Conheça 5 vantagens de montar um quadro de horários eficiente para sua escola

38

O início do ano representa um momento crítico para o gestor escolar. Afinal de contas, há um acúmulo de tarefas relativas ao planejamento e à organização do colégio – e todas precisam ser executadas com extrema eficiência. Tamanho esforço busca estruturar a unidade educacional para que ela obtenha o melhor desempenho possível. Dessa forma, a direção da escola estabelece as condições necessárias para manter e consolidar a reputação de referência na área.

Uma das tarefas mais complexas é a montagem do quadro de horários. Dela depende boa parte do perfeito funcionamento da escola. A direção e a coordenação pedagógica do colégio precisam compatibilizar demandas da própria instituição, dos professores e dos alunos. Um quadro de horários eficiente ainda favorece o melhor desempenho da escola, o que permite não só manter o nível de matrículas, mas também a ampliação do número de alunos.

Baixe o material: Ebook Produtividade na Escola (Starline)

Conheça agora cinco vantagens para a escola que elabora o calendário escolar de forma adequada:

1. Planejamento e resultados

O quadro de horários apresenta a distribuição ao longo da semana dos horários das disciplinas de cada turma e de seus respectivos professores. O nível de complexidade assume grandes proporções. Por exemplo, a montagem do quadro de uma escola com 20 turmas permite uma gama imensa de combinações possíveis. Executar essa tarefa exige da instituição elevado nível de organização interna e expressa o nível de excelência do colégio em termos de planejamento. Estudos indicam que a direção e a coordenação pedagógica gastam, em média, de dois a três meses para a elaboração deste calendário.

2. Especificidades atendidas

Nada pior para a direção de uma escola do que ser surpreendida por situações que poderiam ser previstas. A montagem do quadro permite que o colégio atenda às especificidades dos períodos escolares, a partir do conhecimento da disponibilidade de cada professor e das demandas da instituição. Isso tem como consequência o bem-estar do docente, refletindo-se diretamente na qualidade de seu trabalho em sala de aula. Outro desdobramento importante se refere ao melhor aproveitamento dos horários. A escola pode optar por evitar que disciplinas similares – química, física e matemática, por exemplo – fiquem agrupadas no mesmo dia. Com isso, os alunos se sentem mais motivados e obtêm melhor rendimento.

3. Benefícios concretos

Entre os benefícios gerados pela adequada estruturação do quadro, destacam-se a economia de tempo e de recursos, além da organização e da satisfação de todos os envolvidos no processo: professores, direção e alunos. Os docentes conseguem encaixar a sua disponibilidade com a distribuição da carga horária na escola. Outra vantagem para o gestor da instituição diz respeito à queda dos custos, com a redução das janelas de espera dos docentes. O colégio passa a despender menos recursos financeiros com o pagamento de horas não trabalhadas.

4. Identificação das necessidades

Um quadro de horários eficiente permite:

  • Mapear e minimizar o deslocamento de professores.
  • Planejar de forma eficiente a ocupação dos espaços (salas de aulas, quadras, laboratórios etc).
  • Definir possíveis alterações no quadro, em caso de saída de algum professor.

5. Ganhos em eficiência

A correta montagem de um quadro de horários confere ganhos em termos de eficiência à escola. A organização das aulas é uma tarefa que impacta diretamente todo o funcionamento da instituição – e consequentemente os seus resultados pedagógicos e financeiros. Dedicar recursos financeiros para que esta tarefa seja feita por meio do uso da tecnologia gera ganhos de produtividade.

O gestor escolar encontra nas ferramentas de informática um importante aliado na montagem do quadro de horários. A automação agiliza e torna mais eficiente a tarefa. Sistemas específicos eliminam erros e “esquecimentos” comuns durante o processo de elaboração do quadro, facilitando a atuação do responsável pela área pedagógica da escola.

Clique e conheça o sistema WPensar