Alunos em aula ao ar livre

Aula ao ar livre – Conceito e dicas

51

O que vem à sua mente quando pensa em “sala de aula”? Provavelmente você lembra da sala de aula convencional: Carteiras organizadas em fileiras e voltadas para a direção do quadro, tudo isso dentro de uma sala cercada por quatro paredes. O conceito de aula ao ar livre é o exatamente o oposto.

No processo de aprendizagem, cada indivíduo faz suas conexões e associações baseadas nas experiências e nas referências que adquire ao longo da vida. Ou seja, ao levar os educandos para um ambiente externo, fazemos com que eles criem novas experiências e ampliem suas associações e conexões, além de proporcionar a eles um contato maior com a natureza e com o desenvolvimento de habilidades.

Você também pode propor aulas práticas em diversas disciplinas. Saiba mais!

Um pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo) analisou os benefícios da aprendizagem ao ar livre. Segundo a pesquisa, atividades ao ar livre estimulam trabalhos em grupo, debates sobre justiça e solidariedade, e reflexões sobre valores e princípios como coragem, esforço pessoal, disciplina, respeito e superação de limites.

Algumas formas de aplicar o conceito de aula ao ar livre

Criação de jardins e hortas

Esse tipo de atividade contribui para o conhecimento dos alunos sobre os diferentes tipos de alimentos que podem ser cultivados. Colabora com a alimentação saudável na escola e em casa. Além de colocar o aluno em contato com a natureza.

Expedições escolares

Passeios escolares sempre são uma boa alternativa para contribuir com o desenvolvimento intelectual. Alunos com dificuldades de aprendizado no ambiente convencional podem se mostrar mais interessados em ambientes externos, como em um museu ou centro cultural. Aprender a partir da vivência real pode ser mais interessante para alguns alunos.

Saiba também como balancear esses conteúdos com as atividades aplicadas em sala! 

Mudança de ambiente

A simples mudança do ambiente convencional já caracteriza uma aula ao “ar livre”. Usar uma sala mais lúdica, a quadra da escola, o jardim e, até mesmo, fazer excursões dentro da própria escola: Que tal levar os alunos para conhecerem a cozinha da escola? a secretaria? o estoque? Visitar estes espaços pode fazer com que eles conheçam mais e escola e se sintam ainda mais parte dela. Pergunte a eles o que acharam destes espaços e na medida do possível, realize mudanças propostas por eles e depois, mostre que a mudança foi feita. Isso será muito gratificante ! Estas atividades contribuem para que eles e elas conheçam mais profundamente a realidade da escola e despertam um sentimento de pertencimento.

Post escrito por Janine Rodrigues


Conheça-nos em www.piraporiando.com

Facebook: @piraporiando

Instagram: @piraporiando

Baixe o material: Guia Guia de engajamento para escolas