Reunião de pais efetiva na escola

Como fazer uma reunião de pais efetiva na sua instituição

160

A reunião de pais é um momento muito importante de contato entre os responsáveis e os educadores. Ela é fundamental para auxiliar o processo educacional, e é por meio desse encontro que os familiares e demais responsáveis ficam a par dos procedimentos que a escola adota para cumprir seu objetivo de educar. 

É também nesse momento em que pode-se ter acesso aos pais com facilidade para verificar a visão que eles têm da escola e abordar possíveis problemas individuais dos alunos. Além disso, também torna-se possível compreender melhor a realidade de cada família, algo importante para que a escola consiga manter a comunidade escolar próxima

Contudo, se o encontro não for planejado criteriosamente, tende a ser frustrante. Nesse sentido, é essencial haver um planejamento cuidadoso para ter uma reunião de pais efetiva e o tempo dos pais e professores ser bem aproveitado.

Continue a leitura e confira os passos necessários para uma reunião de pais efetiva!

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

Antes da reunião de pais

Uma reunião de pais efetiva deve ser planejada previamente para que todos saibam o que vai ser abordado. Dessa maneira, a equipe pedagógica poderá preparar uma apresentação clara e os pais poderão chegar na reunião com seus questionamentos e dúvidas prontos. Para planejar a reunião de pais, você pode se basear nos seguintes passos: 

  • Decida quais tópicos vão ser abordados, juntamente com os outros membros da equipe pedagógica.
  • Prepare um comunicado avisando previamente os pais sobre a reunião. Nele, deverá conter o dia, local, horário de início, previsão de término e a pauta principal do encontro.
  • Defina quais professores irão conduzir a reunião em cada sala. O ideal é que as turmas tenham a reunião apresentada por seus professores ou coordenadores.
  • Prepare as salas para acomodar os pais, com cadeiras suficientes para recebê-los. Deixe água e copos descartáveis disponíveis. 

Se poucas pessoas têm ido às reuniões, isso pode ser sinal de problemas de comunicação com os responsáveis. Nesse caso, você precisa elaborar estratégias para trabalhar a comunicação escolar e o engajamento das famílias

Leia também: Reunião pedagógica – Como elaborar pautas para os próximos encontros

Durante a reunião de pais

Depois de se certificar de que o espaço está preparado para receber os pais, garanta que todas as informações importantes sejam passadas com clareza e que os pais sintam-se à vontade para tirar dúvidas e fazer suas colocações. Veja algumas sugestões para a hora da reunião: 

  • Peça aos professores que permaneçam de pé ou sentados em uma cadeira em frente aos pais, nunca por trás de alguma mesa. 
  • Cada professor deve agradecer aos pais pela presença e apresentar os assuntos da pauta, que devem ser de interesse de todos – como problemas comportamentais de forma generalizada, sem citar nomes de alunos em público. 
  • Explique aos pais que a reunião abordará apenas temas gerais, para tratar assuntos individuais em particular.
  • Apresente os objetivos e projetos feitos no ano e os que ainda irão acontecer, o efeito de cada projeto para os alunos e as estratégias que serão utilizadas para contornar problemas e atingir metas. 
  • Deixe papel e caneta disponíveis para que os pais façam observações e sugestões que acharem relevantes com relação ao filho ou à escola. Assegure a eles que essas observações serão devidamente respondidas e por qual canal de comunicação gostariam de ser contatados. 
  • Entregue impressões de boletins e faltas dos alunos aos responsáveis. Caso utilize um Sistema de Gestão Escolar, disponibilize as notas com antecedência para que os pais tirem dúvidas na reunião. 
  • Em casos mais urgentes, entregue aos pais um comunicado para que passem na secretaria ao final da reunião a fim de agendar um horário com a coordenação. Deixe a agenda disponível para atendê-los com maior brevidade possível. 
  • No caso da educação infantil, é válido entregar trabalhos feitos pelos alunos ou mostrar vídeos curtos de projetos e atividades. Estes trabalhos devem ter o nome do aluno para que os pais consigam identificá-los.

Expor trabalhos feitos pelos alunos é uma ótima maneira de aumentar o engajamento dos responsáveis. Quer saber mais? Baixe gratuitamente o Guia de Engajamento para escolas!

Após a reunião de pais

Depois do encontro, é preciso continuar acompanhando os resultados para garantir que a reunião de pais tenha sido efetiva na escola. Nesse sentido, veja o que é preciso: 

  • Confira e responda as sugestões que os pais fizeram. 
  • Ouça as demandas dos pais e avalie as reações de cada um.
  • Dê prosseguimento às reuniões individuais que possam ser marcadas.
  • Anote o que foi dito na reunião individual para, em caso de novas reuniões individuais, todos ficarem inteirados sobre a conversa anterior.

Trace planos de ação junto aos responsáveis

As notas de todos os alunos devem ser de fácil acesso para você. No caso de notas baixas, é necessário ter uma explicação dos professores sobre elas, para que, na reunião individual com os pais, o motivo de tais notas possa ser esclarecido. Além disso, essa é a oportunidade para definir medidas com os pais para reverter os resultados negativos. 

Dessa forma, suas reuniões de pais serão eficazes, pois a escola transmitirá aos pais com eficiência e clareza o que espera deles e receberá retorno da cooperação dos mesmos no processo de aprendizagem dos estudantes.

Clique e acesse: Guia 10 dicas para aproximar os pais da escola

Gostou das dicas? Compartilhe com um educador e deixe seu comentário abaixo!