Dia do diretor escolar: 4 dicas para o gestir

Dia do diretor escolar: 4 dicas para o gestor

21

Quando falamos sobre o diretor escolar, quais são as palavras que vem à sua mente? Liderança, administração, gestão? O diretor escolar é aquele profissional que tem muitas funções: ele orienta do coordenador ao professor, mobiliza e aproxima os pais à escola, estimula a sua equipe e muito mais. De forma geral, o diretor tem a missão de gerir a sua instituição.

O dia do diretor escolar é comemorado em 12 de novembro na maioria dos estados brasileiros. Pensando nisso, separamos algumas dicas para os gestores escolares. Continue a leitura! 

Veja mais: 

Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado 

Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital  

Qual é o papel do diretor escolar? 

Há algum tempo atrás as pessoas tinham a imagem do diretor escolar como de uma pessoa inacessível e sempre muito ocupada. Mas essa percepção vem mudando, já que hoje em dia os gestores já têm acesso a ferramentas que solucionam alguns processos de forma automatizada, otimizando o seu tempo. Sendo assim, esses profissionais conseguem estar mais presentes em suas instituições e em contato constante com a comunidade escolar, a fim de entender a raiz dos problemas e perceber as reais necessidades de suas escolas.

O diretor escolar garante o bom funcionamento da instituição de ensino, tanto no setor administrativo quanto no setor pedagógico. A função do diretor é tomar as principais decisões da escola para que a sua instituição de ensino esteja dentro do esperado. 

Além disso, o diretor faz com que seja possível oferecer aos alunos um ambiente seguro e acolhedor, e com um bom processo de aprendizagem. Entenda as funções do diretor escolar 

Dia do diretor escolar: como exercer bem essa função? 

Ouça as opiniões dos colaboradores 

É essencial que um líder saiba ouvir, orientar e motivar a sua equipe. Para manter um bom clima organizacional é necessário que a gestão seja o mais democrática possível, onde os colaboradores se sintam à vontade para expor suas ideias e se posicionar quando necessário. Além disso, também deixe claro que a instituição só vai ter bons resultados se o trabalho de todos os colaboradores for efetivo. 

Entenda o que o seu público pensa 

Você sabe exatamente o que os pais dos alunos pensam sobre a sua instituição? Não? Tá na hora de saber! Talvez você suponha que isso não tem tanta relevância, mas entender o porquê do seu público ter escolhido a sua escola para matricularem os seus filhos e o porquê deles fazerem a rematrícula anualmente é muito importante. 

Essas informações vão te ajudar a identificar os pontos altos da sua escola para o seu público. Assim, a sua gestão consegue focar nas características que mais convertem, para investir e tomar decisões mais assertivas, além de entender o que precisa melhorar. NPS: Aprenda a medir o nível de satisfação do seu público

Tenha um plano de comunicação

Quando a comunicação escolar é traçada de forma estratégica, ela só traz benefícios para a sua instituição. Além da boa comunicação fortalecer o vínculo com os pais, ela também melhora a taxa de retenção dos alunos e captação. Saiba como reter alunos e captar novas matrículas 

Comunique aos responsáveis o que a sua escola tem feito de bom, o que tem sido feito para melhorar de acordo com as sugestões dos responsáveis através de uma agenda digital. Faça um planejamento de quais tipos de conteúdos, recados e lembretes a secretaria e coordenação vão enviar aos pais dos alunos. Esse canal de comunicação mobiliza e engaja os pais, já que facilita o contato da escola com os responsáveis. Conheça a Agenda Digital WPensar

Insira a tecnologia na sua escola

Como vimos no tópico anterior, a agenda digital é uma ferramenta que possibilita a comunicação de forma mais rápida e eficiente.  Mas, e para administrar a escola? Qual é a ferramenta que executa várias tarefas, otimiza processos e agiliza a vida de muitos gestores? Um sistema de gestão escolar!

Cabe ao gestor escolar identificar as necessidades da sua instituição e usufruir da tecnologia na sua escola. Conheça um  sistema de gestão escolar integrado

Dia do diretor escolar: uma referência para a escola!

O diretor cuida da sua instituição, da sua equipe e dos alunos. Por trás de instituições de sucesso, há grandes líderes! Neste dia do diretor, vamos homenagear esses profissionais que contribuem para um ensino de qualidade, e ajudam na construção de uma sociedade melhor. Parabéns, diretor!

Clique e acesse: Ebook Gestão Escolar na Prática - 2ª edição

Gostou do conteúdo? Compartilhe esse artigo nas redes sociais e deixe sua opinião nos comentários!