Dia das Mães na escola: dicas para o ensino remoto

Dia das Mães na escola: 4 atividades para a sua instituição

49

O Dia das Mães na escola é uma das datas comemorativas mais tradicionais das instituições de ensino. Nos últimos anos, entretanto, muitos educadores discutem algumas práticas que estão consolidadas nos calendários escolares, levando em consideração a particularidade de cada criança e de cada família.

O assunto é de importante reflexão e vale a pena se debruçar sobre ele – por isso, neste artigo, vamos refletir sobre o tema, pensar em conjunto uma escola que seja, de fato, para todos, e apresentar soluções para as comemorações que podem ser feitas tanto no presencial quanto de forma remota. Confira!

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

O Dia das Mães na escola

O Dia das Mães na escola é uma data importante para reforçar os vínculos entre a instituição e a família. A data, muitas vezes resumida a presentes e apresentações, é potente para falar do papel da maternidade na formação dos alunos – e esse não precisa ser um debate acadêmico.

Para além das ações, o que a escola precisa levar em consideração para trabalhar o Dia das Mães:

  • entender o real motivo da data
  • reconhecer e retribuir o afeto, o cuidado e o trabalho da criação de uma criança
  • compreender as diversas formas de família, promover o respeito e a diversidade
  • reforçar a importância da família no processo de ensino-aprendizagem e na parceria com a escola

Dia da Mulher nas escolas: como trabalhar a data de forma inspiradora

Questões da comemoração

Nos últimos anos, a comunidade escolar começou a refletir sobre a comemoração do Dia das Mães na escola por conta de alguns fatores. Não vamos dizer que “hoje as famílias são diferentes”, porque a diversidade na composição familiar sempre existiu. A questão é que hoje temos mais sensibilidade e espaço de visibilidade para compreender e debater a questão da diversidade na composição familiar.

Dessa forma, falar de Dia das Mães na escola é um tema delicado, porque caso não seja trabalhado com cuidado, o tema pode tocar em lugares sensíveis para muitas crianças e famílias que não fazem parte do dito modelo tradicional de família.

De toda forma, não podemos apagar o papel da maternidade e sua importância para a formação de qualquer indivíduo. Nesse sentido, o que a escola pode fazer é trabalhar sempre levando em consideração a inclusão e o respeito a todas as formas de família, abordando a maternidade sem vinculá-la exclusivamente à figura da mãe.

Isso não quer dizer que não se pode comemorar o Dia das Mães na escola. É possível encontrar ótimas soluções para essa situação, sem deixar de celebrar a maternidade, o cuidado e a importância da família, seja ela do formato que for.

Opinião – Quem educa: escola ou família?

Dia das Mães na escola: uma alternativa

Muitas escolas já pensaram em alternativas para esse debate. Levando em consideração a diversidade e as diferentes realidades das crianças – criadas por mãe solteira ou pai solteiro, criadas por avós ou tios, adotadas, órfãs, com duas mães ou dois pais – muitas escolas excluíram o Dia das Mães e o Dia dos Pais do calendário escolar e adotaram apenas o Dia da Família ou a Semana da Família.

A comemoração tem data oficial, 15 de maio, e consegue dar conta dos vários formatos de famílias, maternidades e paternidades. Dessa forma, ninguém fica de fora da comemoração e a essência não passa em branco.

Veja: Como trabalhar a educação midiática na escola

Dia das mães na escola: 4 atividades

  • Faça um vídeo comemorativo

Produza um vídeo com professores e todos os funcionários da instituição mandando uma mensagem especial para as mães e/ou famílias. Vocês podem escrever um texto bem especial, como se fosse uma carta e cada um grava uma parte do texto.

Outra opção é reunir mensagens individuais de cada profissional e fazer uma junção de todas elas. Aproveite para agradecer as mães pelas parceria durante o período de ensino remoto.

A execução é simples: cada membro do time grava sua parte do vídeo e uma pessoa fica responsável por fazer a edição final do material. A escola pode enviar individualmente, postar nas redes sociais ou encaminhar via agenda digital.

A importância da relação entre família e escola para o desenvolvimento dos alunos

  • Trabalhe a diversidade das famílias na sala de aula

Aproveite o momento para falar dos tipos de famílias. Escolha livros didáticos, episódios de desenho ou filmes que abordem a diversidade das composições familiares. Ressalte a importância da maternidade, do cuidado e de cada membro da família na vida de cada aluno. A aula pode ser lúdica, presencial ou não, e tem muito material disponível sobre o assunto na internet. Use a criatividade! 

6 ideias para engajar as famílias com a sua escola

  • Faça uma postagem nas redes sociais e na agenda digital

Produza um conteúdo em comemoração a data e publique nas redes sociais e na agenda digital da sua escola. Essa é uma maneira de mostrar que a instituição se lembrou das famílias e que se importa. Dessa forma, você mantém vínculo e contato.

Uma opção interessante é tirar capturas de tela das mães com os filhos durante as aulas e publicar um compilado das imagens, reforçando a importância delas para o processo de ensino, em especial no ensino remoto.

Como divulgar sua escola nas redes sociais

  • Café da manhã das famílias

Faça um evento online, por vídeo chamada e convide as famílias. No encontro homenageie as mães, fale sobre maternidade e ressalte a necessidade de parceria entre pais e escola. Você pode criar uma programação bem interativa, com uso de vídeos, apresentações dos professores, mensagem da escola e mais.

Clique e acesse: Guia 10 dicas para aproximar os pais da escola

O que você planejou para o Dia das Mães da sua escola esse ano? Conta para a gente nos comentários!