Como garantir mais matrículas a partir dos resultados do Enem
Sua escola oferece a melhor infraestrutura entre as escolas do bairro, uma equipe altamente qualificada, possui diversos diferenciais, e mesmo focando nesses aspectos no marketing, ainda não consegue converter a divulgação em matrícula? Calma, há outras maneiras de você vender a imagem da sua escola, e vamos te mostrar como é possível divulgá-la utilizando os resultados do Enem, mesmo que você não seja a primeira colocada no ranking do exame.
As sugestões abaixo são inspiradas e adaptadas do livro “Como vender a imagem da sua escola”. Grandes nomes do marketing mundial,como Al Ries e Jack Trout, já têm algumas dicas para melhorar a divulgação da imagem dos negócios, inclusive escolas. Uma delas é nunca passar a ideia do “eu também”. Você não pode repetir tudo o que seu concorrente fala. Pessoas gostam e lembram de diferenciais. Elas, inclusive, usam os diferenciais quando vão defender a escola que estudam ou o produto que escolhem. Baixe aqui uma planilha para mapear seus concorrentes e saber quais os diferenciais da sua escola.
É importante sempre mostrar que a sua escola é diferente das concorrentes. Assim, outro ponto é: seja sempre a número um. Não adianta ser o segundo lugar. Você nunca vai atrair mais matrículas sendo a segunda melhor escola.
Nossa proposta é mostrar que, mesmo que sua escola não seja a primeira colocada na sua cidade no Enem, é possível utilizar os resultados no exame e mostrar que a sua escola está preparada para o Enem para fazer um bom marketing. Veja como abaixo.
1- Foque no crescimento
Se sua escola, na média geral, não é primeira colocada, procure saber como tem sido a evolução de desempenho dos alunos. Se o desempenho tem melhorado ao longo dos anos, ressalte isto nas suas campanhas de marketing. Não esqueça de abusar de gráficos e outras peças visuais que chame atenção e mostre a importância de se considerar a evolução como um diferencial para se escolher a escola dos filhos.
Exemplos:
- Em X anos, a nossa escola foi a que mais cresceu no Enem.
- A melhor escola no Enem não é a com a melhor média, mas a que mais cresce. Conheça a escola X.
- A escola que mais cresce no Enem é a escola mais preparada para receber seu filho.
2- Foque na área que seus alunos foram melhores
As médias que geram os rankings no Enem são obtidas a partir de um cálculo que considera as notas em todas as áreas do conhecimento, inclusive a redação. Se você tem acesso às médias por área, compare com as suas escolas concorrentes. Se sua escola foi a melhor em determinada área, você acabou de achar o ponto que deve ressaltar na hora de divulgar a escola.
Exemplos:
- A melhor escola em Matemática no Enem.
- Os melhores alunos em Física e Química da cidade estão na nossa escola.
3- Compare-se com escolas semelhantes
Se mesmo com os passos anteriores ainda não foi possível encontrar um aspecto em que a escola é a melhor, procure montar um grupo de comparação. Assim, você pode destacar um aspecto em que sua escola se saiu melhor dentro de um grupo com características semelhantes. Também que é possível relacionar várias dessas sugestões na campanha.
Exemplos:
- Entre as escolas com mais de 100 alunos da cidade, a nossa escola foi a melhor no Enem
- Entre as escolas com ensino integral na cidade, a nossa escola foi a melhor em Matemática.
- A nossa escola foi a que mais cresceu entre as escolas do bairro X.
Um dica: cuidado na hora que criar o grupo de comparação para não cometer nenhum erro na análise dos resultados.
4- Divulgue os alunos com as melhores médias
A média da escola é calculada com base na nota dos alunos. Assim, é possível que sua escola tenha alunos que foram muito bem no exame e outros que foram medianos. Conheça as médias das escolas concorrentes e ressalte as notas dos seus alunos que tiveram resultado acima delas. Os melhores alunos e suas notas altas podem fazer parte de sua campanha de marketing.
Exemplos:
- O aluno nota 1000 na redação do Enem é da nossa escola.
- Não se considera bom em Matemática? X alunos da nossa escola tiraram nota X nessa disciplina no Enem.