Como trazer o ensino híbrido efetivo para sua escola

Como trazer o ensino híbrido efetivo para sua escola

51

Sabemos que a geração atual de alunos é chamada de “nativos digitais”. Esse nome é dado devido ao fato de já terem nascido na era tecnológica, rodeados por aparelhos tecnológicos e internet. Ou seja, o ambiente digital e tecnológico é onde eles se sentem mais à vontade.

Isso faz com que prender a atenção dos alunos e tornar o aprendizado interessante seja cada vez mais difícil, o que se agravou ainda mais com a quarentena. 

Dessa necessidade, o ensino híbrido efetivo, a personalização e a tecnologia na educação ganharam um grande destaque neste ano. Mas com tantos caminhos possíveis, como aplicar o ensino híbrido efetivo na sua escola? 

Nesse artigo, traremos 5 dicas e indicaremos plataformas digitais para que você comece a aplicar o ensino híbrido efetivo na sua escola. Ficou curioso? Confere com a gente! 

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

Plataformas para aplicar ensino híbrido efetivo

Plataformas do Google

O Google disponibiliza diversas plataformas gratuitas que podem auxiliar muito na aplicação do ensino híbrido efetivo. É necessário apenas ter um gmail para usar e abusar de todas as seguintes funcionalidades:

  • Google Classroom: Um ótimo meio de comunicação com seus alunos, onde você associa todas as plataformas e consegue disponibilizar diferentes atividades para eles.
  • Google Earth: Um mapa global digital que permite viajar por todo o planeta Terra e ainda te enche de informações super interessantes sobre animais, arquiteturas, cultura e educação.
  • Jamboard: Um quadro interativo (ou não), que pode ser usado para criar mapas mentais, apresentações, desenhos e o que sua criatividade permitir!
  • Google Livros: Permite que você tenha acesso a diversos livros gratuitos e pagos, no modelo digital e os salve como favoritos, para reler sempre que quiser. 
  • Arts & Culture: Esse te leva pelo mundo para conhecer quadros famosos, museus internacionais, exposições culturais e muito mais.
  • Google Podcasts: Aqui você pesquisa podcasts na área de sua preferência e os disponibiliza no Google Classroom para os alunos.
  • Google Forms: Já pensou em criar um formulário super criativo que se adeque com algo que seus alunos gostem, colocando imagens, títulos e descrições que agucem a imaginação dos seus alunos e os faça responder felizes? No Forms isso é super possível.

Mas calma que não acabou por aqui, continua com a gente pra ver mais.

Plataformas Jovens Gênios

A Jovens Gênios desenvolveu duas plataformas de ensino híbrido para os anos finais do ensino fundamental: uma de aprendizagem e outra de avaliação.

Plataforma de Aprendizagem

Este é um recurso digital para ser usado entre alunos e professores como uma nova forma de aprender, mais divertida e individualizada.

E o legal é que a plataforma é gamificada, o que ajuda a engajar os alunos, pois eles fazem rodadas de quizzes, batalham entre eles, disputam as primeiras colocações no ranking, conquistam avatares e insígnias e evoluem constantemente.

Tudo com questões alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é um algoritmo usado pelo Enem para corrigir e dar nota às questões da prova.

A tecnologia por trás da plataforma permite que cada aluno possua sua própria trilha de aprendizado dentro dos temas abordados em aula, pois a inteligência artificial consegue oferecer conteúdos que se adaptam a necessidade de cada um, sejam aqueles com mais dificuldade ou aqueles com facilidade.

Além disso, professores, responsáveis e gestores escolares podem acompanhar o desempenho dos alunos, através de relatórios por aluno, turma e ano escolar.

Plataforma de Avaliação

É uma nova forma de avaliar os alunos, com mais precisão, correção automática, sistema anti-cola e relatório de domínio das habilidades da BNCC.

De uma forma simples e rápida, professores criam avaliações para seus alunos que podem ser aplicadas online, à distância ou presencialmente.

Dica de ouro: as duas plataformas estão liberadas para uso gratuito até final de 2020. Garanta seu acesso!

Miro

O Miro é uma plataforma digital que permite a atuação de professores, alunos e gestores na construção de projetos criativos, organizando suas ideias por meio de mapas mentais, diagramas e quadros de notas. 

Ele pode ser usado para aplicar aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em fenômenos, aulas invertidas, mapas mentais e tantas outras metodologias ativas que você pode adaptar. 

Redes sociais

As redes sociais também podem e devem ser grandes aliados ao ensino. Afinal de contas, é uma das coisas que mais prendem a atenção de nossos alunos atualmente. Então, porque não começar a ressignificá-las e, ao invés de proibir o seu acesso, usá-las no dia-a-dia escolar? Dá uma olhadinha nessa lista.

  • Tik-Tok: Você pode incentivar o uso para criação de vídeos curtos que expliquem e/ou exemplifiquem uma determinada matéria, por exemplo.
  • YouTube: O uso dele ficou famoso com as vídeo-aulas e lives, mas ele pode ser usado também para aplicação de uma aula invertida. Aqui, o microlearning é a chave para o sucesso.
  • Instagram: Aqui você também pode incentivar o uso para criação de vídeos, além de artes, textos curtos e pesquisas sobre páginas, vídeos, fotos e textos com a aula.
  • Facebook: Um meio de comunicação, que se usado da maneira correta, pode ser muito eficaz, por exemplo, utilizando ferramentas como “Meu Calendário” e “Eventos”, você pode recomendar algumas datas para lembrar aos alunos sobre as entregas de trabalhos.

Pergunte aos alunos seus gostos, pesquise o que está em alta nas redes sociais, o que prende a atenção deles e crie conteúdos baseados nisso. Pois, com um ambiente interessante que usa a linguagem deles para estudar, o interesse pelos assuntos abordados surgem naturalmente.

Mas quando devo utilizá-las?

Na produção de conteúdos de rápido compartilhamento, linguagem informal e dinâmicos. Ótima estratégia para manter a rotina e reativar os assuntos dentro do aprendizado continuado.

5 dicas de como implementar o ensino híbrido efetivo na escola

Se você ficou interessado em algumas dessas indicações mas ainda tem dúvida de como implementar, saiba que logo abaixo separamos algumas dicas de ouro, especialmente para você.

  1. Identifique na escola professores mais abertos ao uso de tecnologia e trabalhe junto a eles. A partir da experiência positiva deles, outros podem se inspirar a seguir o mesmo caminho;
  2. Invista na capacitação dos professores nas tecnologias digitais e metodologias ativas;
  3. Adapte a infraestrutura da escola, facilitando a entrada do ensino híbrido efetivo;
  4. Escolha o sistema mais adequado a sua realidade;
  5. Faça um planejamento pedagógico juntos aos professores, incluindo as atividades do ensino híbrido efetivo.
Metodologias Ativas de Aprendizagem - Jovens Gênios

E aí, o que achou dessas dicas e indicações? Está pronto para aplicar o ensino híbrido efetivo na sua escola hoje mesmo? Conta pra gente e compartilha o artigo com um gestor! 


Artigo escrito pela Jovens Gênios, empresa que oferece soluções tecnológicas para personalizar o ensino e aumentar o engajamento dos alunos.