Projeto político pedagógico – o que é e como fazer o PPP escolar
O projeto político pedagógico, ou PPP escolar, é um documento fundamental para o planejamento e o acompanhamento das atividades de uma instituição de ensino. Entretanto, muitos gestores têm dúvidas sobre o assunto. Às vezes, não fica bem claro o que é o PPP escolar, o que ele deve conter ou como elaborá-lo.
Pensando nisso, elaboramos esse artigo com algumas dúvidas frequentes. Confira!
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O que é o projeto político pedagógico?
O PPP escolar é um documento que deve ser elaborado por cada instituição de ensino para orientar os trabalhos durante um ano letivo. O projeto político pedagógico precisa ter o caráter de um documento formal, mas também deve ser acessível a todos os integrantes da comunidade escolar. Ele determina, em linhas gerais, quais os grandes objetivos da escola, que competências ela deve desenvolver nos alunos e como pretende fazer isso.
É através do PPP escolar que cada instituição articula a maneira como os conteúdos serão ensinados, levando em consideração a realidade social, cultural e econômica do local onde está inserida. Desse modo, o projeto deve servir para atender às especificidades de cada escola e deve ser flexível, para atender às demandas de aprendizado específicas de cada aluno.
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Minha instituição precisa ter um projeto político pedagógico?
Toda instituição de ensino no Brasil precisa ter um PPP. Essa obrigatoriedade foi definida pela “Lei de Diretrizes e Bases”, de 1996. Antes mesmo da promulgação dessa lei já se discutia a necessidade de estabelecer uma gestão democrática da educação, para garantir que ela sirva à formação de cidadãos conscientes e autônomos. Assim, a ideia do projeto pedagógico foi incluída na constituição de 1988 e regulamentada alguns anos depois.
A ideia da obrigatoriedade deste documento é garantir a todos os integrantes da comunidade escolar a possibilidade de contribuir no processo educacional.
No futuro, a criação desses documentos e dos currículos de cada escola será orientada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que ainda não está em vigor.
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Quem deve elaborar o PPP escolar?
O projeto político pedagógico deve ser elaborado de maneira colaborativa. Assim, cabe a cada escola decidir o modo mais eficiente de incluir toda a comunidade no processo de criação do documento.
Há instituições que optam pela formação de um conselho que delibera sobre o PPP escolar. Outras, entretanto, optam pela realização de plenárias.
Não há uma fórmula exata: apenas é preciso dar voz a todos quando da elaboração do projeto.
Ainda assim, a organização desse trabalho cabe ao diretor escolar, que precisa:
- viabilizar o PPP de maneira democrática e eficiente
- estruturar a versão final do documento
- divulgar o PPP para a comunidade escolar
O que deve conter um projeto político pedagógico
Um PPP redigido adequadamente deve conter:
- uma visão geral sobre a escola
- suas particularidades
- o que ela pretende ser para seus alunos
- como pretende desenvolver o ensino
- ações objetivas para melhorar a instituição
Um documento completo deve conter:
1 – Identificação da escola
O documento deve começar, obviamente, identificando a escola ao qual se refere. O cabeçalho deve conter, então:
- nome da escola
- entidade mantenedora
- localização
- CNPJ e registro civil
Também devem constar os nomes:
- do diretor
- do coordenador pedagógico
- de outros membros da equipe responsável
2 – Missão
Aqui deve-se explicar quais são os princípios da instituição de ensino: o que acredita-se ser correto para educação e como é o aluno que se pretende formar. Vale citar a história da instituição, pois assim é possível criar uma referência para o trabalho que está sendo realizado.
Em linhas gerais, a escola aqui deve mostrar que pretende formar cidadãos conscientes e capacitados para atuar na realidade em que estão inseridos.
3 – Contexto das famílias dos estudantes
É preciso criar um panorama do público atendido pela escola, pois assim é possível orientar adequadamente os trabalhos que serão desenvolvidos. Para isso, os responsáveis pela elaboração do PPP escolar devem levantar informações sobre os alunos de duas maneiras:
- por meio das fichas de matrícula
- por meio da realização de pesquisas
Também devem ser acrescentadas as estatísticas socioeconômicas sobre a comunidade onde fica a escola. Esse tipo de informação costuma ser disponibilizada por órgãos públicos, secretarias e prefeituras, por exemplo. Nesse trecho cabe também definir a participação que se espera dessas famílias no processo educacional.
4 – Dados sobre a aprendizagem
Além de um panorama socioeconômico da comunidade escolar, também é necessário explicar como está o ensino na escola. Para isso, devem ser citados dados internos, como:
- número de alunos
- taxas de reprovação
- médias de notas
- comparações com estatísticas municipais ou regionais
5 – Recursos disponíveis
Nesta seção deve-se descrever os recursos com que a escola conta. Entra aqui uma descrição:
- da estrutura física da instituição
- do quadro de funcionários
- dos recursos tecnológicos disponíveis
A clareza nesse trecho é importante para que se tenha noção das potencialidades e limitações da escola, pois só assim é possível sugerir propostas realistas e viáveis.
6 – Diretrizes pedagógicas
Esta é a parte onde deve ser estabelecido o conteúdo e o método de ensino. Nesse trecho, é possível adequar os conteúdos de acordo com a cultura local, além de determinar o uso de tecnologias na educação, por exemplo.
É fundamental nesse processo a participação dos professores de cada disciplina, pois eles possuem conhecimentos específicos que podem ser de grande valia. Esse é um dos trechos mais importantes do projeto político pedagógico: é aqui que a escola exerce sua autonomia para elaborar o currículo.
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7 – Plano de ação
Todas as propostas de um projeto político pedagógico devem culminar em um plano de ação. Ou seja: o PPP escolar, além de definir estratégias, deve definir como implantá-las. Assim, esse trecho deve estabelecer atitudes objetivas a serem tomadas.
É importante que o texto não fique apenas no campo teórico. Vale descrever prazos, profissionais encarregados e recursos necessários. A partir de metas mensuráveis e realistas definidas aqui, é possível fazer um acompanhamento do PPP ao longo do ano.
Como elaborar o projeto político pedagógico da minha escola, então?
Em um primeiro momento, pode parecer difícil reunir tantas informações e deliberações necessárias para a criação de um projeto político pedagógico. Por isso, sugerimos que você pense a elaboração do documento na sua escola seguindo três etapas:
1ª fase: Diagnóstico
Para chegar a boas propostas é preciso conhecer muito bem a realidade em que uma instituição está inserida. Assim, a elaboração do PPP escolar deve começar por um diagnóstico: devem ser levantadas todas as informações, números e estatísticas relativas àquela escola.
A equipe responsável pelo projeto pode começar, por exemplo, contabilizando as informações das fichas dos alunos, ou pesquisando estatísticas oficiais.
2ª Fase: Que identidade a escola quer construir?
As informações obtidas no diagnóstico devem, então, ser apresentadas à comunidade escolar para que se abra o debate. A partir desse momento, é preciso definir de maneira ampla quais são as estratégias da escola para:
- Superar seus desafios
- Formar seus estudantes
- Transformar o contexto em que se insere
O debate precisa ser aberto e honesto, as contribuições de todos devem ser registradas para que se chegue a um consenso.
3ª fase: Como executar as ações definidas pelo coletivo?
Depois de deliberar sobre questões amplas, é preciso debater com os profissionais de cada área as maneiras específicas de se atingir os objetivos desejados. Essa é a hora de elaborar propostas objetivas, definir currículos das disciplinas e sugerir metas concretas.
É a partir dessas determinações que deve ser feito o acompanhamento periódico posteriormente.
E depois, o que deve ser feito com o projeto político pedagógico?
Depois de pronto, o PPP escolar deve ser disponibilizado para toda a comunidade escolar. É válido imprimi-lo e distribuí-lo, ou deixá-lo em fichário acessível a qualquer pessoa, por exemplo.
É preciso que todos tomem conhecimento do conteúdo do documento: só assim é possível que a comunidade se mantenha engajada com as propostas do projeto político pedagógico.
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Além disso, é necessário um acompanhamento permanente dos trabalhos realizados na escola, para ver se eles estão de acordo com o projeto elaborado e cumprindo as metas propostas. Essa avaliação constante deve ser feita nas reuniões pedagógicas, onde a equipe docente e os gestores discutem o andamento das atividades escolares.
Também não há uma fórmula para a realização dessa reunião: o importante é que ela se atenha ao cumprimento do que está proposto no PPP.
Elaborar o PPP é o primeiro passo. O próximo passo é planejar muito bem o ano letivo para alcançar as metas estabelecidas. Confira um artigo com dicas de como colocar o PPP em prática!
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