Reunião de pais online

Reunião de pais online – do planejamento à prática

64

É comum pensar que a reunião de pais serve apenas para falar sobre o desempenho e o comportamento dos alunos ao longo do período letivo. Mas para além desse fator, ela desempenha um importante papel na relação entre a escola e as famílias: apresentar aos pais e responsáveis as maneiras como a instituição tem trabalhado e como elas têm impactado no dia a dia dos estudante sendo, também, uma oportunidade para ouvir o que os pais estão achando das atividades e dos objetivos pedagógicos.

Contudo, o cenário pandêmico decorrente da Covid-19 inevitavelmente fez com que o planejamento escolar sofresse adaptações – e com a reunião de pais e mestres não poderia ser diferente. Manter a comunidade escolar engajada e por dentro do que acontece na instituição tornou-se ainda mais necessário, especialmente quando o assunto é fortalecer os laços durante a educação remota.

Dentro dessa nova realidade, cada vez mais digital e híbrida, nós preparamos dicas especiais para te ajudar a planejar e pôr em prática uma reunião de pais online com sucesso. Acompanhe a leitura!

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

Por que fazer uma reunião de pais online?

Durante a pandemia, as instituições não podem se afastar das famílias. Para isso, é necessário encontrar alternativas para continuar se comunicando e ouvindo os pais sobre os assuntos educacionais e institucionais. 

Neste contexto, muitos pais e responsáveis se veem perdidos e não sabem como auxiliar os alunos e dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos educadores remotamente. Cabe à escola entender quais são as necessidades de cada um e traçar planos de ação para solucionar a questão.

E é aqui que entra o papel da reunião de pais online: mostrar que a escola se importa com as demandas da comunidade mesmo com o distanciamento físico e que seu principal objetivo continua sendo a educação. Esse é o momento ideal para superar os obstáculos, aprofundar o relacionamento e contar com a colaboração da família para pensar os próximos passos no período letivo – sejam eles relacionados ao desempenho, às dificuldades particulares ou, ainda, à metodologia aplicada no ensino remoto. 

Leia mais: A importância da relação entre família e escola para o desenvolvimento dos alunos

O que levar em consideração:

Antes da reunião

Assim como em qualquer situação, o primeiro passo deve ser sempre o planejamento. Quando falamos em uma reunião de pais online, a escola precisa ter alguns pilares em mente, são eles:  

#1 Definição das pautas

É preciso definir as pautas e os objetivos com antecedência para saber o que precisa ser dito na reunião. Durante esse processo, que antecede o evento, a instituição pode realizar uma enquete por meio da Agenda Digital, por exemplo, para entender quais são as dores das famílias e o que cada uma delas gostaria de trazer ao debate durante o encontro com os educadores.

#2 Escolha da data e horário

Por conta da pandemia, muitos responsáveis passaram a trabalhar de forma remota – conciliando o trabalho com os afazeres domésticos, lazer e o auxílio às crianças que estão estudando em casa. 

Com isso em mente, a escola pode aproveitar a enquete citada anteriormente para entender, também, o melhor momento para realizar a reunião, tendo em vista a rotina de cada responsável. Dessa maneira, será mais fácil escolher uma data e horário que melhor se encaixe na realidade da maioria deles. 

#3 Uso da tecnologia como aliada 

Com o ensino remoto, a tecnologia deve ser utilizada como parceira. Muito mais do que um espaço para apenas aplicar as aulas online, a internet oferece uma série de ferramentas e possibilidades para aproximar a escola dos pais. 

Aqui, o curso ou escola precisará definir qual plataforma será utilizada para a realização da reunião de pais online e, também, analisar as possibilidades de gravar a tela de transmissão para disponibilizar o vídeo posteriormente.  

Vale lembrar que, a Agenda Digital da WPensar conta com a funcionalidade Agendar Eventos – possibilitando que a instituição notifique os responsáveis pelo aplicativo de celular momentos antes da reunião começar e agendar o evento com antecedência no calendário do app.  

Confira também: 7 motivos para trocar a agenda de papel por uma agenda digital

#4 O começo da reunião

A reunião de pais é o momento de formar e informar. Para garantir que as famílias sintam-se à vontade ao compartilhar o que pensam com a escola, nada melhor que um ambiente saudável e descontraído.

Uma ótima maneira de começar o encontro é motivar os ouvintes com frases relacionadas à importância da educação e a presença dos pais na vida escolar dos alunos, deixando claro que a escola se importa com as opiniões de cada um e o quanto elas ajudam no aprimoramento do ensino. Essas frases podem ser ditas logo na apresentação, quando a reunião tiver início – seja por meio de slides ou em uma simples conversa introdutória.  

Veja mais: Como estabelecer uma parceria com os pais nas aulas a distância

#5 A objetividade é a melhor opção

Você lembra quando falamos sobre conciliar diversas tarefas com o ensino remoto? Dentro dessa perspectiva, cada minuto importa! Por isso, é importante que a reunião seja pensada e realizada de maneira objetiva. 

O roteiro deve levar em consideração aspectos como:

  • A apresentação dos objetivos do encontro; 
  • Informes gerais, decisões e novidades da instituição; 
  • Ouvir as demandas e sugestões dos responsáveis; 
  • Debater os próximos passos da escola;
  • A percepção dos professores sobre suas turmas ao longo do período, etc.

#6 Tratando as particularidades 

O formato é online, mas a reunião ainda tem seu teor de seriedade e a sala virtual continua sendo compartilhada com todos. Por isso, a escola precisa ter a mesma postura que teria em uma reunião presencial: respeitar as particularidades. 

Determinados assuntos, como dificuldades individuais ocasionadas por timidez, problemas de socialização e aprendizado, motivação das notas baixas, comportamento inadequado e fatores similares devem ser tratados diretamente com os responsáveis. Nesse caso, o ideal é agendar uma videoconferência privada com os pais para tratar de questões relativas ao aluno e entender de que maneira a família pode contribuir para a evolução de cada caso. 

Vale lembrar que o artigo 232 da Lei 8.069 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê que nenhuma criança ou adolescente pode ser submetida à situações vexatórias ou de constrangimento. 

#7 Seja transparente!

Em momentos como a pandemia, é fato que muitas famílias levantarão questionamentos acerca do ensino e de como o aprendizado tem se desenvolvido à distância. Sendo assim, a escola precisa ter uma gestão alinhada entre os colaboradores e ser transparente com a comunidade escolar. 

É necessário apresentar às famílias o funcionamento das metodologias aplicadas durante o ensino remoto, quais são os métodos avaliativos e os objetivos pedagógicos. Por exemplo: o que pode parecer uma simples brincadeira para passar o tempo, na verdade é uma atividade lúdica que desenvolve habilidades psicomotoras – e é preciso que a família tenha esse entendimento para confiar no trabalho dos educadores.

Confira: Como as ferramentas da WPensar vão te ajudar em tempos de crise

E depois da reunião?

A escola precisa estar cada vez mais próxima das famílias, especialmente quando a distância física só permite interações virtuais. Por isso, algumas dicas podem ajudar a estreitar o contato: 

  • Atente-se aos casos que demandam o agendamento de reuniões individuais;
  • Faça uma pesquisa com formulário virtual para entender o que os pais acharam da reunião;
  • Questione às famílias o que elas acham que pode ser feito para melhorar o relacionamento durante as aulas online;
  • Documente as demandas, críticas e sugestões apresentadas pelos responsáveis durante a reunião virtual; 
  • Mostre-se presente, evidenciando os canais e horários para atendimento e fazendo o envio de novidades periódicas por meio da Agenda Digital.

Aproxime-se das famílias!

O ensino híbrido é a nova realidade, e a reunião de pais online é uma ótima oportunidade para traçar os planos de ação e aproximar a escola ou curso das famílias. Com a Agenda Digital WPensar, essa aproximação tem tudo para dar certo. Por meio dela é possível enviar comunicados, segmentar mensagens por turma, agendar e enviar lembretes de eventos, criar enquetes e muito mais. Conheça a Agenda Digital clicando aqui!

Clique e acesse: Demonstração Agenda digital

E na sua instituição: como têm acontecido as reuniões? Compartilhe conosco nos comentários e envie o artigo para um educador!