Tecnologia na educação: 5 tecnologias para escolas 5 tecnologias

Tecnologia na educação: 5 tecnologias para escolas

331

Para além do gerenciamento da sua instituição, é muito importante levar a tecnologia para  a sala de aula, para que a escola esteja por dentro desse universo e seja vista como uma instituição de ensino moderna.

O uso da tecnologia pode ser muito proveitoso, já que torna os estudos mais atraente e faz com que o aluno adote uma postura mais participativa. Com um pouco de esforço e estratégia, qualquer escola pode (e deve) ter a tecnologia como aliada – às vezes, sem grandes investimentos financeiros. 

Veja mais:

Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado

Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

Por que a tecnologia é uma aliada da educação? 

A tecnologia já faz parte das nossas vidas, e tudo que fazemos hoje envolve a tecnologia; seja quando ouvimos música, pesquisamos alguma receita para cozinhar ou até mesmo quando tiramos dúvidas com o google. A forma como produzimos, consumimos conteúdo e interagimos é por meios tecnológicos e na sala de aula isso não pode ser diferente. 

Ignorar a tecnologia pode representar um atraso na educação – já que as ferramentas tecnológicas diversificam as metodologias de ensino e abrem caminhos para infinitas possibilidades didáticas. 

Tecnologia na educação: Quais são as principais vantagens de ter a tecnologia como aliada da educação?

Na sala de aula:

  • Potencializa o ensino;
  • Amplia as possibilidades de conhecimento;
  • Facilita os processos de aprendizagem;
  • Aumenta o engajamento dos alunos;
  • Torna o conteúdo mais atrativo;
  • Promove a interdisciplinaridade;

Na gestão escolar:

  • Moderniza a gestão escolar;
  • Integra toda a instituição em um único lugar;
  • Otimiza e automatiza processos;
  • Reduz as filas de atendimento e as papeladas;
  • Melhora a experiência de pagamento e atendimento;
  • Garante segurança dos dados;

Saiba como utilizar a tecnologia como um diferencial competitivo para sua escola! 

Conheça 5 tecnologias feitas para escolas

Para sala de aula: 

  • Sistema de ensino

Um sistema de ensino oferece diversas soluções para as instituições de ensino associadas. Com ele é possível trazer a tecnologia para dentro das escolas de forma significativa, servindo como uma ferramenta de apoio para o professor, já que com o uso dessa tecnologia, o aluno tem acesso a atividades, videoaulas e livros digitais, por exemplo. 

  • Quadro interativo 

O quadro interativo é diferente do quadro tradicional, já que ele torna a experiência da sala de aula um pouco mais interessante. Com ele é possível exibir e modificar um conteúdo multimídia durante as aulas; isso torna as aulas mais dinâmicas e atraentes aos olhos dos alunos. 

Para gestão: 

  • Sistema de gestão

O sistema de gestão escolar é um programa de computador que automatiza as tarefas manuais, simplifica os processos burocráticos e integra os setores da escola. Com a otimização de tempo que o sistema proporciona, é possível que o gestor tenha tempo para tarefas mais estratégicas e tenha uma visão mais completa da sua instituição de ensino.

  • CRM

O CRM educacional serve para controlar o relacionamento com as pessoas que demonstraram interesse pela sua instituição de ensino. Na ferramenta é possível cadastrar uma pessoa e criar uma “ficha” com as informações mais relevantes sobre ela, como dados de contato e motivo do contato. Uma boa opção também, é usar o CRM integrado ao sistema de gestão; isso faz com que o processo de captação fique ainda mais integrado.

  •  Agenda digital

A agenda digital é um aplicativo para smartphones desenvolvido para que as instituições de ensino se comuniquem de uma forma mais prática e eficaz com toda comunidade escolar. Muito além de uma agenda tradicional, o app aumenta a participação da família nas rotinas da escola, automatiza o trabalho da secretaria e otimiza o tempo dos professores em sala de aula. Veja por que a sua escola deve usar um aplicativo de comunicação

Como incentivar os professores a utilizarem tecnologia na escola?

Se engana quem pensa que os alunos são os únicos que podem tirar proveito disso, porque na verdade, a tecnologia é muito proveitosa para os docentes. Além da tecnologia ser utilizada em prol do aluno, o trabalho do professor fica muito mais eficiente, rápido e prático se as ferramentas certas forem usadas na elaboração de suas aulas e, também, em sala de aula.

A tecnologia possui um papel fundamental na educação, por isso é importante que as escolas invistam na formação continuada dos seus profissionais, e os capacite não só no manuseio de novas tecnologias, mas também em práticas que os aproximem da realidade dos alunos e torne as aulas mais dinâmicas.

Implemente a tecnologia na educação

Os tempos são outros, por isso, não dá mais para acreditar que aulas expositivas são as únicas formas de aprendizagem! É fundamental que o professor entenda isso, e que você o ajude a identificar as dificuldades existentes na sala de aula para saber exatamente onde há necessidade de melhorias.

A tecnologia pode ser implementada aos poucos na sua instituição! O importante é analisar o cenário atual da sua escola e identificar quais são os recursos tecnológicos que vão melhorar as condições de ensino da sua instituição.

Utilize a tecnologia na sua escola!

Tenha a tecnologia como aliada da sua instituição e esteja um passo à frente das escolas concorrentes!

Clique e acesse: Infográfico Tendências em educação