redlaser.

2.    Monitorar a performance nas aulas de educação física

Os resultados das aulas de educação física podem melhorar muito, caso você decida utilizar aplicativos de smartphone para auxiliar a produtividade e a participação nas aulas. Aplicativos como Cyclemeter, iMapMyRide e Heart Rate Monitor podem monitorar frequências cardíacas e avaliar o rendimento de cada aluno, permitindo que o professor saiba como melhor administrar as aulas. Ele vai entender melhor as limitações de cada aluno para os exercícios realizados em aula e, assim, poder planejar uma aula mais adequada, saudável e com mais qualidade a partir de todos os dados coletados nesses monitores virtuais.

3.     Criar e ser criativo

Não se limitando apenas às aulas de educação artística, como também auxiliando em diversas outras matérias que têm um cunho mais criativo, há uma série de aplicativos para smartphone que podem dar um toque bem mais dinâmico, criativo e divertido. Precisando realizar alguma filmagem para um trabalho?

O iMovie, aliado com sua extensão Extras4iMovie, pode criar vídeos extremamente profissionais e com uma série de recursos excelentes numa forma bem descomplicada e fácil de se utilizar. Caso nem todos possam usar essas maravilhas exclusivas da Apple, também existem aplicativos alternativos, como o Videolicious ou o Vidify, que produzem resultados bem semelhantes.

Precisa envolver alguma música no trabalho, uma paródia, por exemplo? O Songify consegue transformar qualquer discurso gravado, na hora, em uma música e ainda permite uma grande variedade de ritmos para você escolher.

Quer belas imagens para complementar alguma atividade? Você pode dar uma conferida em diversas imagens que existem no Pinterest ou até mesmo transformar aquela imagem que você tirou em algo extremamente profissional, usando os efeitos do Instagram.

Neste contexto de maior e melhor uso das tecnologias, que tal sua escola também investir num aplicativo de comunicação escolar? Este é um recurso que facilita demais a integração entre a escola e os pais de alunos e ajuda a melhorar o ensino e o desempenho acadêmico dos estudantes da sua instituição. Com um aplicativo de comunicação, os pais podem monitorar presença dos seus filhos nas aulas, as notas das provas, se manter informado sobre a realização de reuniões e ter acesso a muitas outras informações importantes.

Quer saber mais sobre os recursos de um aplicativo de comunicação escolar? Converse com nossos especialistas. 

wello-banner-landing-comunicacao-escolar-750x125