Folclore na escola - atividades para o ano inteiro

Folclore na escola – atividades para o ano inteiro

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Quando você ouve a palavra “folclore” o que vem à sua mente? Mula sem cabeça, saci pererê, curupira e boitatá são bons exemplos, mas você sabia que o folclore abrange outras expressões além das lendas?

Entendendo a importância de valorizar a cultura nacional e todas as histórias e costumes que atravessam nossa formação, elaboramos esse artigo com uma série de informações sobre o que é folclore e como você pode trabalhar o tema na escola.

A primeira dica a gente já diz agora: não precisa falar só uma vez no ano! O folclore está em diversos elementos no dia a dia da nossa cultura, ampliando as possibilidades de atividades para sala de aula e nos permitindo dar a devida atenção ao tema.

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Antes de tudo, um breve resumo:

No Brasil, comemoramos o Dia do Folclore em 22 de agosto. A data, criada com o decreto nº 56.747, de agosto de 1965, tem o intuito de valorizar as manifestações folclóricas nacionais. Isso, porque o folclore é rico em informações da cultura popular brasileira e passeia por áreas como antropologia, história, artes, sociologia e mais.

O que é folclore?

O termo folclore vem do inglês “folk” (povo, popular) e “lore” (cultura, saber), termo de autoria do escritor inglês William John Thoms, e diz respeito às manifestações e vivências culturais típicas de um povo.

Para melhor compreender o assunto, alguns termos importantes são “tradição”, “geração” e “identidade”. Isso, porque folclore é uma tradição passada por gerações e que caracteriza a identidade de um povo

O folclore brasileiro, por exemplo, é resultado das culturas de diferentes povos indígenas, africanos e europeus – que foram e continuam sendo produzidas na vivência da população.

Isso quer dizer que, seja no campo ou na cidade, todos nós vivemos folclore de alguma forma. E, mais ainda: continuamos produzindo folclore. Por isso, muitos gostam de entender o tema como uma vivência que envolve afetos e que é produzida e reproduzida diariamente.

Resumindo, folclore é o conjunto de criações culturais de um povo, que refletem modos de sentir, pensar e agir, e são guiados pela tradição.

Estudar folclore significa aprender e debater sobre:

  • contos
  • lendas
  • comidas típicas
  • festas
  • sincretismo religioso
  • religiosidade popular
  • costumes
  • gestos
  • posturas
  • crendices
  • cantos
  • músicas
  • danças
  • brincadeiras

Características do folclore:

Uma das características mais interessantes do folclore é que ele trata do povo, da sabedoria do povo, atravessada pela coletividade e pela ancestralidade. Algumas outras características importantes são:

  • Transmissão oral
  • Popularização pelo povo
  • Surgimento de forma natural

Existem dois marcos que definem o que é folclore no Brasil: O primeiro, aprovado no I Congresso Brasileiro de Folclore (1951), realizado no Rio de Janeiro,

Constitui o fato folclórico a maneira de pensar, sentir e agir de um povo, preservada pela tradição popular e pela imitação, e que não seja diretamente influenciada pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam, ou à renovação e conservação do patrimônio científico humano, ou à fixação de uma orientação religiosa e filosófica

O segundo, no VIII Congresso Brasileiro do Folclore (1995), dessa vez em Salvador, reformula a definição para:

O folclore é o conjunto de criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade.

O que não é?

Inspirados por uma publicação do movimento FolcloreBR, reunimos algumas definições que ajudam a entender o que folclore NÃO é:

  • Sinônimo de mentira
  • Só uma série de lendas
  • Histórias assustadoras e macabras
  • Assunto muito infantil
  • Termo usado para diminuir culturas
  • Assunto exclusivamente brasileiro
  • Desligado de assuntos sociais e políticos
  • Criação de Monteiro Lobato
  • Irracional

A importância do folclore na escola

Entendendo que o folclore diz respeito às vivências de um povo, trabalhar o assunto na formação das pessoas é de extrema importância para a valorização dos saberes e culturas que formam nosso país. Dessa forma, estudando e conhecendo as diversas manifestações do folclore, passamos a entender nosso lugar por outros ângulos, atravessado por mais histórias.

Já faz tempo que educadores sinalizam a importância de fazermos uma leitura do Brasil para além da perspectiva européia. Nesse sentido, trabalhar conhecimentos, crenças, costumes e outras manifestações culturais locais nos abre caminhos para explorar as influências indígenas e africanas que têm papel fundamental na identidade, ou nas identidades, do nosso povo.

Além disso, o tema abre horizontes, apresenta outras formas e costumes, aumenta a bagagem cultural e referencial dos alunos e colabora para um olhar mais honesto com o nosso país, reconhecendo nosso passado e fortificando as diversas identidades culturais.

Falando em identidade nacional, confira o artigo: Consciência Negra nas escolas – atividades para o ano inteiro

Atividades sobre folclore

  • Inicialmente, apresente o folclore da sua região para os alunos. É muito importante que eles entendam que o folclore é vivo, está próximo e precisa ser valorizado;
  • Aos poucos, vá inserindo elementos do folclore de outras regiões do país, explique a diversidade e magnitude de nossa cultura;
  • Promova uma feira cultural com pratos típicos da sua região;
  • Apresente documentários que abordem manifestações culturais da sua região. Carnaval, Bumba Meu Boi, Festa Junina, Parintins, Oktoberfest são alguns exemplos. Procure também por documentários que falem sobre o espaço geográfico e a história da formação cultural de sua cidade ou estado;
  • Priorize autores nacionais e trabalhe temas ou manifestações folclóricas no projeto de leitura da sua instituição;
  • Tenha uma base curricular diversa, com livros e autores de todas as regiões;
  • Construa um dicionário de costumes e crendices da sua região;
  • Construa um dicionário de expressões populares;
  • Crie um projeto para mapear as atividades e manifestações culturais da sua cidade;
  • Apresente as danças típicas nas aulas de educação física;
  • Estude o sincretismo religioso presente na nossa formação;
  • Faça um livro com as receitas de família dos alunos da sua turma;
  • Faça parcerias e incentive a participação dos alunos na produção da cultura local, com coletivos e grupos artísticos de sua cidade;
  • Quando apresentar os mitos e lendas, procure contextualizá-los com a região e as culturas que os atravessam.

Não fale de folclore só no dia 22 de agosto!

A data é um marco importante para o folclore nacional, mas sua instituição de ensino não precisa resumir tamanha riqueza em um dia de atividades. Dessa forma, quanto mais plural e transdisciplinar for seu projeto pedagógico, mais potente será a formação dos seus alunos.

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