4 passos simples para sua escola conquistar mais matrículas

11

Em 2014, mais de 9 milhões de alunos estavam matriculados na rede privada de ensino no Brasil segundo dados do Censo Escolar. Isto representa 18,3% do total de alunos matriculados na educação básica no ano passado. Este é um número que só vem crescendo desde 2008, quando a taxa de matrícula no ensino privado era de 13,3%.

Este crescimento mostra a preocupação dos brasileiros em garantir ensino de qualidade para seus filhos e acesso a universidade. Com o aumento de interesse e demanda, as escolas precisam estar atentas para aprenderem a mostrar que estão preparadas para garantir aos alunos o melhor aprendizado e bons resultados em exames como o Enem, que é hoje a maior porta de entrada no ensino superior público brasileiro.

Veja algumas sugestões e práticas que, com base em tudo o que temos acompanhado nas escolas, são as mais adequadas para receber e orientar os alunos que buscam resultados e aprendizado de qualidade.

1- Resultados já obtidos
Se a escola já possui resultados expressivos, vale a pena ressaltá-los. Se os resultados são expressivos pela quantidade, é preciso usar informações complementares que qualifiquem o resultado. Assim, se você tem muitos alunos aprovados no vestibular, ressalte quantos passaram em universidades públicas, cursos mais concorridos os que foram aprovados em universidades cujo vestibulares são considerados mais difíceis da região. Mostre ainda que a escola vai além e utiliza os resultados das avaliações como maneira de melhorar ainda mais o aprendizado dos alunos.

Se a sua escola ainda não possui resultados expressivos de aprovação ou de qualidade de ensino, é possível também usar isto a seu favor. Ressalte os pontos anteriores e mostre que eles foram planejados com o objetivo claro de, em curto prazo, tornar a escola referência na cidade, no estado e no país.

2- Professores qualificados
Ressaltar as qualificações e experiências dos seus professores é um excelente modo de mostrar que a escola está preocupada e preparada para oferecer o melhor ensino aos seus alunos. Ressaltar a formação e os anos de experiência na docência e na preparação dos alunos para exames como o Enem aumentam a confiança dos pais na escola e as chances de aumentar o número de matrículas.

Mas claro que a escola precisa ir mais além. Após mostrar as qualificações e experiências para conseguir a atenção dos pais, também é preciso ressaltar as ações desenvolvidas pela escola para garantir uma boa relação entre professores e alunos, o apoio pedagógico na preparação de aulas ministradas.

3- Infraestrutura adequada
Mais do que aulas, as escolas precisam mostrar que possuem infraestrutura e outras atividades voltadas a garantir o aprendizado de todos os alunos e resultados positivos em exames como o Enem. Neste momento, a escola também deve ressaltar a infraestrutura disponível aos alunos. É preciso ter atenção, porém, no modo como esta informação é repassada.

Um laboratório de informática com equipamentos de última geração só faz sentido se houver profissionais preparados para utilizarem os computadores em atividades pedagógicas que auxiliem o aprendizado e a melhora nos resultados. A apresentação de uma quadra de esportes devem vim sempre acompanhada de uma explicação sobre como a prática de atividades físicas auxiliam no processo de aprendizagem dos alunos, criam condições aos alunos para tornarem-se independentes, participativos e com autonomia de pensamento e ação.

É preciso destacar também que a utilização de softwares e novas tecnologias para melhorar o desempenho e o aprendizado dos alunos também faz parte da insfraestrutura da escola, e eles merecem ser ressaltados nesse momento.

4- Ações pedagógicas focadas em resultados
Oferecer simulados, aulões extras, reforços e até indicação de vídeoaulas são algumas dessas ações que podem ser ressaltadas aos pais como práticas para garantir o aprendizado dos alunos e bons resultados em exames como Enem, hoje a maior porta de entrada para o Ensino Superior brasileiro.

Ao observar os colégios com as melhores avaliações no exame, essas práticas são comuns. Além dessas, essas escolas também procuram fazer análise de dados para entender claramente quais são os pontos fracos e fortes dos alunos, desenvolvendo e implementando estratégias pedagógicas mais acertivas. Para isso, é importante saber fazer boas análises, para não incorrer em erros que podem acabar prejudicando a escola. Mostrar aos pais que a escola pensa em todas essas boas práticas pode ser o diferencial que ela precisa para fechar uma nova matrícula.

banner-captação-alunos

Banner_Blog_Captacao-e-retencao_750x125