Sala de aula invertida: O que significa? Como implementar na minha escola?
A sala de aula invertida não é um modelo em que se troca as mesas de alunos e o quadro do professor de lugar ou qualquer outro objeto em sala de aula. Essa nova modalidade de ensino consiste em inverter o uso da sala em relação ao seu uso tradicional.
Por exemplo: no ensino tradicional, os alunos assistem às aulas em salas e realizam as suas atividades solitariamente em casa, como trabalhos e deveres. Na prática da sala de aula invertida, acontece o contrário: os alunos assistem às aulas em casa, através de recursos digitais, como vídeoaulas, arquivos de áudio e slides, indo à sala de aula para discutirem, aplicarem os conceitos e fazerem os deveres e os trabalhos com os outros alunos.
Já ouviu falar no conceito educacional de “sala de aula invertida” ou “flipped classroom”? Veja algumas dicas para implementar a sala de aula invertida e confira inúmeras vantagens elencadas pelos que defendem esse modo de aprendizado!
Vantagens
? Os alunos aprendem melhor quando controlam quando, como e onde aprendem;
? O material produzido é disponibilizado, ficando acessível para os alunos por tempo indeterminado;
? Os encontros em sala de aula são utilizados para a colaboração, a discussão e a assimilação dos conteúdos transmitidos.
Como implementar
Usar ferramentas digitais
O professor deve ter conhecimento de diversas ferramentas digitais, para que possa fazer uso delas e transmitir os seus conhecimentos de variados modos para os alunos. O conteúdo pode ser transmitido e armazenado nas seguintes plataformas:
? Google Drive;
? Dropbox;
? Facebook;
? Twitter;
? Youtube;
? Slideshare;
? Sites Wiki;
? Blogs;
? Podcasts.
Gravar as aulas em tempo real
Aproveite as aulas presenciais e tradicionais para gravá-las e fazer uma compilação de conteúdos do semestre e até mesmo do próprio ano letivo. Você pode disponibilizar os vídeos para os alunos repassarem os conteúdos já vistos com você e para você ter as aulas gravadas para implementar o aprendizado com os seus próximos alunos nos anos letivos vindouros. Será incrível ter ensinamentos gravados, prontos para serem passados aos estudantes!
Trabalhos e deveres periódicos sobre os conteúdos transmitidos
Já que o aluno terá toda a liberdade de assistir as aulas no conforto de sua casa, em contrapartida, ele deverá ser cobrado e testado se está de fato acessando o conteúdo disponibilizado. Isso significa que os encontros em sala de aula deverão colocar em pauta, justamente, os últimos conteúdos transmitidos.
Provas, testes, trabalhos e discussões em grupo são alguns dos recursos presenciais que certificam se os alunos estão acompanhando as aulas. Esses recursos não devem ser deixados de lado, pois somente assim alguns estudantes se engajam no acompanhamento das matérias e dos conteúdos.
Certamente, essas mudanças pedagógicas exigem planejamento, profissionais compromissados e um treinamento com os alunos, que a partir de então, passarão a regular os seus próprios horários e as suas próprias obrigações. Essa mudança de paradigma tende a torná-los mais responsáveis e mais empoderados do próprio processo de obtenção de conhecimento.
O que você achou do conceito e da prática da sala de aula invertida? Deixe seu comentário!