Metodologias de ensino que você deveria conhecer

Metodologias de ensino que você deveria conhecer

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Metodologias de ensino tradicionais fazem parte da formação da maioria das pessoas e é por isso que nós estamos habituados com provas, testes e notas numéricas, por exemplo.

A divisão de conteúdos em várias disciplinas, a formatação das salas de aula e a separação de alunos por séries são outros elementos que fazem parte de uma metodologia tradicional.

Mas o processo de ensino-aprendizagem não precisa ser sempre de um mesmo jeito. Testar e produzir novas metodologias de ensino é importante para que haja diversidade e novas produções de conhecimento.

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O que são metodologias de ensino?

A metodologia de ensino é a forma com que o conhecimento é produzido e está presente nas estratégias e ferramentas utilizadas por profissionais de educação nesse processo.

Compreendendo que existem diversas formas de produção e troca de conhecimentos, as escolas procuram aplicar novas estratégias ao processo de ensino-aprendizagem.

Nesse sentido, selecionamos algumas metodologias de ensino que vão te direcionar na escolha da que melhor se adéqua aos seus objetivos.

O primeiro passo, é claro, é entender a realidade da sua instituição de ensino, compreender os objetivos pedagógicos e de gestão e manter-se alinhado à BNCC.

Com isso em mente, veja quais metodologias de ensino mais se adequam as propostas educacionais da instituição, ao perfil dos alunos e alinhe a decisão com as famílias – ou convide-os para uma decisão conjunta.

Confira algumas delas:

1- Metodologia de ensino Construtivista

O construtivismo é uma metodologia baseada na obra do psicólogo suíço Jean Piaget. Ele propôs que o conhecimento é adquirido através da interação da criança com o ambiente em que ela vive.

Essa metodologia de ensino entende que o aluno é a peça central na aprendizagem. Por isso,  ele deve ser estimulado a conquistar independência, resolver problemas e elaborar hipóteses e perguntas.

Nesta metodologia:

  • O professor é um auxiliador
  • O aluno deve ser incentivado à ter suas próprias experiências
  • As salas de aula possuem menos alunos
  • As salas de aula são organizadas em círculo
  • Os alunos são incentivados a interagir uns com os outros

Além disso, no construtivismo as avaliações são diagnósticas, ou seja, são instrumentos para que o professor entenda os desafios e desenvolva ações para melhorar o aproveitamento dos alunos nas disciplinas.

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2- Metodologia de ensino Montessori

O método de ensino Montessori foi criado pela italiana Maria Montessori. Ele tem como pilares a valorização da autonomia do aluno dentro da escola e o respeito pelo tempo de desenvolvimento de cada criança ou jovem.

Em escolas montessorianas, os materiais didáticos ficam à disposição dos alunos, que podem escolher trabalhar temas que os interessem mais. Além disso, os estudantes também escolhem em que local desejam realizar suas atividades e por quanto tempo desejam se dedicar ao mesmo trabalho. É, também, uma metodologia muito afetiva.

Nesta metodologia:

  • O papel do professor é guiar e observar os estudantes
  • Os auxiliadores devem buscar entender as necessidades de cada criança
  • Os professores interferem apenas no necessário
  • As classes são formadas por alunos de diferentes idades para que haja troca de experiências
  • Os objetos da vida cotidiana, como copos e talheres,  são utilizados com fins pedagógicos

Nesse sentido, a corrente montessoriana também defende que educar significa muito mais que ensinar conteúdos prontos. Para os adeptos dessa pedagogia, a educação vai desde o desenvolvimento da segurança e da criatividade do aluno até o amadurecimento social, emocional e intelectual dele.

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3- Metodologia de ensino Waldorf

A metodologia de ensino Waldorf é uma abordagem desenvolvida pelo filósofo Rudolf Steiner. Ele acreditava que a educação deve permitir o desenvolvimento harmônico do aluno, estimulando nele a clareza do raciocínio, equilíbrio emocional e a proatividade.

O ensino deve contemplar aspectos físicos, emocionais e intelectuais do estudante. Por essas razões, a pedagogia Waldorf dá muito valor ao contato com à natureza, à prática de atividades físicas, à realização de trabalhos manuais (como o tricô, por exemplo)  e ao desenvolvimento das habilidades artísticas dos estudantes.

Nesta metodologia:

  • Os professores buscam usar ludicidade na hora de ensinar
  • Estimula-se a imaginação e da memória dos alunos
  • Os professores buscam evitar o estímulo excessivo ao pensamento abstrato
  • Os alunos têm um currículo individualizado, levando em conta o que eles precisam aprender em cada fase da vida
  • Cada classe tem um tutor responsável por todas as atividades, que acompanha a mesma turma durante sete anos.
  • Já no período correspondente ao Ensino Médio, as classes ganham professores especialistas, mas continuam com um tutor.
  • O ensino é dividido em ciclos de sete anos e não há repetência, para que as etapas de aprendizagem possam estar de acordo com o ritmo biológico próprio de cada idade.

Além disso, não há provas, as avaliações são baseadas nas atividades do dia-a-dia e resultam em boletins descritivos sobre o comportamento, a maturidade e o aproveitamento do aluno.

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4- Metodologia de ensino Pikler

Esta metodologia de ensino é mais focada na educação infantil. Ela foi desenvolvida pela médica húngara Emmi Pikler e acredita no desenvolvimento da criança em seu próprio ritmo, sem ser apressada pelos pais ou educadores.

Esta metodologia prega que não se deve forçar a criança a fazer aquilo que ela ainda não está preparada. Por exemplo,  pôr de pé o bebê que ainda não sabe andar ou pressionar a criança para que ela deixe de usar fraldas.

Nesta metodologia:

  • Acredita-se que forçar situações gera insegurança nas crianças
  • Entende-se que não respeitar o tempo de cada um compromete o desenvolvimento saudável
  • A construção da autonomia deve acontecer enquanto eles brincam livremente
  • Os brinquedos devem ser deixados à disposição da criança
  • Os adultos devem intervir o mínimo possível nas atividades delas.

Além disso, os momentos de cuidados com o bebê (troca de fraldas, banho e  alimentação, por exemplo) também devem ser aproveitados para conversar com a criança e explicar a ela o que está sendo feito. Assim, ela começa ter uma consciência sobre si própria e aprende a lidar com isso de maneira natural.

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5- Metodologia de ensino Freiriana

Esta metodologia foi desenvolvida inicialmente para a alfabetização, pelo pedagogo Paulo Freire. Seu princípio básico é a “pedagogia libertadora”, ou seja, a ideia de que cada indivíduo é agente da própria libertação à medida em que adquire conhecimento.

Além disso, as escolas que adotam a pedagogia criada por Paulo Freire tem como objetivo educar respeitando as condições socioculturais dos alunos e desenvolver neles um senso crítico.

Nesta metodologia:

  • O objetivo de educar é formar cidadãos livres
  • Busca-se formar cidadãos capazes de fazer questionamentos e agir para transformar o mundo
  • O papel do professor é escutar os alunos e buscar entender suas realidades
  • O professor é  incentivado a criar confiança nos alunos, para que eles produzam conhecimento

Para mais, no método freiriano as escolas costumam não usar a aplicação de provas para os estudantes, mas, ainda assim, em algumas escolas isso pode acontecer.

6- Metodologia de ensino Freinet

Muito conectada às necessidades das crianças da atualidade, essa metodologia foi desenvolvida por Célestin Freinet com o objetivo de dar mais autonomia para as crianças no processo de aprendizagem. Ela propõe colocar a criança no centro das atividades para construir o aprendizado em conjunto, com maior conexão com o mundo lá fora.

Com 4 segmentos – cooperação, afetividade, comunicação e documentação – o ensino se dá em um ambiente de construção de ideias coletivas, estreitando laços e acreditando na capacidade de cada indivíduo

Nesta metodologia:

  • É incentivada a experimentação nos alunos
  • O foco está nos trabalhos práticos e coletivos
  • Alunos e professores envolvem-se mais com a comunidade local e trocam conhecimento
  • Promove-se a formação cidadã participativa
  • Termos como competição, fracasso e ansiedade ficam de fora do processo
  • Diversas ferramentas e formas de expressão são utilizadas
  • Registre-se todo o andamento das etapa da aprendizagem em um “livro da vida”
  • O aluno é incentivado a criar com auxílio de ferramentas tecnológicas

7- Metodologias Ativas

Nesse conjunto de metodologias de ensino, o aluno se torna protagonista do processo de aprendizagem. Confira alguns exemplos:

Sala de aula invertida

Nesse modelo, a aluno participa ativamente da pesquisa e consumo dos conteúdos antes de chegar na escola, com o apoio de tecnologia, e a sala de aula se torna um espaço de discussão e debate desses assuntos. A construção de saber se dá de forma autônoma, num primeiro momento, e também coletiva, ao inserir os debates em sala de aula.

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Gamificação

Essa estratégia se ampara nas tecnologias e nos jogos para construir conhecimento. O uso de jogos aumentam a concentração e o aproveitamento dos alunos, além de motivá-los a estudar.

Ela pode ser aproveitada de forma lúdica e moderna, e também incentiva o trabalho coletivo. Assim, é possível deixar os conteúdos mais atrativos e os alunos mais engajados com o processo de aprendizagem.

Ensino híbrido

O ensino híbrido, conceito que voltou ao debate público junto a pandemia de covid-19, se baseia na integração entre o ensino presencial e o online. Ela permite o desenvolvimento de novas habilidades e o uso de ferramentas tecnológicas dentro e fora da sala de aula.

Dessa forma, o ensino-aprendizagem acontece em lugares e tempos diversos, de forma contínua e integrada, potencializando os papéis de alunos e professores.

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8- Metodologias de Ensino Inovadoras

Design thinking

Essa é uma abordagem para solucionar problemas, desenvolver ideias inovadoras e estimular a criatividade. com uso de dinâmicas de grupo, a proposta é dividida em algumas etapas para chegar a um conhecimento ou realização de um projeto: imersão, análise, ideação, prototipagem e testes.

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STEAM

A proposta STEAM trabalha a interdisciplinaridade das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática em cinco etapas: investigar, descobrir, conectar, criar e refletir. Ela valoriza a conexão dos conteúdos de todas as áreas do saber e potencializa a criatividade e a autonomia dos alunos.

Nesse contexto, a proposta também conta com o desenvolvimento de projetos, ancorados no uso de tecnologias e demais ferramentas que colaboram com cada etapa.

Já conhecia alguma dessas metodologias de ensino ou sua escola segue uma delas? Compartilhe com a gente nos comentários!