Competências e habilidades da BNCC

Competências e habilidades da BNCC: entenda de uma vez!

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Com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o trabalho das instituições de ensino brasileiras é normatizado e direcionado. Por meio do documento elaborado pelo Ministério da Educação, as escolas podem fomentar uma cultura de igualdade no sistema de ensino do país. 

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, a Base irá compreender algumas competências e habilidades que devem ser estimuladas ao longo da formação acadêmica e pedagógica dos estudantes. 

Nesse sentido, é preciso que os gestores e educadores saibam o que de fato essas habilidades e competências significam, e a importância de trabalhá-las na escola. Continue a leitura e saiba mais! 

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O que são habilidades e competências? 

Habilidades, substantivo feminino, dizem respeito a uma característica daquele ou aquela que é hábil. As habilidades têm a ver com a aplicação prática de um conhecimento adquirido, seja por meio de um treinamento, um curso ou alguma experiência de vida.

Portanto, habilidades são construídas com esforço, sejam elas as habilidades cognitivas, interpessoais ou técnicas. 

As competências, outro substantivo feminino, tratam da capacidade de fazer algo. Competências são formadas pela união das habilidades e dos conhecimentos, possibilitando que os indivíduos de fato trabalhem em algo.  Uma competência envolve a aptidão de compreender demandas e mobilizar os recursos disponíveis

Uma pessoa habilidosa, não necessariamente é uma pessoa competente. Por isso, é preciso fazer com que estes dois pilares caminhem juntos. Vamos a um exemplo prático para elucidar as explicações:

Pense em um professor que tenha boa oratória e um relacionamento saudável com a turma, mas que não consegue preparar as avaliações para os estudantes. Este indivíduo pode ser considerado um educador habilidoso, mas não o mais competente para exercer sua função. Percebe a diferença? 

As 10 competências gerais da BNCC e como desenvolvê-las:

1. Conhecimento

Fomentar pesquisas a respeito dos conteúdos para que os alunos compreendam os diferentes cenários apresentados.

2. Pensamento científico, crítico e criativo

Promover debates sobre o que os estudantes acham sobre determinados temas.

3. Repertório cultural

Valorizar as manifestações artísticas e compartilhar expressões de arte, (como a Música Popular Brasileira) com os alunos.

4. Comunicação

Utilizar diferentes tipos de linguagens para se expressar, partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos. 

5. Cultura digital

Explorar as diferentes tecnologias nos processos de composição artística, como a fotografia e a música.

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6. Trabalho e projeto de vida

Considerar saberes e vivências, apropriando-se de conhecimentos que possibilitem entender as relações do mundo de trabalho e alinhar as escolhas individuais ao projeto de vida do estudante com liberdade e responsabilidade.  

7. Argumentação

Estimular a formulação de ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência ambiental, o consumo responsável, a ética e os direitos humanos.

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8. Autoconhecimento e autocuidado

Apreciar e cuidar da saúde física, mental e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo as próprias emoções e as dos outros com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 

9. Empatia e cooperação

Promover o diálogo, a cooperação e a resolução de conflitos respeitando o outro, valorizando a diversidade de saberes, identidades, culturas e potencialidades sem preconceitos.

10. Responsabilidade e autonomia

Agir com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

A mobilização de conceitos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho

BNCC sobre Competências

As 3 habilidades previstas pela BNCC:

As nossas habilidades são a prova daquilo que somos capazes de fazer e estão sempre associadas a alguns verbos de ação, como veremos à frente.

Logo, alguns feitos dos alunos no contexto educacional são exemplos de habilidades desenvolvidas.  Por exemplo: ler, interpretar textos, realizar operações matemáticas, solucionar problemas, compreender conteúdos, etc. 

1. Identificação

A categoria de habilidades mais simples se relaciona ao reconhecimento e à reprodução de fatos, textos, imagens, etc. Os verbos relacionados à identificação são: observar, reconhecer, indicar, representar, apontar, identificar e localizar. Um exemplo de identificação é reconhecer um formato geométrico na aula. 

2. Transformação

Ao observar e compreender fatos, o aluno começa a fazer operações mentais que envolvem a transformação dos dados interpretados. Os verbos desta categoria são: ordenar, medir, calcular, compor, decompor, classificar, seriar e conservar. Solucionar uma operação matemática com base nos números que aprendeu é um exemplo de transformação. 

3. Compreensão

A compreensão envolve ações mais complexas por demandar raciocínio para resolver problemas, compreender cenários complexos, formular proposições e conclusões. Os verbos atrelados à compreensão são: avaliar, analisar, julgar, criticar, explicar, argumentar, justificar e concluir. Podemos exemplificar a compreensão com resumos feitos pelos alunos com o que interpretaram de um filme ou texto.

As habilidades expressam aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas ao estudante.

As habilidades e competências nas etapas da Educação Básica:

Quando falamos no desenvolvimento das habilidades e das competências, é preciso levar em consideração que estes fatores irão se relacionar e se desdobrar na tratativa pedagógica proposta para cada uma das etapas da educação básica. Sendo assim, educação infantil e ensino fundamental terão propostas de desenvolvimento distintas descritas pela BNCC

Educação Infantil

Na primeira etapa da educação básica, de acordo com os eixos que estruturam a educação infantil (interações e brincadeira), devem ser assegurados 6 direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver. São eles:

  • Conviver
  • Brincar
  • Participar
  • Explorar
  • Expressar
  • Conhecer-se

Esta etapa não prevê áreas específicas de conhecimento. Portanto, a BNCC abordará as habilidades como campos de experiência:

  • O eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Todos os objetos de aprendizagem e desenvolvimento para as diferentes idades na educação infantil podem ser conferidos em detalhes entre as páginas 40 e 52 da Base Nacional Comum Curricular

Ensino Fundamental

Na BNCC, as competências gerais do Ensino Fundamental contam com a distribuição de 5 áreas de conhecimento, que dão origem às competências específicas de cada área:

  • Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Inglesa)
  • Matemática
  • Ciências da natureza
  • Ciências humanas (Geografia e História)
  • Ensino religioso

Nesse sentido, cada disciplina contará com uma descrição diferente de habilidades e competências.

Você encontra detalhes das competências específicas e habilidades hierarquizadas por disciplina entre as páginas 59 a 461.

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A importância de trabalhar competências e habilidades na escola

A tecnologia evoluiu, e isso fez com que cada vez mais pessoas estivessem conectadas à internet. Produzir e consumir diferentes tipos de conteúdos e informações nunca foi tão acessível.

Diante disso, a escola precisa assumir uma nova postura para que o ensino não seja apenas expositivo. Assim, o papel da instituição será tornar os alunos protagonistas de seus próprios processos de ensino e aprendizagem, fazendo com que  busquem ativamente por conhecimentos de todas as áreas. 

Trabalhar as competências e habilidades nas instituições de ensino é uma forma de preparar os alunos para enfrentarem situações reais de suas próprias vidas. Assim, tornando-os capazes de pensar em resoluções reais para seus próprios problemas e vivências. 

Além disso, o estímulo às habilidades e competências também é uma maneira de prepará-los para vestibulares como o Enem, que já são pautados nestes dois pilares. Dessa maneira, o aluno não só estará apto a realizar a prova, como terá uma influência maior para escolher sua carreira com sabedoria e responsabilidade

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