Formação continuada para os professores

Por que promover formação continuada para os professores?

39

Para exercer o magistério, é preciso ser bem qualificado. Por isso, promover formação continuada para os professores é uma medida que se faz cada vez mais necessária nas instituições de ensino brasileiras. 

Aliada a este fato, também podemos destacar as novas perspectivas que a Base Nacional Comum Curricular e o Novo Ensino Médio apresentam, demandando profissionais que se qualificam com frequência. 

Evidentemente, a função exige nível superior. Contudo, nem sempre cursar uma faculdade é suficiente para dar conta das atuais necessidades dos estudantes das etapas da educação básica.

Isso porque as gerações mais jovens estão acostumadas com os meios digitais, e com as novas formas de consumir inúmeros tipos de conteúdos virtualmente. Sendo assim, o fluxo de ensino e aprendizagem também acaba sofrendo modificações

Além disso, as áreas de conhecimento estão em constante evolução e atualização de seus estudos. Portanto, a formação continuada é muito importante para manter o profissional em dia com sua área de conhecimento e com o mundo.

Nesse sentido, as escolas precisam se adequar a novas práticas pedagógicas, incentivando o aperfeiçoamento contínuo de seu corpo docente. Assim, será possível implementar com mais facilidade as competências e habilidades especificadas pela BNCC

Mas, como promover formação continuada para os professores? 

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

O que é formação continuada para os professores?

Com o objetivo de fazer os educadores adquirirem novos conhecimentos, a fim de otimizarem o exercício de suas atividades profissionais, o termo “formação continuada” foi citado pela primeira vez em 1996, durante a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). 

Por intermédio desta prática, o professor consegue se manter atualizado com as novidades relativas ao seu setor de atuação – como as tecnologias educacionais e as melhorias e atualizações nas metodologias de ensino

Assim, é possível aprimorar as habilidades dos educadores e agregar outros saberes aos já adquiridos ao longo da graduação. 

Dica de leitura: 5 livros para professores descontrairem

Qual a importância de capacitar professores de forma contínua?

Estimular o aprimoramento das habilidades dos educadores não é só uma maneira que a escola encontra para valorizar o profissional, mas também de desenvolver suas potencialidades enquanto agentes de formação

Do mesmo modo, investir na capacitação dos profissionais que compõem o quadro efetivo da instituição de ensino é trazer mais qualidade e impacto para o processo pedagógico da instituição. Esses fatores agregam positivamente a imagem da escola frente à comunidade onde está inserida. 

Leia também: Recursos Educacionais Abertos: o que são e onde encontrá-los

Algumas vantagens da formação continuada para os professores: 

Além dos benefícios citados no tópico anterior, é válido destacar que quando os educadores adquirem mais conhecimentos para sua bagagem profissional, fica ainda mais fácil engajar e transmitir conteúdos para os alunos. Muitos professores aproveitam a formação continuada para expandirem suas áreas de conhecimento e aplicar a transdisciplinaridade no ensino.

Um professor que domina o uso da tecnologia pode utilizá-la para trazer mais dinamicidade às suas aulas. Isso torna os estudantes mais participativos e interessados no conteúdo que está sendo apresentado. 

Dentre outras vantagens estão: 

1. Melhoria na qualidade dos conteúdos ensinados

Quando a instituição de ensino investe na qualificação profissional dos professores, os conteúdos ministrados em aula também sofrem melhorias. Dessa forma, os educadores somam novos conhecimentos para o preparo das aulas. 

Assim, é possível melhorar a qualidade do ensino na escola com novas temáticas, práticas pedagógicas e metodologias que contribuem para um aprendizado ainda mais rico por parte dos alunos.

Com a formação continuada, o professor está apto a extrair o melhor de suas turmas, promovendo resultados satisfatórios que refletem positivamente a imagem de uma instituição de ensino preocupada em proporcionar o melhor para sua comunidade.

A importância da relação entre escola e família para o desenvolvimento dos alunos

2. Planos de aula adequados às competências da BNCC

Independentemente do método pedagógico utilizado, fazer um bom plano de aulas é fundamental para garantir o sucesso em sua instituição de ensino. Afinal, este é um planejamento necessário tanto para professores quanto para gestores, já que permite colocar em prática as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e do Projeto Político Pedagógico da instituição.

No contexto da BNCC, a base irá compreender 10 principais competências que devem ser trabalhadas ao longo da formação acadêmica e pedagógica dos estudantes. Portanto, ter uma boa formação continuada é primordial para assumir uma nova postura. 

Isso fará com que o ensino não seja apenas expositivo, mas com que os professores sejam capazes de tornar os alunos protagonistas da própria aprendizagem por meio de técnicas modernas aliadas à tecnologia.

3. Estudantes cada vez mais engajados

Uma outra vantagem de promover a formação continuada para os professores é aumentar o engajamento e retenção dos estudantes da instituição, além da possibilidade de captar interessados pelos seus serviços

Com a formação contínua, os professores são capazes de compreender as demandas atuais de seus alunos, buscar falar a mesma linguagem e utilizar ferramentas adequadas à realidade deles – tornando possível aumentar o interesse em aprender os conteúdos. Assim, o educador torna-se mediador do conhecimento, incentivando mais autonomia por parte das crianças, jovens e adolescentes. 

Vale lembrar que uma equipe de professores preparada faz com que os responsáveis sintam confiança em matricular seus filhos, pois saberão que a escola se preocupa em ter os melhores profissionais para exercerem a função de ensinar.   

4. Profissionais motivados e atentos às novidades do setor

Capacitar os professores é uma estratégia para mantê-los motivados e cientes das novidades relacionadas ao setor educacional. Essa, por sua vez, é uma ação necessária para que o ambiente escolar esteja sempre saudável e eficiente. 

É importante que o professor esteja em constante aprendizado, repensando seus conhecimentos e descobrindo coisas novas sobre o próprio papel enquanto profissional. Esta medida é importante para motivar seus funcionários, fazendo com que ele se sinta útil e produtivo, e dando liberdade para que ele explore novas formas do saber. 

5 dicas para manter o professor motivado em sala de aula

5. Facilidade para identificar falhas de ensino e aprendizagem 

É preciso reconhecer os gargalos que podem ocasionar em erros e pontos de melhorias. Logo, a formação continuada é uma oportunidade para identificar o que precisa ser solucionado.

No caso dos estudantes, o aprendizado contínuo por parte do professor é capaz de fazê-lo enxergar com mais clareza o que gera problemas de empenho, de competências pessoais e dificuldades de aprendizado, por exemplo. Desse modo, você pode identificar esses fatores para ajustar o que for necessário e auxiliar os alunos de maneira efetiva.

Outro ponto importante ao  manter o professor atualizado é a possibilidade que ele encontra para colaborar com a revisão do currículo, escolha dos materiais didáticos mais atualizados e de qualidade, etc.

Como as instituições de ensino podem promover formação continuada para os professores?

Conte com profissionais que possuam alto conhecimento em temas atuais como o desenvolvimento das novas competências da BNCC, a aplicação da tecnologia no campo educacional e as questões relativas ao ensino híbrido. Assim, será possível implementar uma série de atividades como:

  • Workshops
  • Oficinas
  • Palestras
  • Cursos
  • Seminários
  • Congressos
  • Reuniões

A ideia da formação continuada não é sobrecarregar o professor com muitas atividades do tipo, mas de fato torná-lo capaz de facilitar e fazer do aluno protagonista do próprio ciclo de aprendizagem. A escola pode, por exemplo, fazer parcerias com instituições profissionalizantes a fim de conseguir descontos para cursos deste tipo.

Conclusão

É necessário encarar a formação continuada como uma medida essencial para a evolução dos educadores e da instituição, já que ela contribui para a otimização do trabalho escolar e cria um ambiente de reciclagem de conhecimentos e colaboração. 

Além disso, a BNCC também eleva a prática para uma formação de qualidade que assegure uma profissão para os estudantes, o pleno desenvolvimento e a expansão das habilidades e competências individuais.

Diante deste cenário, o professor deve buscar evoluir e contribuir em sua atividade profissional dentro da escola, fazendo com que os alunos desenvolvam as particularidades que o mercado profissional exige e, principalmente, para uma formação cidadã plena.

Clique e acesse: Guia Roteiro do Planejamento Político e Pedagógico

Gostou de saber mais sobre formação continuada para os professores? Compartilhe o artigo com um colega. Até a próxima!