Alunos de educação integral

Educação integral – Entenda quais são as vantagens e desafios

95

A discussão sobre a educação integral já é antiga, mas está longe de se esgotar. O ensino em tempo integral é ou não é vantajoso? Saiba mais sobre esse tema polêmico e relevante e entenda o que é e quais são as vantagens e desafios deste modelo de ensino!

O que é educação integral?

A expressão educação integral comumente leva ao pensamento de que se o aluno passa o dia inteiro na escola significa que ele necessariamente está tendo “educação integral”. O termo integral aqui refere-se ao desenvolvimento completo do aluno. Ele não está apenas atrelado ao tempo de permanência na escola, mas também a uma reorganização dos espaços de aprendizagem e dos conteúdos, incluindo no currículo atividades que auxiliam no desenvolvimento intelectual, físico, cultural e social do aluno.

Veja também como balancear os conteúdos de sala de aula com atividades extraclasse!

Vantagens da educação integral

Entre as vantagens da educação em tempo integral, destacam-se:

1) Melhoria no desempenho dos alunos

Nesse regime de ensino há períodos destinados para que o aluno estude para as provas e faça os trabalhos do dia, sempre com o apoio de profissionais. Isso pode levar à melhoria no desempenho do aluno.

2) Utilização do tempo ocioso

Muitas vezes o jovem que sai da escola e vai para casa não utiliza o seu tempo para atividades de culturais ou de estudo. Nas escolas com educação integral, há melhor aproveitamento desse tempo que seria ocioso, podendo afastá-lo, inclusive, do envolvimento com atividades que levem a problemas de risco social.

3) Contato com atividades de lazer, esportes e cultura

Nas escolas com educação em tempo integral há uma série de atividades recreativas, esportivas e culturais voltadas aos alunos que, de outro modo, talvez não tivessem acesso a elas e com a vantagem extra de que elas são pensadas pedagogicamente.

4) Melhoria na relação familiar

Muitas vezes, depois de um dia atribulado no trabalho, os pais chegam em casa e precisam conferir e ajudar os filhos a fazer seus deveres. Essas cobranças podem levar a conflitos e desgastar a relação familiar. Já quando o jovem já estudou e fez os deveres na escola, esse período poderá ser utilizado apenas para atividades mais prazerosas junto à família.

5) Desenvolvimento da autonomia

Na educação integral há desenvolvimento da autonomia dos jovens, que não dependerão apenas dos pais para estudarem e fazerem suas atividades escolares. O convívio frequente com outros jovens e adultos também colabora para o desenvolvimento de habilidades sociais.

Baixe o material: Infográfico Tendências em educação

Desafios da educação integral

Como vimos, a educação em tempo integral possui diversas vantagens. Agora, veremos alguns de seus principais desafios.

1) Novo papel dos pais

A educação integral valoriza a autonomia do aluno. Entretanto, alguns pais ressentem-se de participarem menos da rotina de seus filhos. É importante lembrar que a presença dos pais é fundamental para o desenvolvimento dos jovens. Por isso, é preciso encontrar outras formas de participar do dia a dia dos filhos já que a educação integral ocupa-se apenas de uma esfera de seu desenvolvimento. Os pais não devem pensar que a escola os substituirá.

2) Falta de um projeto pedagógico específico

O projeto pedagógico de uma escola com educação integral precisa ser muito bem definido para que o período estendido não seja maçante para o aluno, mas o auxilie em seu desenvolvimento completo enquanto cidadão.

Ao contrário do que diz o senso comum, passar mais tempo na escola não é sinônimo de educação integral. A educação em tempo integral precisa estar baseada em aprendizagens significativas que levem a uma educação de qualidade e que forme integralmente os jovens alunos.

3) Falta de estrutura de algumas escolas

Para que a educação integral funcione, é preciso que as escolas tenham estruturas físicas adequadas. Nesse tipo de proposta, as escolas precisam ter locais específicos para práticas esportivas, por exemplo. Assim, é preciso que a escola esteja bem adaptada para esse modelo antes de lançá-lo. É importante que os pais conheçam as instalações escolares antes de realizar a matrícula.

Baixe o material: Guia 10 dicas para aproximar os pais da escola

Você conhece mais alguma vantagem ou desafio da educação integral? Compartilhe conosco nos comentários!