inclusão escolar

Como tornar a escola mais acolhedora por meio da inclusão escolar?

57

Até pouco tempo atrás, o ambiente escolar no Brasil era dividido entre a escola regular e a escola especial. Na última década, no entanto, as temáticas sobre inclusão tomaram conta do cenário educacional e deram lugar a um novo tipo de escola: a inclusiva

Neste modelo relativamente recente, todos os alunos são bem-vindos independentemente de possuírem necessidades específicas ou não. O objetivo, então, é oferecer apoio e recursos para aprendizagem aos mais diversos perfis de estudantes. 

Falar sobre este tema é lembrar de um esforço coletivo pela inclusão social e educacional daqueles que possuem algum tipo de deficiência ou alguma outra característica que faça parte da diversidade humana. Por isso, é importante perceber alguns tabus ainda existentes, que são capazes de perpetuar a segregação e inúmeros prejuízos ao desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes.  

A fim de compreendermos melhor algumas práticas para tornar a escola um lugar acolhedor, preparamos este artigo. Nele, iremos abordar princípios e técnicas para promover a inclusão escolar na sua escola ou curso. Vamos nessa? 

Em primeiro lugar, o que é inclusão escolar?

A inclusão escolar é promovida em instituições de ensino que recebem todos os alunos, levando em consideração e respeitando suas diferenças. Essa é uma perspectiva de ensino modernizada, que busca assegurar o direito à educação para todos os perfis de estudantes, partindo da igualdade de oportunidades e valorização da pluralidade humana. 

Na educação inclusiva, alunos com necessidades específicas, deficiências intelectuais, sensoriais ou físicas podem encontrar espaços de acolhimento e respeito. Portanto, é por meio dela que a escola pode identificar demandas e transformações necessárias para garantir o aprendizado de alunos que fazem parte destes perfis. 

Princípios da inclusão escolar: 

  1. Garantir acesso à educação para todas as pessoas;
  2. Viabilizar o aprendizado dos alunos sem exceção;
  3. Respeitar a individualidade no aprendizado dos estudantes; 
  4. Promover convivência e diversidade no ambiente escolar; 
  5. Entender que a educação inclusiva é um assunto que diz respeito a todos.

Metodologias de ensino que você deveria conhecer

Alguns benefícios da educação inclusiva:  

  • Aumenta a relação entre escola, professor e aluno;
  • Estimula a aprendizagem colaborativa;
  • Promove o respeito à diversidade humana; 
  • Faz com que o tempo de aprendizagem de cada um seja respeitado; 
  • Trabalha habilidades diversas;
  • Desenvolve potencialidades e a resolução de conflitos;
  • Prepara cidadãos para atuar socialmente.  

Confira também: Comunicação não-violenta para escolas

O que a escola pode fazer? 

A inclusão escolar é um tema delicado, que por muitas vezes é deixado de lado – principalmente no que diz respeito à formação continuada dos educadores. Nessa perspectiva, o primeiro passo é entender que a implementação deste modelo deve ser um esforço coletivo entre a comunidade escolar. 

1 | Invista em formação continuada para o time escolar

Em primeiro lugar, a equipe precisa estar preparada e engajada para fazer a diferença. Para isso, é necessário revisar o projeto político-pedagógico e inserir a pauta da inclusão escolar no dia a dia, levando em consideração que o conhecimento é a melhor forma de quebrar as barreiras que dificultam a inclusão. 

O educador precisa saber como lidar com cada estudante pois, ainda que a necessidade seja a mesma diagnosticamente falando, as vivências ainda assim serão diferentes umas das outras – para isso, o currículo precisa ser adaptado para promover debates sobre a inclusão.  

2 | Conheça os alunos 

Não importa a dificuldade, o aluno precisa sentir confiança no ambiente em que está inserido. Por isso, busque compreender quais são as demandas e desafios que a criança ou adolescente enfrenta para saber qual é o melhor direcionamento pedagógico, sem julgamentos ou limitações. Faça uma pesquisa detalhada sobre a realidade de cada aluno, converse com os pais e compreenda o contexto total da instituição e dos indivíduos que estão nela. 

5 dicas para manter o professor motivado em sala de aula

3 | Seja flexível

Cada aluno terá uma dificuldade diferente, que pode ser social e/ou cognitiva. É importante ter em mente que o planejamento pode não sair como o esperado e todo o contexto da aula mudar em cinco minutos. Para isso, o professor precisa ser flexível e aproveitar as oportunidades de ensino conforme surgirem. É necessário pensar em uma educação sem regras de produtividade e compreender que o conhecimento e a formação inclusivos ultrapassam essas barreiras. 

4 | Promova um espaço de acolhimento 

Crie um espaço que respeita e estimula a diversidade e a individualidade, promovendo a união e entendendo o tempo de aprendizagem de cada aluno. O ambiente de acolhimento inclusivo é uma questão afetuosa, que demanda um espaço físico adaptado, equipes qualificadas e investimentos contínuos em melhorias, aproximando as famílias e dizendo não ao preconceito.    

5 | Invista no diálogo 

É importante integrar a comunidade escolar em conversas sobre inclusão, diversidade, convívio, respeito e interação. Assim, será possível quebrar estigmas e preconceitos que podem surgir entre as famílias ou a equipe da instituição de ensino. Promova campanhas informativas e debates com a participação de todos! 

6 | Não dê espaço para o preconceito

A escola precisa ser assertiva no combate às mais diversas formas de preconceito. Uma gestão escolar eficiente precisa estar atenta ao que acontece na instituição. É fato que o bullying e a discriminação são fatores que afetam o desenvolvimento emocional e escolar e, por isso, a escola deve combatê-los.

Veja mais: Cyberbullying – o que é e motivos para combatê-lo

7 | Adapte a instituição

Além de adaptar o PPP, a escola precisa de uma infraestrutura preparada para receber os alunos. É preciso levar em consideração instalações adequadas, profissionais preparados para oferecer apoio aos alunos e promover ações voltadas para o convívio saudável nas imediações da escola ou curso.

8 | Estreite relacionamento com a família

Para muitos pais e responsáveis, a educação de alunos com necessidades específicas ou fatores socioemocionais é um desafio diário, e a preocupação com o atendimento na escola e o desenvolvimento do aluno é constante. O papel da escola, aqui, acima de tudo, é estar próxima aos pais – fazendo-os sentir confiança no trabalho desenvolvido pela gestão e garantindo o máximo acolhimento às demandas apresentadas por eles e pelos alunos. 

Continue aprendendo: A importância da relação entre família e escola para o desenvolvimento dos alunos 

9 | Atente-se às leis

Com o passar dos anos, o Governo Federal junto ao Ministério da Educação promulgou leis referentes ao acesso à educação e inclusão de pessoas com deficiências como, por exemplo, a Lei 13.146. 

Por meio da legislação, a escola terá maior direcionamento nas posturas que precisa adotar para estar alinhada com a lei e perspectivas para garantir a acessibilidade na escola. 

Leia mais: Como adaptar a sua escola para alunos com necessidades específicas

10 | Pense na tecnologia como sua amiga  

As metodologias de ensino evoluíram e a educação passou a contar com ferramentas tecnológicas. Com a educação inclusiva, não seria diferente. Em suma, é preciso buscar recursos para incluir os estudantes. Na internet, hoje, existe uma série de softwares gratuitos que podem ser utilizados pela escola para esta finalidade.

Saiba mais: Como promover uma educação inclusiva com tecnologia?

Clique e acesse: Guia Roteiro do Planejamento Político e Pedagógico

Incluir é o melhor caminho! 

Nos dias atuais, não deve haver espaço para o preconceito e afastamento de pessoas com deficiência. Portanto, dentro desse contexto, a escola tem papel primordial em promover a cidadania e o respeito às diferenças. 

Com isso, é preciso pensar em atitudes e formas de incluir os alunos diariamente para que a escola seja um ambiente acolhedor, formando alunos socioemocionalmente desenvolvidos e cidadãos conscientes! 

Gostou das nossas dicas? Ajude-nos partilhando o artigo com outros educadores e comente o que você tem feito para estimular a inclusão na sua instituição de ensino. Até a próxima!