Como elaborar pautas para as próximas reuniões pedagógicas?



As reuniões pedagógicas, durante o ano letivo, são momentos muito importantes na melhoria do ensino, uma vez que servem para orientação de encaminhamento dos passos pré-definidos no projeto político-pedagógico (PPP). Esse planejamento geral é feito para o ano inteiro e normalmente ocorre antes do começo das aulas, durante a chamada semana pedagógica.

O segredo para uma reunião pedagógica bem-sucedida está na elaboração das pautas e na organização dessas reuniões. Quando o encontro é bem planejado, ele sempre representa um avanço sobre o encontro anterior e, como suas ações seguem um encadeamento, deve ser pautado por metas avaliadas e renovadas a cada nova reunião.

Planejando uma reunião pedagógica

As férias estão chegando e, agora, você terá um tempo disponível para planejar uma reunião pedagógica consistente, que refletirá na melhoria do ensino.

Uma pauta nada mais é do que uma rota para a reunião. Ela deve conter objetivos, itens a serem tratados, estratégias propostas, materiais necessários e metas a serem atingidas até o próximo encontro, cuja data já deve ser previamente definida. É importante também que o conteúdo se atenha ao período correspondente do ano letivo, para que planejamento e ações possam caminhar juntos.

Deve ser um documento formal que evidencie a própria atuação do coordenador pedagógico e dos professores e que também sirva como referência para as demais unidades da rede escolar.

Neste post, vamos acompanhar passo a passo uma boa organização desse encontro, seguindo um roteiro que você poderá aproveitar no planejamento de todas as suas reuniões pedagógicas. Acompanhe um modelo de pauta pedagógica que preparamos para você:

Modelo e conteúdo de pauta de reunião pedagógica

1) Identifique o documento da pauta. O documento deve conter  o nome da escola, data, horário (previsão de início e fim) e nome do coordenador pedagógico. As cópias devem ser distribuídas a todos os integrantes da reunião.

2) Avaliação das metas da reunião pedagógica anterior. Não estipule mais do que duas ou três para poder dedicar tempo a todas, ouvindo todos os participantes;

3) Demandas dos professores feitas na última reunião. Apresente as providências tomadas, bem como uma explicação sobre os motivos de algumas não poderem ser atendidas;

4) Objetivo da atual reunião. Pode ser, por exemplo, “ A utilização de jogos como instrumento de aprendizagem na sala de aula”;

5) Discussão do assunto. Os professores devem apresentar o que já sabem a respeito, as dúvidas em relação ao tema. É o momento do intercâmbio e ideias. O coordenador pedagógico apresenta sua argumentação (que terá planejado antes da reunião) e agrega as ponderações pertinentes dos participantes. Desse resumo, sairão os itens seguintes da pauta;

6) Propostas estratégicas. Como resultado do debate, virão em seguida as proposições de coordenador e professores com relação ao melhor uso de jogos para aplicação em sala de aula;

7) Materiais necessários. Estabelecer uma listagem de recursos que atendam à concretização das propostas apresentadas, bem como prazo de entrega, para que as metas a serem estabelecidas para a próxima reunião pedagógica possam ser cumpridas. Nesse caso, que tipo de jogos e em que quantidade, por exemplo;

8) Metas a serem alcançadas em relação ao objetivo proposto. No caso do objetivo deste modelo, podem ser: I- “Medir percentualmente a aprendizagem do conteúdo trabalhado com o uso do jogo entre os alunos”; II- Para os alunos que obtiveram percentual de avaliação inferior a 70%, levantar por que razão o recurso didático não funcionou; III- Trazer para a próxima reunião uma avaliação geral do uso de jogos em sala de aula;

9) Demandas novas dos professores. Essa é a hora de ouvir as reivindicações e observações dos professores sobre os assuntos que não constam do objetivo da reunião. Ouça com atenção. É nesse momento que você conhecerá melhor a sua equipe. Já se disse que, muitas vezes, as perguntas são mais importantes do que as respostas.

10) Anuncie a data e horário da próxima reunião pedagógica. E apresente um vídeo de, no máximo, cinco minutos, para fechar a sua reunião. Adivinhou sobre qual tema? Acertou quem pensou no uso de de jogos para a aprendizagem dentro da sala de aula, pois, no modelo dessa reunião, é o assunto mais relevante.

11) Quer aproveitar para um instante final de relaxamento e de oportunidade de confraternização? Providencie um cafezinho com bolo para todos!

Então, nosso modelo ajudou? Que bom! Acrescente suas próprias ideias e uma excelente futura reunião pedagógica para você!

planilha reuniao pedagogica1

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Por WPensar

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3 comentários em “Como elaborar pautas para as próximas reuniões pedagógicas?”

  1. Otimo modelo de reuniao pedagogica. Gostaria que me enviasse. modelo da primeira reuniao para diretores e coordenadores para 2017 pois sou Secretaria municipal. Estou aguardando.

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  2. Mais uma vez obrigado pelo atendimento c/ o modelo e conteudo de pautas para reunião pedagógica.

    Responder
  3. amei as informações . quero saber se para receber dicas de gestão através de imail é gratuito.Se for verdade quero sim. muito obrigado. .Parabéns pelo trabalho e pela humildade.Que Deus lhes abençoe e proteja.

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