Dia das crianças na escola

Dia das crianças na escola – Como trabalhar a data

45

Dia 12 de outubro é feriado nacional por conta de uma data religiosa, mas é também nesse dia que se comemora o dia das crianças. Se sua escola ou curso atender a segmentos infantis, não pode deixar de comemorar a data, que é uma das mais importantes para os pequenos alunos.

Entretanto, é preciso pensar em uma maneira saudável de festejar, que equilibre as diversões com o propósito da escola. Mais do que isso, é preciso evitar o incentivo ao consumismo, tão comum em uma data em que se costuma presentear as crianças. Não se engane: uma comemoração simples mas divertida é suficiente para agradar seus alunos e garantir que eles saiam muito felizes da sua instituição. Veja algumas dicas para comemorar o dia das crianças!

Atenção ao consumismo no dia das crianças!

O dia das crianças é uma festa dominada por um aspecto comercial, que pode acabar levando ao excesso de consumo. Todavia, o consumismo é um hábito prejudicial tanto para a sociedade quanto para o indivíduo. Quando se trata de crianças, o problema é ainda maior, pois o excesso de consumo nessa fase da vida pode forjar maus hábitos.

Mas o que a escola tem a ver com isso? Na verdade, a instituição precisa se preocupar em não incentivar a ideologia consumista. Ou seja: ao abordar o dia das crianças, o foco não precisa estar nos presentes que os alunos desejam ganhar ou ganharam. Pelo contrário, é possível comemorar com brincadeiras simples – no pátio ou na quadra, por exemplo – que seus alunos vão adorar.

Veja como desenvolver a autonomia dos alunos da sua escola!

Deixe as crianças se divertirem!

As crianças adoram o dia delas! Deixe que elas aproveitem um pouco para brincar e aproveitar um momento tão importante. Já que o dia 12 de outubro é feriado, você pode sugerir uma comemoração na véspera, que com certeza deixará os pequenos alunos encantados. Ao contrário do que parece, é preciso trabalhar o engajamento dos alunos mesmo quando eles ainda são bem novos e uma comemoração de dia das crianças pode ser o momento perfeito para isso!

Use sua criatividade para propor algo divertido! Você pode organizar um piquenique na escola ou uma gincana, por exemplo. Também é possível desenvolver atividades sobre o dia das crianças ressaltando aspectos lúdicos da infância. Não é difícil propor uma comemoração que aumente o engajamento dos estudantes, basta pensar em algo que eles vão gostar!

Baixe o material: Guia Guia de engajamento para escolas

Comemore também com os pais

Porque não aproveitar o momento do dia das crianças para incluir pais e responsáveis na comemoração também? Da mesma maneira que a data pode ser utilizada para aumentar o engajamento dos alunos, também pode ser aproveitada para aproximar os pais da escola.

Você pode convidar as famílias dos alunos para a comemoração e deixar que pais, responsáveis e outros parentes se divirtam em uma grande festa, de onde todos com certeza sairão felizes e satisfeitos. O impacto no engajamento dos pais pode ser enorme, o que aproxima as famílias das escolas e possibilita uma melhora no processo de ensino. Além disso, sua escola aproveita para reforçar os laços com toda a comunidade e constrói uma imagem positiva da instituição.

Baixe o material: Guia 10 dicas para aproximar os pais da escola

Avise a todos sobre as comemorações do dia das crianças

Não adianta planejar suas atividades se ninguém souber que elas vão acontecer! É fundamental fazer uma boa divulgação, mandar convites e publicar nas redes sociais alguma coisa sobre o que você estiver organizando.

A melhor maneira de comunicar seus planos a todos é através de um aplicativo de agenda digital, em que você pode enviar mensagens para todos os alunos e responsáveis de uma vez e em apenas poucos cliques. Além disso, através do app você pode agendar um evento e receber a confirmação de presença dos convidados! Divulgue bem suas atividades de dia das crianças que com certeza a comemoração será um sucesso!

Conheça a agenda digital WPensar e melhore a comunicação na sua escola!