O impacto da perda de dados nas instituições de ensino
Escolas e cursos produzem diariamente uma quantidade expressiva de dados e arquivos para registrar suas atividades. Seja no âmbito financeiro, acadêmico ou pedagógico, esses documentos registram a história da instituição e, por isso, é vital garantir que essas informações estejam seguras para que tudo funcione bem.
O armazenamento, a facilidade de acesso e a segurança dos dados escolares são, portanto, questões extremamente importantes para a instituição. Pense na quantidade de informações que circulam pela sua instituição todos os dias. Perder todas ou apenas uma parte delas pode trazer prejuízos significativos e irreparáveis para a sua escola.
Entenda melhor a importância da segurança de dados e veja como evitar a perda de informações, seja em eventos pontuais como as viagens ou em atividades rotineiras como as realizadas no dia a dia da sua instituição
A perda de dados é algo mais comum do que se imagina:
Mesmo fora dos ambientes corporativos, a perda de arquivos importantes é mais comum do que se imagina.foi o que mostrou uma pesquisa sobre segurança de dados ao redor do mundo realizada pela easeus.
A pesquisa listou também os principais motivos da destruição de dados importantes para os usuários. O curioso é que, mesmo com a facilidade oferecida pela tecnologia nos dias atuais, ainda há um número expressivo de perda de arquivos por questões comuns aos sistemas offine e que poderiam ser evitados com baixo investimentos em sistemas online.
veja aqui um comparativo entre esses dois tipos de ferramentas
O impacto da perda de informações nas escolas e cursos
Um estudo encomendado pela EMC apontou que a perda de dados e o tempo de inatividade custou aproximadamente US$ 26 bilhões às empresas brasileiras só no ano de 2013. Ainda de acordo com o estudo, 59% das empresas pesquisadas passaram por perda de dados ou tempo de inatividade nos últimos nesse período.
Atualmente, apesar de o número de ocorrências estar diminuindo, o volume de dados perdidos por incidente cresceu exponencialmente. No período estudado, as empresas tiveram, em média, 17 horas (mais de dois dias de trabalho) de tempo de inatividade. Essas falhas provocaram consequências irreparáveis em seu desenvolvimento, como a perda de receita, atrasos no desenvolvimento de produtos e prejuízos na relação com clientes importantes.
Se no âmbito pessoal e empresarial o impacto a perda de dados já é alarmante, no ambiente institucional, essa temática assume uma importância ainda maior, afinal, as informações produzidas por uma instituição de ensino são essenciais para registrar sua memória, seus aspectos pedagógicos e seu cotidiano, bem como as questões administrativas e financeiras que permitem às escolas e cursos se manterem em funcionamento.
Já imaginou perder dados pedagógicos como o histórico de reprovações, os números relacionados à evasão, intenção de matrícula e ocorrências acadêmicas e disciplinares dos seus alunos? Seria um contratempo e tanto, não é mesmo?
Agora imagine perder todos os dados financeiros e administrativos, como controle de inadimplência, bolsas de estudo, fluxo de caixa e investimentos da sua instituição. Certamente esse é um dos piores pesadelos de um gestor educacional.
Afinal, esses dados são vitais para a tomada de decisão pela equipe administrativa e de gestão. Sem eles a instituição fica perdida, não sabe para onde ir ou onde deve concentrar seus esforços e direcionar sua equipe.
Mas,o que fazer para proteger esses dados de forma confiável, eficaz e objetiva? A resposta é simples: invista em tecnologia.
A tecnologia a favor da segurança dos dados
Como vimos, a perda de informações importantes acontece com mais frequência do que pensamos e entre os motivos mais comuns para que ocorram estão as falhas de sistemas offline, desastres e ações involuntárias ou intencionais das pessoas que lidam diariamente com as informações. O mais curioso é que, atualmente, com o avanço tecnológico e a expansão das redes de internet, esses problemas poderiam ser facilmente evitados com ações simples, como a adoção de ferramentas que funcionam em nuvem.
Uma boa dica para facilitar o dia a dia das instituições de ensino e garantir que nada se perca é contar com o apoio de plataformas online como os sistemas de gestão escolar. Além de organizar de forma mais eficiente o grande fluxo informações acadêmicas, pedagógicas e financeiras que circulam nas instituições diariamente, essas tecnologias são bem mais seguras que os sistemas offline, pois oferecem um backup (cópia de segurança) diário dos dados registrados pela instituição e garantem a reunião das informações de forma simples e completa.
E você, como vem garantindo a segurança dos dados na sua escola? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!