Podcasts para educadores

Os melhores podcasts para educadores ouvirem em 2021

45

Você costuma ouvir podcasts? Caso sua resposta seja “não”, é hora de conhecer as vantagens de acompanhar esse formato de áudio que se tornou uma poderosa ferramenta de comunicação e aprendizado. 

No setor educacional, os podcasts para educadores proporcionam uma ótima oportunidade de se manter informado sobre os mais diversos assuntos. Assim, o professor pode ampliar seu campo de visão para promover debates, atividades e reflexões em suas aulas – além de ficar por dentro das atualidades.

Nesse sentido, preparamos uma lista com os 18 melhores podcasts para educadores ouvirem em 2021. Confira! 

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

Mas afinal, o que é um podcast?

Em resumo, os podcasts são arquivos de áudio disponibilizados na internet. O formato de um podcast se assemelha muito com programas de rádio, mas é marcado por um relevante fator: a possibilidade de ser consumido quando, como e onde o ouvinte quiser.

Na academia. Em casa. No trânsito. Nos aplicativos de música do celular. No computador. No rádio do carro… São inúmeras possibilidades – e isso faz com que os podcasts se consolidem como uma flexível e poderosa ferramenta de aprendizado

Os assuntos variam entre podcasts – eles podem ser temáticos, trazer histórias únicas ou debates aprofundados sobre determinados assuntos. Essa variedade de conteúdos também pode ser muito útil para a construção e troca de saberes entre educadores.

Você pode gostar de ler: Recursos Educacionais Abertos: o que são e onde encontrá-los

Confira nossa seleção dos melhores podcasts para educadores ouvirem em 2021:

1 – Papo de Educador

Criado em 2015, o “Papo de Educador” é um site e podcast que tem o propósito de divulgar ideias novas, teorias e boas práticas na educação por meio da produção de conteúdos em áudio, vídeo e textos por especialistas no tema. 

2 – Educaramba

Iniciativa do Instituto Singularidades, o podcast “Educaramba” é um espaço aberto para diálogo, de professor para professor, com trocas de angústias, desafios, experiências e conquistas diárias na educação.

3 – Fala aí, professor! (Nova Escola)

O “Fala aí, professor” é uma série de podcasts que tem o objetivo de dar voz aos professores brasileiros e buscar, juntamente com especialistas, possíveis soluções para desafios enfrentados no dia a dia da educação pública. A série é realizada em parceria entre a Nova Escola, Fundação Lemann e o estúdio Central 3.

4 – TEDTalks Educação

Alguns dos maiores educadores, pesquisadores e líderes comunitários compartilham histórias e visões sobre educação no palco da TED Conferência, eventos TEDx e eventos parceiros em todo o mundo. No podcast TEDTalks Educação são apresentados temas como: saúde mental dos estudantes, realidade virtual e muito mais. 

5 – Arco43

O podcast Arco43 é produzido pela Editora do Brasil e é dedicado a todos os professores, educadores e gestores. O objetivo do programa é divulgar informações atualizadas, temas relevantes e tendências educacionais por meio da troca de ideias entre especialistas e formadores de opinião.

6 – Folha na Sala

Também produzido pela Folha de São Paulo, o “Folha na Sala” é pensado exclusivamente para professores. Apresentando assuntos educacionais, os debates trazem temas como evasão escolar, combate às desigualdades no ensino e dicas de saúde para professores, dentre outros.

7 – Metamorvozes

“Metamorvozes” é um podcast que tem como objetivo estimular reflexão em educadores a respeito de temas como formação continuada, educação infantil, avaliação de aprendizado, etc.

8 – Porvir

O Porvir possui uma série de podcasts voltados para discutir e apresentar inovações educacionais no Brasil. Desde 2012, a empresa mapeia e compartilha referências para aprimorar a qualidade da educação para os estudantes brasileiros.

9 – PodPROFS

O PodPROFS é o podcast do Programa de Formação de Professores da SOMOS Educação. Com os programas, os apresentadores buscam fomentar debates sobre educação, trazendo temas relevantes para educadores e abrindo espaço para novos pontos de vista.

10 – Historia Online

Criado e produzido pelos professores de História Daniel Pereira e Rodolfo Neves, o podcast fala sobre os principais assuntos relacionados à história do Brasil e do mundo, e atualidades. O formato se assemelha com aulas em áudio.

Leia mais: Dicas de leitura: 5 livros para professores descontraírem

[Bônus] Outros podcasts sobre cultura, informação e atualidades:

11 – O Assunto

Lançado em agosto de 2019, o podcast “O Assunto” é comandado diariamente pela jornalista Renata Lo Prete. A cada edição, o programa reúne um time de especialistas para analisar temas que se destacam nos noticiários do Brasil e do mundo. Em um ano de existência, O Assunto somava mais de 104 horas de episódios e 360 convidados.

12 – Café da Manhã (Folha de São Paulo)

Também lançado em 2019, o podcast Café da Manhã é uma iniciativa da Folha de São Paulo. O programa em áudio é publicado apenas no serviço de streaming Spotify e vai ao ar de segunda a sexta, sempre no começo do dia, a partir das 6h. Os temas apresentados são as pautas mais relevantes do dia, desde economia ao cotidiano – com abordagem leve e direta.

13 – 37 Graus

Fundado em 2018, 37 graus é um podcast apresentado pela jornalista Bia Guimarães e a bióloga Sarah Azoubel. Em tom de jornalismo literário, as apresentadoras rodam o país em busca de histórias diversas, que são narradas com leveza e referências científicas. 

14 – Alô, Ciência?

Formado por um grupo de estudantes, o “Alô, Ciência” é um projeto voltado para a divulgação científica. Nele, são discutidos temas que permeiam o mundo científico, sua importância, e como cada assunto influencia a sociedade.

15 – Durma com essa

Podcast de notícias do Nexo Jornal, o “Durma com essa” é para quem busca explicações práticas e interpretações sobre os principais fatos do Brasil e do mundo. De segunda a quinta, o programa traz as notícias mais instigantes do dia e pode ser consumido em diferentes plataformas de áudio na internet.

16 – Filosofia Pop

Composto pelo doutor em Filosofia Marcos Carvalho Lopes, o Engenheiro de Sistemas Murilo Ferraz e pela atriz Maria Elisa Silva, o “Filosofia Pop” visa divulgar a filosofia como parte da cultura, promovendo um diálogo com diferentes áreas de conhecimento. 

17 – Mamilos  

Apresentado por Juliana Wallauer e Cris Bartis desde 2014, o “Mamilos” é um podcast que tem o “jornalismo de peito aberto” como lema. Em edições semanais, o programa debate temas como economia, política, cultura, educação e ciência por meio de diferentes visões, a fim de promover reflexões nos ouvintes.

Para além disso, o Mamilos entrou na lista dos 10 podcasts mais consumidos em 2020 na retrospectiva Spotify e foi indicado na categoria “Podcast” dos prêmios MTV Millennial Awards Brasil e iBest.

18 – Vozes: histórias e reflexões 

Produzido pela CBN, o “Vozes: histórias e reflexões” é uma áudio série que tem a missão de promover reflexão e conectar pessoas às experiências umas das outras. De acordo com o programa, o objetivo é fazer o ouvinte sentir os diferentes pontos de vista sobre temas polêmicos e dramáticos em discussão na sociedade.

Confira também: Tecnologia na educação: veja como ela já é realidade nas escolas

Fique por dentro das atualidades com os podcasts para educadores!

Definitivamente, ouvir podcasts traz uma série de benefícios, como a gratuidade da maioria deles, a disponibilidade a qualquer momento e, certamente, o entretenimento. Com eles, os educadores têm em mãos a oportunidade de se aprofundar em diversos assuntos e promover novas reflexões nas aulas. 

Curtiu as nossas dicas de podcasts para educadores? Possui o hábito de escutar podcasts? Conte nos comentários e compartilhe o artigo com alguém que precisa ver isso!