Incentivo à leitura: como criar um projeto criativo?

Incentivo à leitura: como criar um projeto criativo?

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O incentivo à leitura nem sempre é uma tarefa fácil. Imagine o trabalho de selecionar livros interessantes, com uma boa temática, organizar projetos e atividades com as turmas e, no final, os alunos não participarem.

Essa situação é recorrente nas instituições de ensino. Para reverter esse quadro, a escola pode apresentar projetos que estimulem debates em formatos mais interativos.

O desafio é saber formatar essas atividades. Neste artigo, separamos os itens necessários para desenvolver um projeto de leitura e algumas ideias para dar uma cara nova às atividades e engajar os alunos.

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Por que incentivar a leitura?

Sabemos que a leitura colabora com o desenvolvimento mental, enriquece o vocabulário e estimula a criatividade. Também sabemos da importância da leitura para a interpretação de textos e para a reflexão crítica. Mas, ainda assim, lemos muito pouco.

No Brasil, segundo a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, 44% da população não tem o costume de ler. Os dados de 2016 informam que da parcela de leitores (56%), a média de leitura anual é de 4,96 livros.

A pesquisa aponta ainda que 67% das pessoas entrevistadas não tiveram incentivo à leitura durante suas trajetórias de vida e que, entre a parcela de não-leitores, a maioria afirma não ter tempo, preferir outra atividade ou não ter paciência para ler.

É um quadro desafiador! Mas essa realidade pode ser alterada com o desenvolvimento de  projetos de leitura. Por isso, listamos os principais tópicos para a elaboração de um projeto de leitura.

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Criando um projeto de incentivo à leitura:

Para desenvolver um bom projeto de incentivo à leitura é preciso responder perguntas básicas. A ideia é a produção de um documento que organize as etapas e ações necessárias para execução de todas as atividades. Veja os tópicos principais:

  • Justificativa – argumentos que defendam a importância da ideia, é nesse ponto que você vende o seu peixe;
  • Objetivos – com verbos no infinitivo, indica as metas do projeto, os resultados que pretende alcançar ao final;
  • Metodologia – é o passo a passo do projeto, quais serão os meios utilizados e quais atividades serão desenvolvidas;
  • Recursos humanos e materiais – recursos necessários, quantas e quais pessoas estarão envolvidas, materiais e infraestrutura necessários para as atividades;
  • Cronograma – descrição das etapas de produção e realização do projeto. É importante observar se a atividade coincide com algum horário de aula para agendar a reposição;
  • Referências bibliográficas – bibliografia utilizada para elaboração do projeto e livros que serão utilizados durante as ações.

Com o modelo nas mãos, faça uma reunião com a equipe pedagógica, professores e bibliotecários para assinalar os objetivos e os temas propostos no plano de gestão do ano corrente. Em seguida, anote todas as ideias, autores, títulos e atividades. Conecte os tópicos, pense e repense as possibilidades e defina o projeto.

Para te inspirar a desenvolver uma ação bem criativa, fizemos uma seleção de ideias que podem ser adaptadas à realidade da sua escola. Confira:

Dicas para incentivar a leitura

Reunimos a seguir algumas dicas de como inovar sua escola com projetos de incentivo à leitura e como apresentar o mundo dos livros por meio de novas experiências.

Círculo de leitura

Essa atividade é comum em diversas instituições e bibliotecas. O círculo de leitura permite encontros recorrentes, com trocas entre alunos, professores e familiares. A atividade pode ter um calendário que delimite o tempo para a realização da leitura – em sala de aula ou em casa –  e os encontros presenciais para debate.

Uma variável da atividade é o circulo de contação de histórias, mais utilizado com turmas de educação infantil.

Você pode tematizar a roda de leitura. Confira alguns temas:

Leitura dinâmica e participativa

O poder lúdico dos livros é enorme! Dentro de sala ou durante o no projeto de leitura, a interação pode ser dinâmica e desenvolver o livro para além das páginas. Alguns exemplos são a leitura participativa, onde cada pessoa lê uma página ou as falas de uma personagem específica, e a leitura teatral, com o uso de fantasias.

Produção textual

Esta técnica é muito utilizada para gerar reflexão, desenvolver a interpretação e a capacidade de escrita dos alunos. Os alunos podem ser desafiados a escrever diferentes finais para o livro, ou ainda a produzir poesias com os elementos que mais chamaram atenção no texto. A possibilidade de criação aqui é enorme e pode resultar em uma exposição.

Confira: Dia nacional do livro – Como aproveitar a data para incentivar a leitura

“Como eu percebo o livro

Nesta atividade, o objetivo é produzir desenhos ou colagens que representam cenários ou o visual das personagens.

Cada aluno pode fazer sua ilustração em casa e a cada trecho do livro os desenhos são apresentados para toda a turma. Na exibição dos desenhos, a professora pode estimular os alunos a falar dos motivos que os levaram a retratar um local ou personagem de uma forma e não de outra.

O projeto gera reflexão sobre as possibilidades de observação, pontos de vista e imaginação de uma história.

“Esse livro é filme!

A sétima arte já adaptou diversas obras literárias para as telonas. Que tal usar este gancho como estratégia para motivar os alunos? O livro a ser trabalhado em sala pode ser contraposto com sua adaptação para o cinema.

Após a leitura, o filme pode ser exibido, seguido de um debate sobre a diferença de linguagens. Proponha uma reflexão sobre a tradução do livro para o audiovisual, levantando debates sobre as mudanças que isso causou na história, sobre a fisionomia das personagens e características do cenário – comparando o imaginário com a adaptação fílmica.

A turma pode trazer outros exemplos e dar sequência para outras adaptações. As possibilidades são múltiplas: sagas adolescentes, clássicos da literatura nacional, filmes que viraram livros…

História além das páginas

E que tal dar sequência ao projeto anterior invertendo a lógica? Os alunos podem adaptar os livros escolhidos pela escola para uma peça de teatro ou para um trailer de filme. O projeto é ideal para turmas de adolescentes!

A atividade motiva os alunos a adquirirem a prática da leitura, interage com a presença do audiovisual no dia a dia das novas gerações e desenvolve reflexões sobre linguagem, além de trabalhar a temática do livro proposto.

Ao final, o resultado pode ser apresentado em um show de talentos ou ainda em um evento que conte com a presença dos responsáveis e das outras turmas da escola.

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Inspire-se em alguns projetos de incentivo à leitura!

No Brasil, diversos projetos estão sendo desenvolvidos com o objetivo de promover o acesso a leitura. A Plataforma Pró-Livro é uma ferramenta digital destinada à mapear ações de fomento à leitura realizadas no país. Além disso, eles listam diversos projetos que vão de bibliotecas comunitária à blogs que buscam disseminar a paixão pelos livros. No site deles, você encontra várias inspirações e pode cadastrar o projeto da sua instituição.

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Aproveite o início do ano para colocar um projeto de leitura no calendário de atividades da escola!

Sua instituição já tem um projeto de leitura? Compartilhe com a gente nos comentários!