O que é BNCC, como funciona e como implementá-la?

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 5 min de leitura

Desde que a necessidade de uma base nacional comum para a Educação Básica brasileira foi mencionada pela primeira vez em 1996, que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem sendo pauta de importantes discussões acerca dos rumos da educação no país. 

Esse debate ganhou ainda mais força nos últimos anos com a homologação do documento da base pelo Ministério da Educação (MEC) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, em 2017, e, em 2018, para o Ensino Médio.

Desde então, gestores escolares estão correndo contra o tempo para adequar as instituições à BNCC, fazer adaptações no material didático e realizar formações com o corpo docente, a fim de prepará-lo para as mudanças. 

Neste artigo, você vai entender o que é e como adequar as instituições à BNCC, com direito aos principais pontos de atenção, que vão ajudá-lo a implementar as diretrizes. Vamos juntos?

Afinal, o que é a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC é uma série de registros compilados que determinam as habilidades e competências relacionadas ao ensino no Brasil. 

Nestes documentos constam as habilidades essenciais que todos os alunos inscritos em escolas públicas e privadas precisam desenvolver durante o Ciclo da Educação Básica, ou seja, da Educação Infantil até o Ensino Médio.

A BNCC estipula que todas as competências e conteúdos ministrados pelas escolas devem ser os mesmos, independentemente de onde os alunos moram ou estudam. 

Os idealizadores do projeto orientam que a BNCC não deve ser encarada como um currículo, mas como uma série de orientações que poderão nortear as equipes de pedagogia das escolas rumo à elaboração dos currículos locais.

Qual é o objetivo da BNCC?

O objetivo da BNCC é garantir que todos os alunos tenham acesso ao mesmo conhecimento. Com isso, é esperada uma redução significativa das desigualdades educacionais no país, nivelando o estudo e aumentando a qualidade do que é passado em sala de aula.

As diretrizes da base foram influenciadas pela inserção cada vez maior da tecnologia no dia a dia dos alunos e pelas mudanças no campo profissional. Assim como pela necessidade de trabalhar diversas competências no currículo.

Tudo para ajudar os estudantes a lidar com os desafios do futuro e a desenvolver seus projetos de vida. 

As competências da BNCC visam apresentar, portanto, uma proposta de ensino mais justa, investindo no desenvolvimento físico, social e cultural do aluno.

Além disso, habilidades cognitivas e socioemocionais também são estimuladas, elevando o protagonismo dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, o padrão de ensino das escolas.  

Ainda que as escolas do Ensino Básico não precisem se adequar totalmente às mudanças da BNCC até 2022, que é quando as primeiras turmas do Novo Ensino Médio se formam, já está mais do que na hora de elas dominarem o tema com maestria, compreendendo todas as mudanças e benefícios da nova base curricular. 

Como funciona a orientação por competências?

Com a intenção de assegurar os direitos relativos à aprendizagem dos alunos da Educação Básica, a BNCC foi estruturada em competências. 

Assim, as competências são atitudes, conhecimentos e habilidades, além de valores para solucionar questões relacionadas ao dia a dia dos estudantes, com foco na preparação para o trabalho e o exercício da cidadania.

Portanto, por meio disso os alunos serão capazes de desenvolver as habilidades e aprendizagens pregadas pela BNCC. A base definiu 10 competências gerais para a etapa da Educação Básica, no total. Confira a seguir!

  1. Conhecimento
  2. Repertório cultural
  3. Comunicação
  4. Pensamento científico, crítico e criativo
  5. Argumentação
  6. Autoconhecimento e autocuidado
  7. Trabalho e projeto de vida
  8. Cultura digital
  9. Empatia e cooperação
  10. Responsabilidade e cidadania

As áreas do conhecimento definidas na BNCC para o Ensino Médio são:  

  • Linguagens e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa); 
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia); 
  • Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química); 
  • Matemática. 

O que é a parte diversificada da BNCC?

A BNCC foi separada entre a Base Comum e a parte diversificada, e essa divisão para a Base Comum tem como objetivo complementar e enriquecer. A intenção é promover a inserção de novos conteúdos aos currículos, para que eles estejam alinhados com as competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular e com a realidade local de cada escola.

Por tanto, a Base Comum deve ser abordada nos currículos escolares, enquanto a parte diversificada tem a opção de alcançar até 40% dos conteúdos.

Quais são os desafios da implementação da BNCC?

Mudar a forma de transmitir o conhecimento na sala de aula é um grande desafio nas escolas, assim como elaborar um novo currículo que considere as aprendizagens evidenciadas pela Base Nacional Comum Curricular, que são fundamentais para refletir o carisma e a identidade da instituição.

Assim, é relevante que o currículo seja construído de maneira colaborativa entre a comunidade escolar. Lembre-se de que é de responsabilidade dos professores disseminar o currículo na sala de aula.

Como implementar a BNCC nas escolas?

Agora que você já sabe o que é a BNCC, como funciona a gestão por competências e seus principais desafios, veja como implementar na sua escola!

Faça a reelaboração curricular para atender à BNCC

O primeiro passo para efetivar a BNCC na sua escola é a reformulação dos currículos da instituição, a fim de que estes contemplem as aprendizagens previstas nos documentos oficiais de cada região.

Os currículos escolares novos devem compreender os objetivos da Base Nacional Comum Curricular, mas se manterem alinhados com a diversidade de cada região. Para alcançar esse objetivo, é preciso envolver toda a comunidade acadêmica nos trâmites da reelaboração curricular.

Faça a revisão do Projeto Político Pedagógico

Para efetivar a BNCC nas escolas também é preciso revisar o Projeto Político Pedagógico (PPP). Essa verificação, precedida de possíveis ajustes, tem a finalidade de assegurar que o projeto esteja alinhado com o conhecimento, as competências e habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular. 

Portanto, é o momento ideal para envolver toda a comunidade escolar na construção de um PPP capaz de refletir a realidade e as expectativas da escola.

Formação continuada do corpo docente

Os professores têm a missão de transportar as definições da BNCC para os alunos. Por isso, é necessário assegurar que eles estejam prontos para executar essa tarefa. 

Assim, devem estar engajados com as novas propostas pedagógicas da BNCC e saber a melhor maneira de colocar em prática as diretrizes do documento.

Invista em tecnologia

Uma das premissas fundamentais para adequar as escolas à BNCC em 2021 é a utilização da tecnologia na rotina de sala de aula. Porém, é importante estar atento, pois a instituição precisa basear a escolha de ferramentas tecnológicas que serão utilizadas no que o aluno deve receber em termos de conteúdo.  

O planejamento de aulas, seja para atividades presenciais ou on-line, deverá contemplar o uso de tecnologias, que é uma das habilidades da BNCC que os alunos precisam desenvolver para enfrentar os desafios da vida.

Trabalhe comunicação com a família e professores

Engajar pessoas que possuem papel essencial para implementação da BNCC em 2021, como os pais e alunos, por exemplo, é indispensável.

Dessa forma, a instituição precisa investir na construção de uma relação saudável entre escola e família, para assegurar um ensino mais qualificado, acessível e alinhado às diretrizes da base. 

Abrir espaços de discussão entre os professores também é fundamental para que eles se sintam ainda mais engajados com as transformações impostas pela BNCC. 

Portanto, investir na formação continuada dos docentes é imprescindível. Sem o engajamento de todos os agentes escolares no processo, adequar as instituições à BNCC será ainda mais desafiador.

Atualização dos materiais didáticos para a Base Nacional Curricular

Os materiais utilizados em sala devem estar atualizados e em consonância com às exigências da BNCC. Para isso, as instituições de ensino devem assegurar que o material usado na condução das atividades com os estudantes esteja alinhado à Base e aos novos currículos regionais.

Portanto, é fundamental estabelecer uma comunicação eficiente com toda a comunidade acadêmica.

Como vimos ao longo desta leitura, o objetivo da BNCC é nivelar a aprendizagem em escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Devido ao profundo impacto que causa às instituições de ensino, será pauta de grande repercussão nos próximos anos.

Conseguiu finalmente entender o que é a BNCC? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto! Inclusive, se você quiser potencializar os resultados da sua escola particular, fale conosco!

Colina Tech

03.05.2021