Professor motivado na escola

Os benefícios de ter um professor motivado

52

Dentro do contexto escolar o professor é o mais importante agente no processo de aprendizagem da criança e é quem estabelece o elo entre a instituição de ensino e educando. Qual é, então, o impacto de um professor motivado na instituição de ensino?

Ter o professor motivado gera um impacto direto e positivo no desempenho desse profissional tanto em sala de aula quanto na escola de forma integral.

O professor é o responsável por integrar os valores e as práticas educacionais desenvolvidas pela instituição de ensino onde ele trabalha a sua forma de lecionar e se relacionar com o aluno.

Veja também: “Como motivar os professores da sua escola”

Veja algumas dicas para manter um professor motivado

Invista e incentive a capacitação do seu educador

Com as novas tecnologias, descobertas de novos métodos de ensino, as atualizações constantes em vários campos da ciência e comunicação é comum que os alunos tragam informações para a sala de aula das quais o professor possa não ter conhecimento. É importante que o educador e a instituição educacional esteja sempre em busca de atualização e formação contínua.

Quando a instituição de ensino investe em seus colaboradores o retorno será sempre positivo e terá influência direta no desempenho escolar de um modo geral.

Liberdade de ensino

Cada educador tem sua forma única de transmitir o conteúdo de sua disciplina . O Educador pode e deve ter a liberdade de usar seus meios ensino atrelado às ideologias da instituição.

Ofereça uma estrutura de apoio

A aula interativa é, atualmente, uma peça chave no aprendizado.

O acesso a ferramentas que possibilitem esta interação pode inspirar ainda mais o educador a procurar diversas formas de aplicar o conteúdo de sua disciplina em sala de aula.

Aprenda a usar a tecnologia como aliada da educação

Ofereça suporte

É muito importante que se faça o acompanhamento rotineiro nas atividades do educador, fornecendo feedback sobre seu trabalho. Não para ‘’vigiar’’ mas sim para contribuir e observar possíveis necessidades a serem supridas.

Convide os educadores para reuniões individuais e fale sobre a relação dele com os alunos, com a instituição, e sobre seus métodos de ensino. Pontue as necessidades de melhoria e ofereça um direcionamento para o educador.

Saiba como ajudar professores com dificuldades para lecionar

Post escrito por Janine Rodrigues


Conheça-nos em www.piraporiando.com

Facebook: @piraporiando

Instagram: @piraporiando

Baixe o material: Infográfico Tendências em educação