Tecnologia educacional na sala de aula

Como a Tecnologia Educacional vai moldar a sala de aula do futuro

56

Na área da educação, todos os olhos estão voltados para a forma como a tecnologia educacional vem transformando o modelo tradicional de ensino e aprendizagem.

Mas… afinal de contas, o que é Tecnologia Educacional?

Embora a Tecnologia Educacional já faça parte da realidade das escolas há muito tempo, o conceito é tão amplo quanto atual. A TE se refere a todo o conjunto de recursos tecnológicos que podem ser utilizados a serviço da educação, desde as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), até a implantação de um laboratório de robótica, por exemplo. Em outras palavras, o conceito

[…] se relaciona com a aplicação de recursos tecnológicos como ferramenta que pode auxiliar ou aprimorar métodos de ensino. Trata-se de usar a tecnologia a favor da educação, promovendo maior desenvolvimento e melhor acesso à informação.www.revistaeducacao.com.br/a-evolucao-da-tecnologia-educacional-e-os-beneficios-na-pratica/

Alguns exemplos de aplicação da Tecnologia Educacional:

  • em gadgets – lousa digital, mesas educacionais, tablets etc.
  • em softwares – livro digital, jogos educacionais, aplicativos etc.
  • em outras soluções educacionais – ambiente virtual de aprendizagem, videoaulas, realidade aumentada etc.

Leia também: “Smartphones e tablets – Vilões ou aliados da escola?”

Como a tecnologia está transformando a educação

Para continuarem sendo relevantes, as escolas e as salas de aula precisam acompanhar a mudança de comportamento e da realidade em que os alunos estão inseridos. Algumas iniciativas transformadoras se tornaram possíveis apenas com o uso da tecnologia, entre elas:

Personalização do ensino

Hoje já existem ferramentas capazes de oferecer ao professor uma noção geral sobre o desempenho da turma e, o mais importante, sobre o desempenho de cada aluno individualmente. Dessa forma, ao invés de oferecer um ensino padrão e esperar por bons resultados nas avaliações e vestibulares, é possível sugerir atividades e métodos de estudo mais adequados a cada estudante.

Dinamização do estudo

Está cada vez mais difícil captar a atenção dos alunos com aulas expositivas e engajá-los em uma discussão e reflexão sobre conteúdos. A Tecnologia Educacional trouxe para essa área soluções como o ensino híbrido e a sala de aula invertida, que conferem ao aluno maior autonomia, e o colocam na posição de protagonista do processo de aprendizagem.

Canal de diálogo entre aluno e professor

Quando gestores e professores estão familiarizados e preparados para trabalhar a tecnologia em sala de aula, é possível reduzir o choque entre uma geração que é nativa digital (os alunos) e outra, formada por membros das gerações X e Y (os professores). Superado o obstáculo, a tecnologia se torna uma linguagem comum, utilizada por estudantes e docentes, e o diálogo flui de forma mais natural, além de efetiva.

Conheça os aplicativos de comunicação escolar: eles podem te ajudar nesse diálogo!

Por onde começo a aplicar a Tecnologia Educacional em minha escola?

Planejamento prévio

A tecnologia por si só não é capaz de transformar a realidade de uma escola. Antes de qualquer coisa, é preciso garantir que existam condições básicas de infraestrutura para a implantação de soluções tecnológicas. Também é necessário que gestores e professores estejam preparados para trabalhar as novas soluções, engajados na adaptação de práticas docentes e métodos de avaliação à nova realidade.

Uso de softwares para automatizar atividades mecânicas

A Tecnologia Educacional permite, hoje, automatizar muitas atividades, como gestão escolar e financeira, sistemas de resolução de atividades e avaliação, envio de notificações, entre muitas outras funções. Dessa forma, pode-se economizar um tempo precioso, que poderia ser investido no desenvolvimento de novos projetos e para dedicar mais atenção ao aluno de forma personalizada.

Saiba como um sistema de gestão escolar é capaz de realizar todas essas tarefas!

Aliar-se a um sistema de ensino que esteja pensando a educação do futuro

Uma parceria com um sistema de ensino pode significar um grande passo para inserir a TE na realidade de sua escola. Um bom sistema de ensino pode oferecer a estrutura necessária em termos de suporte técnico para implantação de softwares e plataformas, capacitação e engajamento de equipes, assessoria pedagógica, geração de dados educacionais, entre várias outras ferramentas que podem colocar sua escola na vanguarda da educação.