Tecnologia na educação: veja como ela já é realidade nas escolas

Tecnologia na educação: veja como ela já é realidade nas escolas

193

A forma de aprendizagem está mudando e o avanço da tecnologia na educação tem se mostrado essencial nesse processo.

Com o novo perfil de alunado, as instituições de ensino precisam se adequar rapidamente se quiserem acompanhar essa revolução. Afinal, para que a escola consiga cumprir sua missão de educar, é preciso que ela esteja adequada à realidade dos alunos e consiga atrair o interesse deles.

É nesse cenário que as tecnologias para a educação se mostram fundamentais e, além disso, desafiam os educadores a reformular os modelos de ensino-aprendizagem. Mas o impacto não é só no ensino…

Para entender o que proporciona a entrada da tecnologia nas instituições de ensino, as demandas do público e as potencialidades desse investimento necessário, fizemos este artigo completo. Continue a leitura e dê mais um passo rumo a uma educação que prepara para o mundo!

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

Fatores que possibilitam o uso de tecnologia na educação:

1 | Mudança no perfil dos estudantes

A nova geração de estudantes tem um perfil totalmente engajado no ambiente online, com facilidade para o acesso a computadores e dispositivos móveis.

O novo estudante tem a possibilidade de buscar na internet os assuntos que preferir, o que torna a aprendizagem muito menos centralizada. Por essa razão, reduz-se o interesse por aulas “intermináveis”, muitas vezes consideradas monótonas, cansativas e pouco produtivas.

Nesse sentido, as famílias e estudantes cobram metodologias de ensino inovadoras e alinhadas às novas demandas do mundo.

Confira: Ensino híbrido – o que é e como implementá-lo na sua instituição?

2 | Aumento do uso de dispositivos móveis

Celulares e tablets, dispositivos portáteis que nos acompanham a todo lugar, já não são mais uma realidade para poucos. Atualmente, mesmo crianças e jovens têm acesso a esse tipo de tecnologia, o que também impacta no ambiente escolar.

Diante desse cenário, não se pode mais negar a influência dos aparelhos na educação. Ainda que o tema gere polêmicas, já existem alternativas e estratégias de utilizar smartphones sem que isso afete a atenção ou o aprendizado dos alunos.

3 | Maior acesso à informação e materiais didáticos

O acesso à informação se popularizou e tornou mais democrática a estrutura do ensino que, até então, dependia totalmente do ambiente físico da escola. Hoje, com acesso à internet, todos conseguem consultar uma enorme quantidade de informações e aprender qualquer coisa.

Além disso, a possibilidade de usar links permite fluidez e conexão entre assuntos de diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, é muito mais fácil encontrar dados sobre os mais variados temas. É o fim do “monopólio” do conhecimento e um passo para a reinvenção do processo de ensino-aprendizagem.

4 | Facilidade de ensino à distância e remoto

A educação a distância (EAD) e o ensino remoto são fortes exemplo de revolução do ensino permitida pelas novas tecnologias. A migração de dados para a internet permite que o portal de ensino de uma instituição seja acessado com facilidade por qualquer pessoa.

O ensino remoto também altera profundamente a dinâmica tradicional da sala de aula, e tivemos provas disso com o cenário da educação em 2020. Com alguns ajustes, é possível estudar, realizar consultas, e até mesmo interagir com professores por meio de ferramentas de ensino online, como o Google Classroom.

5 | Tendência à “gamificação”

Com o alto engajamento da nova geração aos jogos eletrônicos, a chamada “gamificação” adquire um grande potencial de aceitação. É uma metodologia muito útil e fundamental para manter os alunos interessados nos estudos.

A aprendizagem pode ser obtida por meio de experiências vivenciadas e motivadas por recompensas a cada evolução de nível de conhecimento e experiência. É o ensino na prática de forma divertida e engajadora.

6 | Novos tempos, novas demandas

E o contexto que permite a tecnologia na educação não se restringe à sala de aula. A modernização dos processos de comunicação e pagamento, também mudaram o modo de consumo de produtos e informação dos clientes das instituições de ensino: pais e responsáveis.

Nesse sentido, as demandas por procedimentos menos burocráticos aumentou e ficou marcada a necessidade de construir relacionamentos, ouvindo as demandas das famílias e dos alunos. E quando tocamos nesse ponto estamos falando de tecnologia facilitando o atendimento, repensando as formas de comunicação e otimizando os processos de gestão.

Saiba mais: O que pais e alunos ganham com um sistema de gestão escolar?

Vantagens da tecnologia na educação:

  • Potencializa o ensino;
  • Facilita os processos de aprendizagem;
  • Fala a linguagem das novas gerações;
  • Amplia as possibilidades de conhecimento;
  • Cria pontes entre a escola e o mundo;
  • Aumenta o engajamento dos alunos;
  • Torna o conteúdo mais atrativo;
  • Promove a interdisciplinaridade;
  • Prepara os alunos para o futuro;
  • É um diferencial competitivo;

E as vantagens não estão presentes apenas na sala de aula! Quando falamos de gestão e comunicação, a tecnologia:

Tecnologia na educação: onde encontramos?

E a lista não acaba por aqui! As possibilidades são muitas e já existem no mercado diversas empresas que desenvolvem tecnologia especificamente para instituições de ensino.

Continue a leitura: Como usar a tecnologia como diferencial competitivo?

Por onde começar?

É claro que essa mudança não acontecerá de um dia para o outro. Toda decisão exige planos de ação, pesquisas, testes e implantação – seja de uma metodologia ou de um sistema.

Fizemos uma lista com passos importantes para começar a usar tecnologia na sua instituição de ensino:

  • Entenda sua realidade e veja a tecnologia na educação como investimento;
  • Pesquise as necessidades e o acesso à tecnologia do seu público;
  • Pense no período de adaptação aos novos recursos;
  • Ofereça treinamento para nivelamento tecnológico à sua equipe;
  • Contrate ferramentas e serviços que ofereçam bons atendimentos e suportes;
  • Implante as atividades de forma gradual;
  • Não deixe a gestão e a secretaria por último;
  • Comunicação é peça-chave e ela também precisa ser tecnológica!

Não tenha medo de investir em tecnologia!

Neste novo cenário, não basta apenas a instituição de ensino saber utilizar as ferramentas já existentes. É necessário também que ela se movimente e implemente novidades para que seus alunos estejam cada vez mais engajados e informados.

Nesse sentido, é preciso enxergar a tecnologia na educação como um investimento necessário para adequar a instituição ao mercado educacional. Promova uma educação que forme cidadãos preparados para os desafios de um mundo conectado.

Clique e acesse: Infográfico Tendências em educação

E você, já usa aparelhos e ferramentas tecnológicas na sua instituição? Conte pra gente sua experiência!