Recursos Educacionais Abertos

Recursos Educacionais Abertos: o que são e onde encontrá-los

32

Os últimos anos evidenciaram a necessidade de hibridização do ensino. Como resultado, os professores precisaram buscar por novos mecanismos para estimular os alunos e incrementar as aulas – sejam elas nos laboratórios da escola, ou de forma remota. Nesse sentido, surgem os Recursos Educacionais Abertos.

Conhecidos também como R.E.A, esses recursos auxiliam professores na busca por materiais gratuitos para suprirem suas necessidades pedagógicas. Contudo, muitos educadores desconhecem seu significado ou não sabem onde podem encontrá-los.

Preparamos este artigo para te ajudar a compreender o que são os Recursos Educacionais Abertos e onde os encontrar para utilizá-los no dia a dia. Continue a leitura e confira com a gente!  

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Como tornar a escola mais acolhedora por meio da inclusão escolar?

O que são Recursos Educacionais Abertos?

Os R.E.A são materiais educativos e culturais que estão licenciados de maneira aberta ou sob o domínio público para fins de pesquisa e estudos. Esses insumos digitais podem ser encontrados em diferentes formatos de mídia, por exemplo: textos, áudios, ebooks, vídeos, jogos, imagens e softwares.

Sendo assim, além da possibilidade de ensinar os alunos com o auxílio de conteúdos disponibilizados online sem nenhum custo, os professores e gestores ficam legalmente amparados para baixar, copiar, reutilizar e compartilhar estes arquivos sem quaisquer prejuízos relacionados aos direitos autorais dos criadores. 

Vídeo: O que são os Recursos Educacionais Abertos?
Leia também: Incentivo à leitura: como criar um projeto criativo?

Todos os conteúdos educativos da internet são R.E.A? 

A resposta é não! Quando falamos em procurar materiais para complementar as aulas, é preciso saber que nem tudo o que é gratuito na internet possui autorização para determinados fins, mesmo que sejam para usos educativos. 

De acordo com a Lei 9610/98, o autor (ou detentor dos direitos autorais) é o único proprietário das permissões de uso de um conteúdo. Portanto, cabe ao dono dos direitos decidir quando e como outras pessoas poderão, ou não, utilizar suas produções. 

Aqui no Brasil, e em outros lugares do mundo, já existe um modelo de gestão de direitos chamado Creative Commons (CC). Por meio dele, o autor pode optar em licenciar suas obras de maneira livre, concedendo abertamente alguns direitos para utilização da mesma. 

Essa organização criou seis diferentes tipos de licenças livres para que qualquer pessoa no mundo escolha como irá registrar o que produziu, sem precisar de assessoria jurídica. É aqui que começa a possibilidade de encontrar Recursos Educacionais Abertos.

Não deixe de conferir: Reunião de pais online – do planejamento à prática

A origem dos R.E.A:

O termo O.E.R (Open Educational Resources) entrou em pauta pela primeira vez em 2002 na Cidade de Paris, em um evento promovido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em português) conhecido como “Forum on The Impact Of Open Courseware for Higher Education Institutions in Developing Countries”. A partir de então, ganhou popularidade mundial – até chegarmos à sigla brasileira: R.E.A. 

O conceito dos Recursos Educacionais Abertos surgiu como potencial para transformar a educação, por conta da facilidade de uso dos conteúdos. Isso porque o intuito é dispensar a necessidade de pedir autorização aos criadores e detentores dos direitos autorais de cada um desses recursos. 

Veja mais: Dicas de leitura: 5 livros para professores descontraírem

Onde encontrar Recursos Educacionais Abertos para utilização:

  • Creative Commons Brasil – Permite buscas por diversos formatos de conteúdos com licença livre para uso. 
  • Escola Digital – Conta com um acervo digital aberto de diversas disciplinas.
  • Domínio Público – Obras que estão disponíveis para utilização de toda a sociedade.
  • Jamendo Music – Dispõe de um acervo musical isento de direitos comerciais.
  • Livrebooks – Permite encontrar milhares de livros gratuitos pelo próprio site.
  • REliA – Coleções de recursos educacionais com licenças abertas. 
  • Plataforma Anísio Texeira – Acervo educativo gratuito desenvolvido pela Secretaria de Educação da Bahia.
  • MEC RED – Plataforma de Recursos Educacionais Digitais do Ministério da Educação.
  • Projeto Participar – Softwares de apoio para o ensino de pessoas com necessidades intelectuais e autistas.

Dica extra:

Na busca avançada em plataformas de vídeo como Vimeo e Youtube, é possível selecionar em “licenças” ou “características”, respectivamente, as opções “CC” ou “Creative Commons”. Assim, é mais fácil encontrar conteúdos que podem auxiliar nas aulas online e reforçar o aprendizado dos alunos em casa. Não é o máximo? 

A educação deve ser democrática!

O conhecimento é universal. Por isso, é importante ser passado adiante sem dificuldades. É preciso contar com recursos educacionais abertos pois, além de gratuitos, são uma excelente maneira de diversificar o conteúdo e aguçar ainda mais a curiosidade dos estudantes.

O que achou do artigo? Já tinha ouvido falar sobre os R.E.A? Conta para a gente aqui nos comentários e até a próxima!