Dicas de leitura: 5 livros para professores descontraírem
Nem só de livro didático vive o professor! Pensando na potência da leitura para a formação das pessoas e entendendo que os educadores precisam de momentos de respiro, convidamos uma professora da nossa equipe para separar 5 livros para professores descontraírem.
Além de estimular a criatividade, a leitura expande o vocabulário e o conhecimento, impulsionando a imaginação. Para conhecer outras vantagens do hábito de ler e conferir as indicações, é só acompanhar o artigo. Aproveite!
Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Benefícios da leitura
Entre outras vantagens, a leitura nos permite:
- Aprender sobre assuntos diversos
- Conhecer novas narrativas
- Entender o mundo por outras perspectivas
- Estimular a criatividade
- Ter maior bagagem referencial
- Desenvolver a memória
- Aprender com mais facilidade
- Melhorar a oratória e a escrita
- Diminuir o estresse
- Aumentar o foco
Letramento: qual a importância dessa etapa no desenvolvimento infantil
Confira 5 livros para professores descontraírem:
1 – Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice)
de Jane Austen
O romance mostra a chegada do Sr. Bingley, um jovem solteiro e rico, a uma região rural fictícia da Inglaterra. Esse movimento gera muitas expectativas na família Bennet, principalmente na Sra. Bennet, que percebe uma oportunidade de um bom casamento para uma das suas cinco filhas – Jane, Elizabeth, Mary, Lydia e Kitty.
Entretanto, intrigas, ambição, orgulho e preconceito aparecem no enredo, colocando em risco o desejo da matriarca.
A história tem como personagem principal a jovem Elizabeth Bennet, que possui uma visão diferente e revolucionária sobre o matrimônio e a posição da mulher na sociedade, contrastando-se com o cenário familiar e com outras personagens da obra.
A autora retrata, criticamente, aspectos como:
- condição feminina
- classe social
- educação
- casamento
- valores morais da sociedade inglesa do início do século XIX
“Orgulho e Preconceito” foi publicado pela primeira vez em 1813, e é um livro de referência na literatura inglesa.
Metodologias de ensino que você deveria conhecer
2 – O pequeno príncipe (Le Petit Prince)
de Antoine de Saint-Exupéry
Publicado pela primeira vez em 1943, este é um clássico universal destinado a todas as idades.
Uma piloto cai com seu avião no deserto do Saara. Ao despertar do dia, o pedido inusitado de um desenho possibilita o nascimento de uma amizade entre um piloto e um homenzinho – o pequeno príncipe.
A partir desse encontro, conhecemos a história do encantador principezinho, que mora em um distante e pequeno planeta. Um dia, ele resolveu viajar pelo universo para novas experiências e aprendizagens.
Nessa trajetória, com uma linguagem metafórica e até poética, são apresentadas outras personagens, que simbolizam sentimentos e valores. A narrativa transmite lições importantes para reflexão no nosso dia a dia.
Incentivo à leitura: como criar um projeto criativo?
3 – Memórias Póstumas de Brás Cubas
de Machado de Assis
Nessa obra clássica da literatura brasileira, encontramos uma narrativa inusitada: Brás Cubas apresenta a história de sua vida após a morte, denominando-se como um defunto-autor.
Nesse contexto, suas memórias são ponto de partida para reviver momentos como o nascimento, a infância, os romances e as desilusões com as pessoas que cruzaram sua vida.
Publicado pela primeira vez em folhetim, no ano de 1880, esse romance realista é recheado de humor e uma clara visão pessimista da vida.
Como ajudar professores com dificuldades para lecionar
4 – A revolução dos bichos (Animal Farm)
de George Orwell
Na Granja do Solar, interior da Inglaterra, conhecemos o cotidiano de trabalhos forçados de alguns animais da fazenda. Cansados e insatisfeitos com essa situação, resolvem tomar a fazenda e expulsar os proprietários.
Mediante a “revolução dos bichos”, tem-se a expectativa de uma vida melhor, com harmonia, garantia de direitos e deveres igualitários. No entanto, essa façanha não se realiza da maneira desejada.
Durante o enredo, conhecemos a personalidade de cada animal, que possuem características humanas. Assim, atitudes extraordinárias das personagens revelam que as transformações não são tão fáceis quanto parecem.
Publicado em 1945, é um marco da literatura moderna e faz uma sátira sobre a Revolução Russa de 1917.
Como ajudar o professor a lidar com uma turma muito agitada
5 – As mentiras que os homens contam
de Luis Fernando Veríssimo
O livro de pequenas crônicas apresenta situações cotidianas, tendo sempre homens como personagens principais. São histórias bem humoradas, que relatam as mentiras e tentativas de enganar as mulheres. Nesse sentido, o contexto do dia a dia pode proporcionar ao leitor a sensação de já ter visto algo parecido em algum momento de sua vida.
Em contrapartida, temos a percepção das mulheres sobre as histórias. Mas será que elas realmente são enganadas pelos homens? As respostas são possíveis a partir da percepção de cada leitor.
Com a primeira tiragem em 2000, o livro possui linguagem simples, possibilitando uma leitura rápida e divertida.
Não pare por aqui…
Esses livros para professores descontraírem são uma pequena amostra de uma lista enorme! A rotina dos educadores é muito densa e o contato com livros acadêmicos e didáticos pode ser cansativo. Por isso, faça da leitura um hábito diário e veja os horizontes se abrindo – tudo no seu ritmo e a seu gosto.
Agora, queremos saber de você:
Já leu algum livro da lista? Tem o seu preferido? Compartilha com a gente nos comentários!