A importância do supervisor no planejamento escolar

45

A palavra planejar pode ser usada em diversas áreas, dos afazeres domésticos à organização de uma empresa, instituição bancária e até mesmo escola. E quando falamos no ambiente de ensino, o planejamento se torna um hábito não apenas saudável, mas necessário. Para ajudar nesta tarefa, recomenda-se que toda a instituição de ensino tenha um supervisor, que ficará responsável por por etapas importantes do planejamento escolar e fará com que cada agente educacional consiga desempenhar da forma mais plena e satisfatória possível seu papel dentro da escola.

A função de supervisor escolar com efetiva participação no planejamento é relativamente nova e traz consigo uma forte bagagem social e tecnológica. Essa bagagem se justifica já que o novo perfil de supervisor desempenha um papel diretamente ligado a essas duas revoluções e  procura assumir e mediar não só a direção do trabalho dentro do ambiente escolar, mas também sua coordenação e superação dos desafios.
 
Baixe o material: Guia Planejar, Capacitar e Investir (sas)

 

A importância do papel do supervisor

Os supervisores já foram chamados de orientadores pedagógicos ou orientadores de escola e são os responsáveis por um processo que tem como objetivo otimizar a relação de ensino e aprendizagem que norteia todo o processo de educação. Se pudéssemos simplificar e atribuir a esse profissional um papel mais claro, poderíamos dizer que o supervisor é a pessoa que entende e aprimora todo o processo de aprendizagem da escola.

O supervisor é um profissional de visão ampla, que entende como funciona todo o processo escolar e que tem autocrítica para descobrir onde ele deve ser melhorado. Portanto, não é exagero afirmar que o planejamento feito por este profissional fará com que a sua instituição ande no caminho certo e que consiga oferecer tanto aos alunos quanto aos funcionários as melhores condições para aprender e ensinar.

Para que o planejamento escolar realizado por esse profissional seja efetivo, ele deve avaliar todo o cenário da instituição e definir em quais pontos deve focar primeiro na hora de organizar a casa.

Um norte na hora de planejar

Professores e gestores de escolares estão sempre envolvidos com as inúmeras atividades que a escola demanda, por isso, nem sempre dá tempo de parar para planejar os próximos passos e definir quais tarefas são prioritárias. É nesse contexto que o supervisor surge com força total: para nortear a equipe pedagógica e auxiliar a gestão.  É claro que a organização e distribuição das tarefas vai variar de acordo com a instituição de ensino, mas separamos alguns pontos principais que o supervisor deve ou pode realizar:

  • a supervisão dos programas oferecidos pela escola;
  • a supervisão do currículo escolar do ano letivo;
  • a supervisão de todas as séries escolares;
  • o desenvolvimento e cumprimento do planejamento de ensino;
  • a supervisão de todo o processo de avaliação escolar;
  • a supervisão dos métodos de ensino;
  • a supervisão do processo de recuperação;
  • a supervisão das pesquisas escolares;
  • a organização do quadro de horários.

Ele deve também listar todas as atividades do calendário escolar, período de recuperação, reforço, entre outros. Este material deve ser colocado em local estratégico e no mural da sala dos professores, para que cada agente saiba do seu dever na instituição.

É preciso que esse profissional tenha em mente todo o funcionamento da escola e que conheça bem as necessidades pedagógicas dos alunos e professores. Também é preciso que ele dê atenção àquilo que, por ventura, não esteja caminhando conforme o planejado. Por exemplo, o ensino de uma matéria com a qual os alunos não estão se familiarizando. Ele pode promover grupos de estudos e aulas de reforço.

Para dar conta de todas as demandas, o supervisor já pode contar com o apoio da tecnologia. Com a rotina de aula organizada de forma automática, os gestores ficam com muito mais tempo para se dedicar às outras tarefas e o dia a dia da escola fica muito mais dinâmico e produtivo.

Baixe o material: Guia Guia Rápido do Planejamento Escolar - De Fevereiro a Julho
Baixe o material: Guia Guia Rápido do Planejamento Escolar - De Agosto a Janeiro