Dia do professor: 5 dicas para o gestor escolar

Dia do professor: 5 dicas para o gestor escolar

27

O dia do professor representa todos os profissionais que dominam a arte de ensinar, instruir e educar. Essa profissão é essencial, tendo em vista que os professores são agentes de transformação social que viabilizam a formação de crianças e jovens para a construção de um mundo melhor. 

Possivelmente você guarda na memória a lembrança de algum professor; seja por ser um exemplo de conduta ética e profissional, ou até mesmo por carinho e pelo vínculo emocional que se criou ao longo do tempo. Essa relação que se constrói mostra a importância desses profissionais na nossa vida e o quanto esse contato pode nos afetar – de forma positiva ou negativa. 

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado 
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

Quando foi criado o dia do professor?

Desde 15 de outubro de 1827, comemora-se no Brasil o dia dos professores. A data é um marco na história, já que representa a criação dos cursos primários no país. Desde então, se estabeleceu algumas questões como: o salário dos professores, as matérias que os alunos deveriam aprender e até mesmo a forma que os professores deveriam ser contratados.

É LEI! 

Desde que Dom Pedro I estabeleceu o Decreto nº 52.682, o dia do professor é feriado nos calendários escolares para que o profissional possa aproveitar o dia da forma que preferir. Além disso, consta no decreto também que anualmente os estabelecimentos de ensino devem promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre em sala de aula. 

Qual é a importância do professor na sociedade? 

O que é ser professor?

Além do professor ser um dos primeiros contatos que uma criança tem, ele possui a função de promover pensamento crítico no aluno e levantar questionamentos importantes para possíveis debates sociais.

O papel do professor é mediar a transformação da informação em conhecimento para o aluno. Ser professor é promover o trabalho em equipe e estimular a capacidade de cooperação do aluno, para que desde já, esse aluno entenda o funcionamento da sociedade e comece a cooperar com a sua própria visão e valores.

Quais são os desafios que os professores enfrentam no Brasil? 

Muitos docentes encontram-se imersos em um ambiente de conflito e mal estruturado; o que agrava a situação é o fato de receberem pouco preparo para lidar com essas limitações do ensino. Além disso, desafios que também estão presentes são: a desvalorização da profissão, o trabalho excessivo e a baixa remuneração. 

Em tempos de pandemia é ainda mais importante ter um olhar sensível quanto aos professores, já que esses profissionais estão passando por um momento desafiador sem as aulas presenciais e sem o contato físico com os alunos.

Apesar de muitos deles conseguirem superar as barreiras do ensino a distância, há um número expressivo de profissionais da educação que adquiriram problemas relacionados à saúde mental; estresse, depressão e ansiedade. 

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo com dicas para que os gestores possam refletir sobre o assunto e desenvolver uma estrutura mais confortável para os professores em seus projetos educacionais. Continue a leitura!

Saiba mais:
Como ajudar o professor a lidar com uma turma muito agitada

Como o gestor escolar pode cooperar com o professor mediante aos desafios da educação? 

É fundamental que o gestor se conscientize sobre o cenário atual para promover mudanças efetivas aos professores. Por isso, selecionamos algumas ações que o gestor pode aplicar no dia a dia:

Tome decisões de forma coletiva   

É importante que as decisões sejam decididas coletivamente, pois isso afeta positivamente  o clima organizacional. Alinhar as questões educacionais com os professores é fundamental; os projetos fluem melhor com uma equipe engajada e que tem liberdade para expor suas opiniões.

Dê autonomia ao professor

O professor que tem autonomia para tomar decisões ao montar o plano de aula e em outros projetos educacionais consegue desempenhar suas funções de forma personalizada, de acordo com o ritmo da turma. O educador com autonomia identifica e prioriza as melhores atividades e os métodos de aprendizado mais viáveis para serem aplicados em cada turma.

Invista em tecnologia

A rotina dos professores envolve muita burocracia, como: os planos de aula, diários e fichas de avaliações – testes e provas. Pensar em soluções tecnológicas que digitalizam e automatizam é uma das melhores formas de solucionar esses problemas. Usar recursos como um sistema de gestão escolar integrado pode facilitar a rotina do professor e do gestor.  

Faça uma boa organização das turmas

A estruturação das turmas é um ponto fundamental para a qualidade do trabalho do professor. Quanto maior e mais agitada a turma, maior a propensão de estresse para o professor controlá-la, aumentando a dificuldade para ensinar o conteúdo.

Valorize sua equipe: proporcione melhores condições de trabalho

É importante oferecer salários compatíveis com o mercado de trabalho e valorizar a capacitação da equipe. Repensar a remuneração do professor para suprir a defasagem salarial que existe na profissão é fundamental para proporcionar um salário que esteja alinhado com as atividades executadas, dentro e fora da sala de aula. 

Conheça o Sistema de Gestão Escolar Integrado da WPensar para facilitar a sua rotina como Gestor  

O dia do professor é todo dia!

Ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário.

Paulo Freire

Clique e acesse: Kit Bem-estar do Professor

Gostou do conteúdo?
Compartilha com a gente o que você tem feito sobre o tema na sua instituição!