Por que alunos que fazem lição de casa têm melhor desempenho escolar?

13

 

crianca-escola

A sua escola costuma dar lição de casa para os alunos fazerem? Embora muitos professores adotem essa postura, não é raro ver os estudantes reclamando e alegando falta de tempo. Porém, pesquisas mostram que estudantes que costumam fazer as lições de casa têm melhor desempenho escolar, ou seja, ao dar lição para os estudantes o professor está possibilitando que o aluno fixe os conteúdos e construa conhecimento por si próprio. Com isso, não apenas as notas escolares melhorarão, mas ele aprenderá habilidades muito importantes como independência e responsabilidade.

Pesquisas relacionam o hábito de fazer lição de casa e a melhora do rendimento escolar

Uma pesquisa feita por Cláudio Ferraz e Maurício Fernandes, do Departamento de Economia da PUC-RJ, concluiu que quem faz lição de casa tem um melhor rendimento escolar. Os estudiosos chegaram a essa conclusão tendo como base os dados do SARESP, o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, entre os anos de 2007 e 2009.

Nesse sistema de avaliação, são aplicadas tanto provas como questionários, o que permite que os pesquisadores tenham acesso a uma ampla base de dados para uma análise completa. Os alunos que recebiam uma quantidade de lição de casa menor, ou que não faziam as lições indicadas pelos professores, tiveram um desempenho inferior na avaliação do que os que se dedicavam às atividades propostas após a aula. Os que faziam lição de casa tiveram uma média 14% maior em língua portuguesa e 10% maior em matemática.

Esses resultados indicam que estimular o aluno a estudar fora da escola traz resultados muito positivos para o seu desempenho, e que a lição de casa é uma forma muito eficaz de estimular essa prática. É uma maneira de estimulá-los a refletir sobre o que foi visto em sala, ler e rever o conteúdo passado e pensar criticamente sobre ele.

Embora o benefício tenha sido comprovado, a pesquisa mostrou também que passar lição de casa não é algo comum na rede pública paulista, pois penas 5% dos professores de língua portuguesa e 14% dos professores de matemática têm esse hábito. É válido lembrar que esses dados tiveram como base apenas os questionários do SARESP.

Outras vantagens da lição de casa

A lição reforça o aprendizado ao fazer com que o aluno leia e formule dúvidas. Por isso é uma prática de estudo diário que fortalece o aprendizado. Além disso, fazer lição de casa aumenta a interação do estudante com os pais e, mesmo que indiretamente, chama os responsáveis a se envolverem com o aprendizado da criança. Com isso, os pais conseguem descobrir o que está acontecendo na escola, qual conteúdo está sendo discutido em sala de aula e se tornam mais presentes na educação escolar dos filhos.

A lição de casa também desperta para autonomia e responsabilidade, melhora o pensamento critico e chama o aluno para estudar fora da sala de aula.  No entanto, é importante lembrar que, para ter efeitos positivos, é preciso dosar as tarefas, orientar aos alunos sobre como fazer as atividades e dar tempo suficiente para que eles possam completá-las.

Com tantos benefícios e de acordo com o resultado da pesquisa, podemos concluir que dar lição de casa é benéfico. A sua escola tem essa prática? Comente!