Crianças estudando o computador - Desafio Khan Academy

Do livro didático à biblioteca virtual com 58 milhões de alunos no mundo: a Khan Academy

44

Você sabia que no dia 27 de fevereiro se comemora o Dia do Livro Didático no Brasil? É um dia para incentivar o uso dessa ferramenta primordial, que chegou ao Brasil em 1808, com a família real portuguesa, e que continua abrindo aos estudantes as portas para um mundo inteiro de conhecimentos. Hoje, em 2018, o livro didático continua sendo um instrumento fundamental para a educação, e que, com as demandas do mundo moderno, ganhou um importante aliado: a tecnologia. É através da tecnologia que a Khan Academy se apresenta, buscando revolucionar a educação e auxiliando professores e alunos do mundo todo.

Entenda como Tecnologia Educacional vai moldar a sala de aula do futuro

Através do site da Khan Academy, você tem acesso a conteúdo de diversas matérias, indo do Ensino Fundamental ao Médio e também cobrindo conteúdo universitário. Você terá em suas mãos mais que um livro: uma biblioteca inteira de atividades práticas que podem fazer da sala de aula um ambiente mais dinâmico e divertido. É tudo online e 100% gratuito.

Khan Academy e o desejo de transformar a educação

A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de oferecer educação gratuita, de qualidade, para qualquer um em qualquer lugar. A Khan acredita na tecnologia como um meio de transformar a educação e de dar oportunidades a todos.

A Khan Academy começou suas atividades no Brasil em 2013, lançando conteúdos e atividades didáticas em português com apoio da Fundação Lemann, parceiro internacional da Khan desde então. Já utilizada por mais de 77.000 estudantes brasileiros, a Khan já oferece conteúdo em matemática e também em ciências: química, física e biologia.

Em 2018, a Khan está expandindo seu conteúdo de gramática em português e lançando o Desafio Khan Academy.

Como a Khan Academy pode diferenciar suas práticas de ensino

A plataforma online da Khan Academy funciona como uma biblioteca viva: professor e aluno têm acesso a diversos conteúdos didáticos através de vídeos, artigos e atividades. A medida que o aluno pratica, o sistema automaticamente entende como o estudante aprende e recomenda atividades de acordo com a sua necessidade. Dessa forma, professores e alunos têm em seu computador, tablet e celular recursos adicionais ao livro didático, com a oportunidade de obter uma educação sem falhas de aprendizagem, no tempo de cada um e de forma gratuita.

Veja 5 dicas para atrair a atenção de seus alunos usando a tecnologia

Na Khan, o professor tem acesso a relatórios sobre o desempenho de seus alunos, que ajudam a identificar falhas na aprendizagem. Informação é tudo para traçar estratégias de ensino que se adequam às necessidades dos seus alunos, concorda? Sabendo quais são suas necessidades, você pode traçar planos no tempo e no nível que seus alunos precisam.

Como usar a Khan Academy

O professor pode fazer uma aula recomendando atividades em sala, pode recomendar recursos aos alunos para revisão de conteúdo, como tarefa de casa ou até como preparação para a aula seguinte. Quer um exemplo prático? Imagine que enquanto professor, você tem um tema novo para ensinar, por exemplo “equações”. Como você poderia usar a Khan Academy como ferramenta de apoio?

Antes da aula você poderia recomendar para seus alunos um vídeo e uma atividade simples sobre o conteúdo a ser ensinado. Eles vão poder pausar, rever e analisar tudo em seu próprio tempo antes de se arriscar na atividade. Em sala, retome o conteúdo. Você também pode recomendar práticas para fazer durante a aula. Enquanto os alunos praticam, você fica de olho no relatório de performance da turma, observando quem está indo bem e quem sente dificuldades.

O papel do professor como agente da tecnologia do futuro

Nesse ponto, você pode encorajar os alunos a se ajudarem e a colaborarem para alcançar a solução do problema em questão ou interferir se achar necessário. Você ainda pode recomendar atividades personalizadas, para que os alunos pratiquem mais o que precisam ou avancem no conteúdo que já dominaram.

Há várias formas de usar a Khan Academy em sua sala de aula, essa escolha vai caber a você e a sua criatividade! Vale fazer agrupamentos, circuitos, o que funcionar melhor para sua turma. Os alunos se divertem ganhando pontos, medalhas, desbloqueando novas atividades e aprendendo.

O Desafio Khan Academy

Desafio Khan Academy

E você pode experimentar a Khan Academy com seus alunos se inscrevendo no Desafio Khan Academy. O Desafio começa em 19 de março e dura 6 semanas, é online e 100% gratuito. No Desafio Khan Academy, os professores recomendam práticas personalizadas aos alunos, que desenvolvem suas habilidades e ganham medalhas virtuais a medida que progridem, aprendendo de forma divertida. As práticas cobrem conteúdos didáticos de ensino fundamental e médio em matemática e ciências, além de atividades motivacionais de Mentalidade de Crescimento.

Segundo pesquisadores da Universidade de Stanford, Growth Mindset ou Mentalidade de Crescimento envolve o entendimento de que o cérebro é um músculo e que nossas qualidades e habilidades pessoais podem mudar. Pessoas com uma forte mentalidade de crescimento persistem e aprendem perante os desafios, fortalecendo sua capacidade de superação e estando melhor preparadas para alcançar o sucesso nos estudos.

Durante o Desafio Khan Academy, os professores podem acompanhar o progresso dos seus alunos e auxiliá-los enquanto eles aprendem. Em reconhecimento por sua participação, professores e alunos recebem certificados digitais.

Inscreva-se no Desafio Khan Academy e faça parte você também dessa grande jornada de conhecimento!

Baixe o material: Infográfico Tendências em educação