Letramento: Qual a importância desta etapa no desenvolvimento infantil

Letramento: qual a importância dessa etapa no desenvolvimento infantil

69

O letramento é um processo educacional que vai muito além da alfabetização. Letrar é um hábito que deve ser inserido no cotidiano da criança desde sempre. Essa atividade não se trata apenas de decorar palavras e letras – isso não torna a criança um indivíduo letrado. É necessário que ela consiga usar esta capacidade no seu dia a dia, interpretar o que se lê e se expressar de forma efetiva.

No processo de letramento, a criança passa por 7 fases diferentes até se adaptar à leitura e à escrita. É importante que ela chegue a esse momento preparada para aprender, evitando frustrações durante o processo de ensino-aprendizagem. Então, dê oportunidades para o desenvolvimento de cada uma dessas etapas. 

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

Existem 7 fases que a criança deve passar até estar apta a ler e escrever:

  • Icônica
  • Garatuja
  • Pré-silábica
  • Silábica sem valor sonoro
  • Silábica alfabética
  • Alfabética
  • Ortográfica

Todas elas são importantíssimas e colaboram para um desenvolvimento eficiente da criança. Quando essas etapas são puladas, a criança estará alfabetizada, mas com dificuldades de fazer o uso social da linguagem.

Quais são as diferenças entre letramento e alfabetização ?

O letramento é o processo em que o aluno desenvolve as capacidades de interpretação e o domínio da língua, não só a codificação e decodificação dos elementos que a compõe. Já a alfabetização diz respeito à memorização do alfabeto, reconhecimento das letras e ligação entre sílabas. 

As principais diferenças entre letramento e alfabetização são:

  • Capacidade de interpretação 
  • Capacitação para lidar com as demandas sociais 
  • Frequência do uso da leitura e escrita no cotidiano
  • Qualidade de domínio sobre a leitura e escrita

Como inovar nas atividades de alfabetização e letramento

O letramento não parte de uma simples memorização de letras e palavras, como vimos anteriormente. Ele deve ser um processo de ensino contextualizado, levando em consideração o cotidiano do aluno.

É muito importante que a criança, antes de tudo, tenha um contato encantador com a leitura e a escrita, para que ela entenda a importância dessas habilidades e saiba como usá-las na prática. Dessa forma, ela terá um fascínio muito maior pelo que está aprendendo e saberá aplicar estes conhecimentos.

O encantamento no letramento  afeta a criança de forma positiva por toda a vida, mas geralmente esse  processo de ensino é mecanizado, esvaziando de sentido e se tornando pouco atrativo.

Para fugir da mecanização na hora de iniciar o letramento:

  • Explore a curiosidade;
  • Respeite o tempo de cada um;
  • Não deposite informações sem criar um contexto;
  • Entenda e aproveite os conhecimentos prévios da criança;
  • Saiba passar o conhecimento de forma interativa;
  • Estimule a criança com mais perguntas do que respostas.

Leia mais: Incentivo à leitura – como criar um projeto criativo?

Projeto pedagógico de leitura

Uma das melhores maneiras de conseguir engajar os alunos é permitir que eles experimentem e façam as coisas sozinhos. Para incentivar o interesse pela leitura, nada melhor do que transformar seus alunos em autores de suas próprias histórias.

Você pode criar um projeto na sua escola com o intuito de fazer com que cada aluno escreva seu próprio livro ou ir em busca de projetos pedagógicos que auxiliem neste processo. Existem inúmeras formas de colocar isto em prática! O projeto SuperAutor,  por exemplo, é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita dos alunos

Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros.

Além disso, a escola não tem custo financeiro com o projeto e pode utilizá-lo para complementar as disciplinas. Imagina* os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo?

Para tornar ainda mais encantador, o resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!

SuperAutor - O projeto pedagógico gratuito que transforma crianças em autores de suas próprias histórias.

Gostou das dicas? Compartilhe este conteúdo com alguém apaixonado pela educação!