Páscoa na escola: 7 atividades para o ensino remoto

Páscoa na escola: 7 atividades para trabalhar na sua instituição

353

A páscoa na escola é mais um dos temas festivos que as escolas trabalham durante o ano letivo. Com o tempo, as atividades ficam um pouco repetitivas e não escapam muito da caça aos ovos e das fantasias de coelho. Mas você já pensou em ressignificar esse momento e promover outros debates com seus alunos?

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

A data tem origem nas tradições judaicas e cristãs, e já passou por algumas releituras, o que levou a inserção de elementos de diversas culturas nas comemorações – como é o caso dos ovos de chocolate e dos coelhos. De qualquer modo, esse é um momento para falar de tradições, de afeto e de passagens.

É papel da escola resgatar os diversos significados da data e promover uma reflexão profunda e respeitosa. E para te ajudar com isso, selecionamos 7 atividades que você pode fazer na sua escola, seja presencialmente ou de forma híbrida com alunos de diversas idades. Confira! 

Páscoa na escola: 7 atividades

1 | Pintura de ovos

A atividade é clássica na páscoa, mas não perde seu potencial com os alunos da educação infantil. Aproveite as aulas de artes para propor a pintura e decoração de ovos de páscoa. Os critérios podem ser vários: materiais reciclados, elementos de diferentes culturas, materiais com diferentes texturas, pontilhismo, entre outros.

A simplicidade da tarefa não deixa de lado o desenvolvimento de habilidades motoras e artísticas, além da inserção da criança no universo da páscoa. Vale ressaltar que a atividade também pode ser feita durante o ensino remoto ou híbrido, basta compartilhar um arquivo para impressão, ou ainda, realizar  atividade usando alguma plataforma digital.

2 | A páscoa de cada família

Vamos sair do comum, construir narrativas e falar do diverso? Nessa atividade, a professora pode propor uma construção coletiva do significado da páscoa, contando com a participação das famílias. Inicialmente, prepare uma carta ou um comunicado instruindo as famílias para a ação. O objetivo dessa atividade é registrar o significado da páscoa para cada família e compartilhar com os colegas da turma.

Crie um formulário, de preferência online, com algumas perguntas como:

  • Vocês comemoram a páscoa em sua casa?
  • Qual o significado da páscoa para sua família?
  • Como vocês comemoram?
  • Qual a principal mensagem que a páscoa nos passa?

Com as respostas, faça uma apresentação e converse com os alunos sobre o tema, fale das diferentes perspectivas da data, mostre como é importante e interessante a diversidade de cada lar. É uma atividade de compartilhamento de experiências.

Caso algum aluno não comemore a páscoa, não se preocupe. A atividade busca exatamente apresentar o diverso e promover o respeito pelas individualidades.

Essa é mais uma atividade que também pode ser feita remotamente e que promove a inversão da sala de aula, dando ao aluno o protagonismo do processo de construção do conhecimento.

Saiba mais: A importância da relação entre família e escola para o desenvolvimento dos alunos

3 | Produção textual

Nas aulas de idiomas e linguagens, você pode incentivar a produção textual. Aproveite o tema da páscoa na escola, seus símbolos e mensagens e trabalhe a escrita com os alunos. Eles podem escrever poemas, contos ou crônicas e, ao final da atividade, apresentar suas produções para a turma.

A atividade incentiva a leitura e a escrita, promovendo o conhecimento de diferentes gêneros textuais, e compartilha das mensagens e reflexões da páscoa. Além disso, é outra atividade que pode ser feita tranquilamente no ensino remoto.

Continue aprendendo: 5 motivos para inserir a contação de histórias na escola

4 | A história da páscoa: livro colaborativo

Hora de inverter a sala de aula e colocar os alunos para pesquisarem e produzirem conhecimento. Nessa atividade, ideal para a aula de História, você vai dividir o tema em alguns tópicos e separar por alunos ou grupos de alunos. Cada aluno (ou grupo) deverá pesquisar um pouco sobre o tema e sintetizar as descobertas em um texto, incluindo imagens e vídeos. Em seguida, a turma discute e revisa cada conteúdo e finaliza a ação construindo um livro com todas as informações sobre a data festiva.

Dicas de tópicos:

  • Origem da páscoa
  • Origem dos ovos de chocolate
  • A páscoa no oriente
  • A páscoa no ocidente
  • Os símbolos da páscoa
  • Diferentes formas de comemoração
  • A páscoa de cada religião

Saiba mais: Os benefícios da aprendizagem colaborativa e suas formas de implementação

5 | Livro de receitas da páscoa

Construa um livro de receitas de páscoa. Cada aluno fica responsável por apresentar uma receita que a família sempre faz na páscoa. A professora fica responsável por juntar todas as receitas em um ebook, que poderá ser compartilhado com todas as famílias. A atividade é muito interessante porque promove a diversidade, fala sobre tradição e alimentação. As possibilidades são muitas!

Confira: 6 ideias para engajar as famílias com a sua escola

6 | Debates sobre consumo

A páscoa na escola pode ser um momento para debater e refletir sobre consumo consciente. Muitas datas festivas acabam ganhando grande relevância comercial, o que pode apagar o significado real e original da data. Além disso, trazer a questão do consumo para a sala de aula é muito importante no processo de formação das novas gerações.

7 | A páscoa das religiões

Como cada religião comemora a páscoa? Essa pode ser uma reflexão inicial para uma conversa e uma série de atividades muito ricas. Proponha que os alunos pesquisem as diferentes manifestações religiosas que comemoram a páscoa e busquem entender o significado da data para cada uma delas.

Faça uma aula interativa, onde os alunos compartilham os resultados de suas pesquisas, tornando tudo ainda mais interessante apresentando vídeos e fotografias. Essa atividade promove respeito às religiões, amplia os horizontes e enriquece a visão de mundo dos alunos.

Clique e acesse: Infográfico Tendências em educação

O que você está planejando para a páscoa na escola deste ano? Compartilhe suas ideias com a gente!