O que é BNCC e como adequar sua escola?

O que é e como adequar as instituições à BNCC em 2021?

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Desde que a necessidade de uma base nacional comum para a Educação Básica brasileira foi mencionada pela primeira vez em 1996, que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem sendo pauta de importantes discussões acerca dos rumos da educação no país. 

Esse debate ganhou ainda mais força nos últimos anos com a homologação do documento da base pelo Ministério da Educação (MEC) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, em 2017, e, em 2018, para o Ensino Médio.

Desde então, gestores escolares estão correndo contra o tempo para adequar as instituições à BNCC, fazer adaptações no material didático e realizar formações com o corpo docente, a fim de prepará-lo para as mudanças. 

Neste artigo, você vai entender o que é e como adequar as instituições à BNCC, com direito aos principais pontos de atenção, que vão ajudá-lo a implementar as diretrizes ao longo de 2021. Vamos juntos?

Quais são os objetivos da BNCC para as escolas?

As diretrizes da base foram influenciadas pela inserção cada vez maior da tecnologia no dia a dia dos alunos, acelerada em 2020 pela pandemia da Covid-19, pelas mudanças no campo profissional e, também, pela necessidade de trabalhar diversas competências no currículo, que vêm para ajudar os estudantes a lidar com os desafios do futuro e a desenvolver seus projetos de vida

As competências da BNCC visam apresentar, portanto, uma proposta de ensino mais justa, investindo no desenvolvimento físico, social e cultural do aluno.

Além disso, habilidades cognitivas e socioemocionais também são estimuladas, elevando o protagonismo dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, o padrão de ensino das escolas.  

Ainda que as escolas do Ensino Básico não precisem se adequar totalmente às mudanças da BNCC até 2022, que é quando as primeiras turmas do Novo Ensino Médio se formam, já está mais do que na hora de elas dominarem o tema com maestria, compreendendo todas as mudanças e benefícios da nova base curricular. 

O que é a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento elaborado pelo MEC, com o objetivo de normatizar as instituições de ensino públicas ou privadas, da Educação Infantil ao Ensino Médio.     

O intuito da BNCC é oferecer mais igualdade ao sistema de ensino brasileiro, por meio da abordagem de temas contemporâneos, transversais e integradores no currículo escolar.

Esses temas compõem as competências, habilidades e aprendizagens essenciais da base, cujo foco está em promover a aprendizagem de todos os estudantes, de forma democrática e inclusiva. 

Trazer coerência às avaliações, currículo, materiais didáticos, bem como à formação do corpo docente, é um dos pilares da base, que busca proporcionar mais qualidade à Educação Básica.

Vale ressaltar que a BNCC não deve ser vista pelas escolas como um currículo, mas como um documento norteador das equipes pedagógicas na elaboração dos currículos.   

Nesse sentido, os materiais didáticos das escolas precisaram passar por modificações para se ajustarem às diretrizes do documento, a fim de estimular o pensamento crítico dos alunos e, ao mesmo tempo, agregar a utilização da tecnologia ao planejamento das aulas, tornando o aluno protagonista de seu aprendizado.  

Conheça as competências da BNCC

De acordo com o MECcompetência é: 

“[…] a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.” 

Dessa forma, o documento da base orienta que, ao longo da Educação Básica, os alunos devem desenvolver suas dez competências gerais, que pretendem assegurar, como resultado do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, uma formação humana integral.  

Os títulos das competências gerais da BNCC fornecem pistas do que se espera do trabalho da escola e dos valores, conhecimentos, habilidades e atitudes procuradas. 

As 10 competências gerais da BNCC são: 

  • Conhecimento; 
  • Pensamento científico, crítico e criativo; 
  • Repertório cultural; 
  • Comunicação; 
  • Cultura digital; 
  • Trabalho e projeto de vida; 
  • Argumentação; 
  • Autoconhecimento e autocuidado; 
  • Empatia e cooperação; 
  • Responsabilidade e cidadania.  

Além das competências gerais, a BNCC determina algumas competências específicas, que, segundo o documento, “possibilitam a articulação horizontal entre as áreas, perpassando todos os componentes curriculares, e também a articulação vertical, ou seja, a progressão entre o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e o Ensino Fundamental – Anos Finais e a continuidade das experiências dos alunos, considerando suas especificidades”. 

O desenvolvimento das competências específicas é garantido por meio de cada componente curricular, que apresenta um conjunto de habilidades.  

No Ensino Médio, a base se divide em áreas do conhecimento, com a finalidade de integrar dois ou mais componentes (disciplinas) do currículo.  

As áreas do conhecimento definidas na BNCC para o Ensino Médio são:  

  • Linguagens e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa); 
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia); 
  • Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química); 
  • Matemática. 

Agora que você já sabe o que é a BNCC e como ela funciona, vamos entender melhor como adequar as instituições à BNCC em 2021. 

Como adequar as instituições à BNCC em 2021?

Em 2021, mantenedores escolares, gestores e professores poderão enfrentar alguns desafios na adaptação de suas atividades às diretrizes da BNCC, sobretudo, com relação ao Novo Ensino Médio.  

Por conta da pandemia, que implicou na paralisação das atividades presenciais nas escolas e trouxe lacunas de aprendizado aos alunos, o Conselho Nacional de Educação (CNE) homologou medida que permite mesclar os anos letivos de 2020 com 2021, possibilitando que estudantes do 3º ano do Ensino Médio tenham um ano suplementar. Essa medida também estende a aplicação do ensino remoto em escolas públicas e privadas até dezembro de 2021. 

Embora tenha sido homologada recentemente, a medida não é obrigatória. Para esse ano, o CNE recomenda que as atividades presenciais nas escolas sejam retomadas gradualmente e determina que a decisão da retomada do ensino presencial seja de escolha da família, em acordo com a escola, e em conformidade com os protocolos e decretos do governo e municípios, referentes à pandemia. 

Diante desse cenário, realizar um bom planejamento de aulas para 2021, priorizando o uso de ferramentas tecnológicas e boas práticas escolares para adequar as instituições à BNCC, é fundamental.  

Nesse sentido, destacamos quatro pontos de atenção

Tecnologia

Uma das premissas fundamentais para adequar as escolas à BNCC em 2021 é a utilização da tecnologia na rotina de sala de aula. Porém, é importante estar atento, pois a instituição precisa basear a escolha de ferramentas tecnológicas que serão utilizadas no que o aluno deve receber em termos de conteúdo.  

O planejamento de aulas, seja para atividades presenciais ou on-line, deverá contemplar o uso de tecnologias, que é uma das habilidades da BNCC que os alunos precisam desenvolver para enfrentar os desafios da vida. 

Comunicação com a família e professores

Engajar pessoas que possuem papel essencial para implementação da BNCC em 2021, como os pais e alunos, por exemplo, é indispensável.

Dessa forma, a instituição precisa investir na construção de uma relação saudável entre escola e família, para assegurar um ensino mais qualificado, acessível e alinhado às diretrizes da base. 

Abrir espaços de discussão entre os professores também é fundamental para que eles se sintam ainda mais engajados com as transformações impostas pela BNCC. Portanto, investir na formação continuada dos docentes é imprescindível. Sem o engajamento de todos os agentes escolares no processo, adequar as instituições à BNCC será ainda mais desafiador. 

Material didático

A escolha do material didático elaborado em cima das diretrizes da base é de suma importância para adequar as instituições à BNCC.   

Servindo de apoio ao professor na condução das aulas, o material didático alinhado à BNCC direciona o aprendizado do aluno aos conceitos propostos pelo documento, considerando as competências, habilidades e aprendizagens essenciais à sua formação integral.

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio representa outra mudança significativa na Educação Básica, prevista para 2021, uma vez que propõe uma reforma na grade curricular para a 1ª, 2ª e 3ª séries do segmento.  

Entre as principais mudanças, está o aumento da carga horária, que estava regulamentada em 800 horas anuais e deve ser ampliada progressivamente para 1,4 mil horas anuais, onde as escolas passarão a oferecer o Ensino Médio em tempo integral. Com essa expansão, a expectativa é que professores e alunos tenham mais tempo para desenvolver as aprendizagens necessárias.  

Dessa forma, entender a fundo a nova proposta para o Ensino Médio e adaptar os planejamentos de aulas para 2021 em conformidade com as normatizações são aspectos que precisam ser vistos com seriedade pelas escolas.  

Como o SAS pode ajudar com a BNCC em 2021?

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