Plano de aula – veja como elaborar um bom planejamento

83

Independentemente do método pedagógico que você adotar, fazer um plano de aula é fundamental para garantir o sucesso do ensino na sua instituição. Afinal, esse planejamento é fundamental tanto para professores quanto para os gestores, já que permite colocar em prática as diretrizes traçadas pela legislação e as especificações do projeto político e pedagógico da própria escola.

Não é difícil nem desagradável fazer um plano de aula. Pelo contrário: professores que sabem fazê-lo bem conseguem aproveitar esse planejamento como um instrumento para potencializar a didática e melhorar o desempenho dos alunos. Por isso, preparamos esse artigo com dicas importantes para a elaboração de um plano de aula. Acompanhe!

Conheça a Base Nacional Comum Curricular, nova diretriz para o ensino no Brasil

O que é um plano de aula

O plano de aula é um registro que o professor deve fazer, seja em um sistema ou em um documento específico. Esse registro deve descrever o que se planeja fazer nas aulas, que conteúdo se deseja transmitir, qual será a metodologia utilizada, o que se espera dos alunos ao fim de cada aula, como será a avaliação, entre outras questões que o professor julgue importantes citar.

Ao contrário do que muitos pensam, o plano de aula não limita a autonomia do professor. Ele é um guia que serve para orientar o que vai ser ensinado, para honrar com as bases curriculares e o projeto pedagógico da escola. Entretanto, o plano de aula deve ser flexível o suficiente para se adaptar a imprevistos que podem ocorrer durante o período letivo.

É importante que os planos de aula estejam alinhados com o projeto político e pedagógico da escola. Baixe o passo-a-passo para elaborar seu PPP!

Qual é a importância do plano de aula?

A existência de um plano de aula é muito importante para todos os membros da comunidade escolar. Por um lado, esse planejamento é fundamental para o professor, que saberá quais conteúdos abordar e que atividades propor.

O plano também serve para que o professor, já de antemão, saiba quanto tempo terá para dedicar a cada tópico e quais materiais ou recursos terá que solicitar à escola (por exemplo: se o professor precisar de uma sala de informática em determinado momento, é bom que já deixe este dia reservado com antecedência)

Do mesmo modo, o gestor escolar precisa receber um plano de aula para atender às demandas dos professores e acompanhar o trabalho dos mesmos, verificando se o planejamento está sendo cumprido na prática.

Alunos e responsáveis também se beneficiam quando o plano de aula é divulgado. Além de poderem se programar para as atividades e avaliações propostas, os estudantes e seus responsáveis também podem recorrer ao plano se for preciso questionar o andamento das aulas.

O que deve constar em um plano de aula?

  • Identificação: nome da disciplina, nome do professor, turma, data de início e de fim do curso, número de aulas, horário das aulas e outras informações que ajudem a contextualizar o plano de aula.
  • Duração da aula: a duração, em horas e minutos, de cada aula. Informação importante para o planejamento correto das atividades a serem realizadas.
  • Objetivos: o que se espera dos alunos naquela aula, que conhecimentos e habilidades devem ser adquiridos. Veja como incentivar a participação dos alunos.
  • Conteúdos: quais serão os tópicos abordados. Os  conteúdos são diretamente relacionados com os objetivos!
  • Fontes: que fontes de conteúdo serão abordadas. Citar textos, vídeos, sites, músicas e outras referências que se pretende utilizar em classe.
  • Desenvolvimento: como será desenvolvida a aula. Que tipo de didática será utilizada? Que dinâmicas serão propostas? Haverá atividades individuais ou em grupo? É preciso descrever um passo-a-passo do que deve ocorrer durante a aula.
  • Recursos necessários: materiais, recursos tecnológicos ou espaços que serão utilizados na aula. Importante para que se possa solicitar a compra de materiais ou a reserva de salas quando necessário.
  • Avaliação: que tipo de avaliação será cobrada nessa aula. Pode ser um simples questionário oral, uma tarefa para casa ou um pequeno teste, por exemplo.

Preciso fazer um planejamento aula a aula?

De certa maneira, sim. É preciso definir o que será ensinado e o que se espera dos alunos a cada aula. Entretanto, como sempre há imprevistos no decorrer do período letivo, o plano não precisa prender-se totalmente às datas, pois deve deixar margem para adaptações.

Uma boa maneira de controlar o andamento do plano de aula é registrar paralelamente o planejamento de cada encontro e o que de fato foi feito em cada aula. Assim é possível acompanhar se o processo de ensino está ocorrendo da maneira esperada e corrigir possíveis falhas do plano original.

Para isso você pode elaborar um documento com duas colunas, em que fiquem escritos lado a lado o planejamento e o conteúdo ministrado. Porém, um sistema de gestão escolar com controle de aulas, como o WPensar, oferece a possibilidade de fazer esse registro de maneira muito mais prática e organizada. Saiba mais!

Clique e acesse: Planilha Como elaborar um plano de aula?

Gostou de saber mais sobre o plano de aula? Compartilhe este artigo nas redes sociais e deixe seu comentário abaixo!