Planejamento Escolar

Planejamento escolar: saiba como preparar o próximo ano letivo

205

Fazer o planejamento escolar é um dos pontos essenciais para que a escola obtenha bons resultados no ensino. Sem planejamento, a equipe docente se dispersa: cada um realiza suas próprias atividades sem uma coordenação que integre esse trabalho aos objetivos pedagógicos da instituição. 

Além disso, é difícil atingir as metas e objetivos do ano quando não há um bom planejamento. Afinal, ele deve se desdobrar no calendário letivo, nos planos de aula e na organização das demais atividades previstas.

Pensando nisso, reunimos alguns passos importantes para que você possa fazer o planejamento escolar de acordo com os objetivos estabelecidos no Projeto Político Pedagógico (PPP), que deve ser considerado como ponto de partida para o planejamento do ano letivo.

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

O que é planejamento escolar?

O planejamento escolar é uma organização periódica das atividades de uma escola, por um semestre ou ano letivo. Esse plano deve ser elaborado por toda a equipe de gestão da escola, e deve ser registrado em um documento escrito. 

Além disso, o planejamento escolar também pode ser elaborado de maneira participativa, com a presença de outros integrantes da comunidade escolar (como alunos, responsáveis e funcionários). 

O planejamento escolar contempla questões burocráticas da escola, como o cumprimento de todas as normas da legislação e diretrizes pedagógicas. Por meio dele, os ciclos de avaliação serão estabelecidos – como as feiras de ciências, projetos sociais e outras atividades que servirão como parâmetro para a criação dos planos de aula. 

Veja também: Plano de aula para EAD: como reaproveitar o plano tradicional?

Como fazer o planejamento escolar?

Os passos fundamentais para fazer um planejamento parecem simples, mas são capazes de resumir integralmente a tarefa. Ao reunir sua equipe para a elaboração do planejamento escolar, pense nas seguintes etapas: 

  • Reunir os objetivos propostos para a equipe com base no PPP
  • Determinar as estratégias necessárias para alcançá-los 
  • Adequar as estratégias  ao dia a dia escolar

Do que eu preciso para colocá-lo em prática?

Após elaborar o planejamento, é necessário divulgar para a comunidade escolar o que foi decidido. Para que tudo siga de acordo com o planejado, você precisa tomar algumas medidas e garantir que todos tenham clareza do que deve ser feito. Também é preciso acompanhar de perto os trabalhos durante o período letivo. Veja o que é preciso: 

  • Explicar os objetivos de forma clara
  • Avaliar as situações em que os objetivos terão relevância 
  • Aplicar estratégias que se relacionem com os objetivos
  • Elaborar um plano de trabalho relacionado aos objetivos e estratégias
  • Avaliar os resultados

De que maneira gestor e coordenador devem agir durante o processo? 

Em resumo, ambos devem facilitar o trabalho da equipe de professores e dos demais funcionários, contribuindo com o processo do planejamento escolar. 

  • Compartilhe seu próprio planejamento com os professores para ajudá-los na reflexão e amadurecimento dos planejamentos individuais deles
  • Delegue funções durante todo o processo de criação e implantação, dando papel ativo aos professores no planejamento escolar
  • Acolha as propostas e, quando aceitas em consenso, facilite a concretização das mesmas
  • Dê continuidade diária ao planejamento, relembrando os objetivos constantemente 

Leia mais: 5 dicas para uma gestão de professores eficiente 

Veja um exemplo prático de planejamento da escola!

Para que todas as dicas não pareçam teóricas demais, elaboramos um exemplo prático de roteiro do planejamento da escola. É possível ver que esse planejamento está integrado ao cotidiano escolar e, portanto, leva à conquista de bons resultados de ensino.

Quando bem feito, o planejamento escolar sai do nível teórico para se fundamentar em atividades diárias. A grande diferença é que, a partir dele, essas atividades se tornam coesas e fundamentadas, fazendo com que sua organização fique de acordo com os objetivos da escola e se atrele ao Projeto Político Pedagógico

Quer saber mais? Confira: