aprendizagem colaborativa

Os benefícios da aprendizagem colaborativa e suas formas de implementação

59

Ao longo do desenvolvimento de qualquer pessoa, especialmente na infância e na adolescência, os estímulos à independência e à autonomia são cada vez mais presentes. Quando falamos deste tipo de incentivo, a escola tem papel central: ela é responsável direta por uma série de aspectos socioeducativos de um indivíduo em formação. 

Uma das formas de estimular os fatores citados acima é por meio da aprendizagem colaborativa – uma das técnicas mais utilizadas para um aprendizado efetivo por parte dos estudantes. A prática consiste em reunir os alunos em torno de um só objetivo e, com intermediação do educador, conduzir os trabalhos para que todos se esforcem pela obtenção de um resultado em comum e a solução de problemas. 

Na prática escolar, isto quer dizer que a principal meta é envolver os participantes na aquisição de novos conhecimentos de maneira mais ativa, coletiva e dinâmica. Dessa forma, será possível despertar o senso de equipe da turma, além do compartilhamento de saberes individuais e a obtenção de valores como a empatia e o respeito mútuo. Vale destacar, ainda, que a técnica é importante e potente para as aulas remotas e ensino à distância.

Com essa estratégia, o professor deixa de ser apenas um transmissor de conteúdos e assume um papel de facilitador, possibilitando uma produção e uma construção autônoma de conhecimento para os educandos. 

Quer saber mais sobre os benefícios da aprendizagem colaborativa e como implementá-la na sua instituição? Continue a leitura deste artigo e confira as nossas dicas!

Veja mais:
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado 
Coronavírus: Gestão escolar em momentos de crise

Implementando a aprendizagem colaborativa de forma prática: 

Os tradicionais grupos, formados em sala de aula, são velhos conhecidos. Entretanto, com o avanço tecnológico (que tornou-se um facilitador da aprendizagem colaborativa), os desafios e atividades propostos tomam outra forma durante a construção do conhecimento e passam a ser conjuntos, proporcionando maior autonomia e cooperativismo por meio das tecnologias digitais para interação entre alunos e professores. 

Para implementar a aprendizagem colaborativa de forma prática (especialmente no contexto das aulas online), podemos destacar algumas dicas de atitudes e de ferramentas digitais: 

Crie uma cultura colaborativa 

Quando falamos de aprendizagem colaborativa, o senso de colaboração deve perpassar o aluno e ser executado, também, pelos profissionais e pelas famílias. Por isso, é importante criar uma cultura colaborativa na sua escola ou curso para fazer com que os pais e responsáveis estimulem os alunos em casa e para serem engajados na instituição onde estudam.

A escola deve ser receptiva e aberta ao diálogo, para que todos os participantes da comunidade escolar tenham a liberdade de esclarecer suas dificuldades e para que o processo seja realizado com maior eficácia.

Leia mais: Gestão de pessoas em meio a crises financeiras: como agir?

Prepare os profissionais da sua instituição

A capacitação é um pilar que, de maneira alguma, pode ser deixado de lado. Com essa técnica, o professor passa a ter um papel de mediação mais ativo, e isso exige habilidade para orientação dos alunos. Portanto, invista na capacitação do time escolar. Isso pode ser feito por meio de debates e da promoção de ensino tecnológico para aqueles que enfrentam maior dificuldade com a internet e suas respectivas ferramentas.  

Continue aprendendo: Como ajudar professores com dificuldades para lecionar

Utilize um chat

Um chat permite interação em tempo real – com a vantagem dos alunos e professores não precisarem estar juntos presencialmente para interagir entre si. Com isso, o educador poderá ficar disponível (seja em horários combinados ou no próprio horário da aula) para esclarecer dúvidas, debater e estimular pesquisas a respeito dos conteúdos do plano de aula que serão abordados ao longo do período letivo.

Crie um fórum online

Podendo ser utilizado por meio de uma rede social ou sites próprios para criação de fóruns, um fórum online é o local onde os alunos e o educador poderão realizar trocas de informações em tempo real. Sendo assim, é possível compartilhar imagens, textos, áudios, vídeos e demais arquivos. O fórum pode ser utilizado, também, para esclarecimento de dúvidas e entrega de atividades.

Publique em um blog na internet 

Na rede, existe uma série de ferramentas que possibilitam a criação de blogs de fácil usabilidade. Em um blog, os alunos podem postar conteúdos e compartilhar informações que enriquecem o debate e constroem o conhecimento de forma colaborativa. Além disso, podem exercitar o que foi aprendido.

Essa página pode ser compartilhada, inclusive, com os demais membros da comunidade escolar – como a família. Dentre as possibilidades, estão os blogs com novidades da ciência – com temas focados em biologia ou um blog de literatura, por exemplo.

Saiba mais: Plano de aula para EAD: como reaproveitar o plano tradicional?

Benefícios da aprendizagem colaborativa

  • Estimula o uso da tecnologia no contexto educativo e contextualiza o aprendizado com exemplos práticos do dia a dia;
  • Melhora o engajamento e a participação de alunos, trazendo melhorias na autoestima do grupo;
  • Promove interatividade e senso de pertencimento durante as aulas remotas ou à distância;
  • Transforma o papel de atuação do educador, tornando-o mediador do conhecimento
  • Torna o aluno protagonista do próprio processo de formação de conhecimento; 
  • Desenvolve o senso crítico e de trabalho em equipe, formando cidadãos prontos para atuar em sociedade; 
  • Aprimora a comunicação e desenvolve novas habilidades, melhorando também os relacionamentos interpessoais;
  • Cria um ambiente propício, diferente do uso tradicional de uma sala de aula.

Confira também: Como estabelecer uma parceria com os pais nas aulas a distância

Avaliando os resultados 

Durante a aprendizagem colaborativa, o professor tem duas oportunidades de avaliar os resultados: durante o processo em si, onde ele pode observar o engajamento, o entrosamento e assimilação dos conteúdos e, também, no final do processo, onde ele pode verificar o nível de retenção e compreensão do conhecimento por meio de uma avaliação formal como trabalhos e seminários.

A possibilidade de verificar o avanço dos alunos durante o processo permite ao professor direcionar os alunos durante o percurso, apontando novos caminhos para tornar o ensino mais dinâmico e eficaz. Dessa forma, os objetivos estipulados no início da atividade podem ser atingidos com mais facilidade.

Veja também: Evasão escolar: causas comuns e estratégias de combate ao problema

Tente algo novo! 

Com tantas vantagens e benefícios da aprendizagem colaborativa, a técnica deve ser vista com carinho e atenção. Quando utilizada, possibilita maior interação e autonomia dos alunos como sujeitos ativos no próprio processo de aprendizagem. Por isso, esteja atento às demandas e necessidades e utilize a tecnologia como aliada nesse processo. Vale lembrar que a técnica também propicia vantagens para as aulas online e a educação híbrida (misto de aulas presenciais e remotas). 

Clique e acesse: Ebook Modelo de plano de aula para pais

E você, professor? Já tentou aplicar a aprendizagem colaborativa na sua instituição? Gosta da metodologia? Conte para a gente nos comentários e compartilhe nossas dicas com outros profissionais!