Como estimular a criatividade em sala de aula?

75

Graças a chuva de informações nas telas de seus celulares, crianças e jovens tendem a perder o foco com facilidade, sendo cada vez mais difícil prender a atenção do aluno. Conquistar o interesse do estudante pelo conteúdo é essencial para o bom andamento da aula, por isso é fundamental o estímulo à criatividade em sala de aula.

Além de contribuir no desenvolvimento de um senso criativo para solução de problemas e conflitos, que é importante não só para a vida escolar mas também para a vida pessoal e profissional, esse estímulo pode ser crucial para o aluno no seu processo de descoberta de gostos e habilidades.

Por isso separamos três passos para incitar o interesse e a criatividade dentro da sala de aula:

Aproxime-se da linguagem e do universo do aluno

É muito comum que estudantes tenham dificuldade de absorver um conteúdo por meio dos métodos tradicionais de ensino e avaliação. Proporcionar um ambiente flexível, instigante e mais próximo à realidade do aluno, pode ser o diferencial que ele precisa para entender de fato o conteúdo.

A essência da aula é a comunicação. Por isso, ter na manga alguns exemplos alternativos ou demonstrações práticas do tema apresentado pode significar uma compreensão melhor do aluno. Referências a conteúdos populares como músicas, filmes, séries, programas de tv, esportes e livros também são excelentes alternativas para auxiliar na explicação de um tema, assim como a utilização de imagens, vídeos e jogos.

Por exemplo:

  • Demonstrar uma estrutura química com palitos e bolinhas de isopor
  • Fazer análises de momentos históricos através de músicas, filmes ou artes da época
  • Usar cenas de séries como House ou Greys Anatomy para explicar uma aula de biologia
  • Músicas, frases ou memes que ajudam a lembrar fórmulas ou palavras chave
  • Propor aulas ao ar livre

Crie pontes entre o conteúdo da sala de aula e o mundo real

Quando se aprende sobre um assunto, debater sobre ele ajuda a fixar o conteúdo. O debate ainda possibilita novas maneiras de compreender o mesmo tema, porque a troca de argumentos mostra diferentes perspectivas que podem enriquecer o embasamento.

Traga nesses debates comparações entre a matéria e tópicos do dia-a-dia, que tirem o conteúdo da zona teórica e mostrem onde ele está presente no cotidiano. Isso faz com que o aluno entenda o impacto daquele conhecimento na sua vida e não leve só como conteúdo para decorar, escrever na prova e esquecer.

Tente temas como:

  • Comparação entre o momento político atual e períodos passados no Brasil
  • Importância da economia para o dia-a-dia
  • Avanços da tecnologia e seus impactos na sociedade
  • Diferenças e semelhanças entre Brasil Colônia e República

Incentive o aluno a expressar o que aprendeu

A pressão causada pela avaliação tradicional aplicada nas escolas pode minar o desempenho dos alunos, gerando ambientes de competição, frustração e conflitos. Um bom jeito de praticar o que se aprende em sala é propor exercícios diferentes, individuais ou em grupo, sem necessariamente o peso de uma avaliação em nota. Avaliar o desempenho do aluno de forma mais qualitativa que quantitativa cria um ambiente onde o medo de errar não afeta a capacidade de se expressar.

O aluno pode usar o conteúdo de estudo para produzir atividades como:

  • Parodiar músicas;
  • Ilustrar com artes plásticas ou cênicas;
  • Redigir textos;
  • Criar jogos

O desenvolvimento das atividades deve ser planejado entre professor e turma, respeitando o ritmo da aula e servindo como auxílio ao método de ensino. Veja algumas dicas para aumentar a qualidade do seu plano de aula.

O futuro será primordialmente dos criadores.

Softwares e máquinas automatizam cada vez mais os espaços de trabalho, por isso precisamos de cabeças criativas que pensem diferente e criem novas soluções para cada novo problema. A escola tem uma participação fundamental na formação dessas cabeças, e o professor tem um papel muito maior do que só ensinar o conteúdo da ementa. O método escolhido para dar sua aula pode inspirar ou desmotivar o aluno, por isso, conheça e entenda os pontos fortes e fracos de cada turma para trabalhar da melhor forma possível com cada uma.

Clique e inscreva-se no evento: Como será a escola do futuro (Eleva, Tamboro, Árvore)