Dia da Mulher: como trabalhar a data de forma inspiradora nas escolas

Dia da Mulher nas escolas: como trabalhar a data de forma inspiradora

247

Mais que uma data comemorativa, o Dia da Mulher é um manifesto das conquistas políticas, sociais e econômicas das mulheres ao longo dos anos.

Abordar esse dia nas escolas é muito importante para reafirmar e promover as vitórias da busca por direitos e igualdade. Além disso, o momento é necessário para debater questões como a igualdade de gênero e o empoderamento.

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

A escola tem papel importante de motivação a busca pela igualdade. No Dia da Mulher, ou durante a semana da mulher, incentive debates que desconstruam imagens estereotipadas do que é ser mulher.

Fale também das funções sociais as quais estão expostas: seja na escolha de um brinquedo ou de uma profissão.

Vale ressaltar que as ações podem ser estendidas por todo o ano letivo, tendo em vista a relevância do tema. A data deve ser um impulso para olhar o mundo sob perspectivas igualitárias.

Descubra como modernizar a comunicação escolar sem deixar de lado os pais menos tecnológicos

A origem da data

Por muitos anos associou-se a origem do dia da mulher ao incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Apesar de o fato ter acontecido, ele não é o marco para a criação da data.

O primeiro registro da comemoração do dia da mulher foi em 1908, nos Estados Unidos, durante uma manifestação de mulheres por igualdade econômica e política no país.

A partir daí, muitos eventos em diversos países protestaram pela oficialização de um dia em que todas as mulheres do mundo pudessem se unir para dar voz às suas lutas e reivindicações.

Apesar das décadas de manifestações, a data só foi oficializada pela ONU em 1975.

Tecnologia na educação: veja como ela vai afetar as escolas do futuro

Inspirar para homenagear

Mais do que presentear com flores, a data é essencial para inspirar os alunos, trabalhando a luta feminina ao longo dos anos e a desconstrução de estereótipos de gênero.

Desenvolva atividades que falem de respeito, igualdade e justiça. Apresente mulheres que ocuparam e ocupam espaços diversos, mostre as possibilidades de profissões e valorize a potência das suas alunas. Ouça o que elas têm a dizer e quais espaços desejam ocupar.

Uma das formas mais interessantes de trabalhar esses conceitos é por meio da representatividade de mulheres inspiradoras que revolucionaram de alguma forma a história da humanidade.

Confira 8 ideias para professores usarem as redes sociais com os alunos na escola

Separamos alguns tópicos que podem ser abordados para engajar as crianças. O objetivo é motivar os alunos a olharem para a história da mulher na sociedade com valor e empatia.

Livros

A leitura é muito importante para o desenvolvimento cognitivo, interpretativo e criativo das pessoas. Inserir temas para expandir o universo de conhecimento das crianças é uma boa atividade para um projeto de leitura.

Use o tema “Dia da mulher” para guiar algumas atividades e apresente esse universo literário.

Sua escola não tem um projeto de leitura? Saiba como incentivar a leitura de forma criativa

Existem no mercado diversos livros que abordam o assunto de forma lúdica e educativa. Listamos alguns que podem ser usados na sala de aula, que com certeza irão despertar o imaginário e a admiração dos alunos.

50 Brasileiras Incríveis Para Conhecer Antes De Crescer

Maria da Penha, Dandara, Cora Coralina e Chica da Silva são algumas das heroínas brasileiras que tiveram suas histórias contadas nesta obra de Débora Thomé. Com linguagem acessível apesar das histórias fortes, o livro é uma ótima opção para mostrar aos estudantes a participação das mulheres na construção do Brasil

As Cientistas – 50 Mulheres Que Mudaram O Mundo

Da engenharia industrial à física quântica, esse livro veio para  provar que lugar de mulher também é na ciência. A obra conta a história de mulheres que foram pioneiras e enfrentaram um forte conservadorismo da sociedade para conseguir estudar e desenvolver suas pesquisas. Da autora Rachel Ignotofsky.

Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes

Criado por Elena Favilli e Francesca Cavallo, e ilustrada por mais de 60 artistas femininas, o livro reúne histórias de 100 mulheres extraordinárias do passado e do presente que deixaram sua marca no mundo. Apesar do título, é indicado para todas as idades.

Sessão pipoca

Produções visuais são sempre forma dinâmica e divertida de contar uma história. Não faltam mulheres inspiradoras no cinema, das biografias às animações, por isso, selecionamos filmes para crianças e para adolescentes.

Lembre-se que contextualizar e debater os filmes é tão importante quanto exibi-los!

As Sufragistas (2015)

Em uma mistura de documentário e ficção, o filme conta a trajetória da luta das mulheres pelo direito ao voto, no final do século XIX na Inglaterra. O longa mostra como as mulheres tiveram que lutar de forma intensa para conseguir ganhar voz em meio a um cenário de forte repressão política e familiar.
Classificação: 14 anos. Clique aqui para assistir ao trailer.

Estrelas além do tempo (2016) 

A obra narra a história real de três matemáticas brilhantes que enfrentam o preconceito dentro da NASA nos anos 60, por serem mulheres e negras. Apesar da clara capacidade intelectual do trio, elas tiveram que batalhar fortemente para ganhar espaço e reconhecimento.
Classificação: Livre.

Malala (2015) 

Com 15 anos, a menina paquistanesa Malala foi baleada no rosto por uma armada Talibã; seu crime: lutar para que mulheres pudessem ter acesso à educação. No documentário da mais jovem ganhadora do Nobel da Paz, vemos como alguns direito básicos ainda precisam ser conquistados pelas mulheres.
Classificação: 12 anos. Clique aqui para assistir ao trailer.

Valente (2012)

Merida foi criada para ser a sucessora ao trono perfeita, mas quando sua mão é prometida em casamento, contra sua vontade, a garota de cabelos vermelhos desafia a tradição ancestral e sai em busca de trilhar seu próprio caminho. Como já diz o nome do filme, Merida é valente, corajosa e tem um espírito livre. Clique aqui para assistir ao trailer.

Moana (2017)

Não é a toa que Moana é o mais novo queridinho das crianças. Independente e determinada, a menina questiona sua posição de realeza e desafia seus pais para salvar seu povo. Com pele morena e cabelos crespos, Moana é uma excelente referência de empoderamento feminino e quebra de estereótipos. Clique aqui para assistir ao trailer.

Mulan (1998)

Considerada uma das melhores princesas da Disney, o filme conta a história de uma garota chinesa que se disfarça de homem para lutar na guerra no lugar do pai idoso. Forte e corajosa, Mulan questiona os papéis de gênero ao se mostrar um guerreira nata. Clique aqui para assistir ao trailer.

Hora da série!

As séries estão cada vez mais em alta e são ótimas para trabalhar o tema com os adolescentes. Fizemos uma lista com séries que são protagonizadas por mulheres e abordam temas importantes para o empoderamento feminino e a luta por igualdade. Vale lembrar que as séries em língua estrangeira podem ser usadas em aulas de idiomas ou de cultura internacional. Confira os trailers abaixo!

séries para o dia da mulher
séries para o dia da mulher

Pequenas (grandes) ações

  • Promova cinedebates – A atividade pode acontecer durante todo o ano, os alunos podem sugerir filmes e participar ativamente da discussão. Lembre-se de valorizar as diretoras e equipes técnicas compostas por mulheres;
  • Roda de leitura temática – use autoras para explicar as matérias da educação básica, compartilhem textos de poetisas, cientistas e filósofas. Escolha o mês de março para ler e trocar ideias apenas sobre livros de autoras;
  • Frase do dia – por que não refletir com as palavras de grandes pensadoras? Peça para que os alunos apresentem uma mulher que seja referência para eles e uma frase dita por ela;
  • Mulheres na cultura – faça aulas interativas com a reprodução de músicas e videoclipes de cantoras. Converse sobre a história e os recordes quebrados por elas no mundo da música. Fale de todas as artes: pintoras, ilustradoras, compositoras, poetisas, instrumentistas, escultoras, produtoras, entre outras.
  • Remodele as cartinhas e os presentes – substitua o cartãozinho de “Parabéns pelo Dia da Mulher” por um desenho ou carta que contenha as mulheres que inspiram os alunos;
  • Promova games e quizzes – confira se os alunos conhecem mesmo os grandes nomes femininos da história;
  • Monte um mural – monte um mural com fotos das grandes mulheres da ciência e das artes. Faça um resumo de suas colaborações para a área em que atuam e destaque uma frase;
  • Debates – nas turmas mais velhas utilize os temas para discutir questões sérias e que afetam as meninas da turma. Fale sobre padrões de beleza impostos à mulheres e mercado de trabalho. Incentive que todos os alunos compartilhem seus pontos de vista.
  • Mande uma mensagem – utilize o aplicativo de comunicação da sua escola para enviar mensagens para as mulheres que trabalham, estudam ou são responsáveis pelos alunos da escola. Relembre as conquistas, fale sobre a lutas de cada dia e cite alguma autora.

É muito importante que esse tema não seja restrito ao 8 de março. Desenvolva questões que repensem costumes do dia a dia que possam reforçar desigualdades. A palavra respeito é chave!

É interessante também falar de temas mais específicos, como o papel de mulheres na economia. As turmas mais velhas necessitam ter uma visão mais completa dos papéis da mulher na sociedade.

Existem documentários, séries de reportagens e outros materiais que podem guiar aulas responsáveis e importantes para um olhar sociológico.

Além dos grandes nomes, fale também das mulheres do dia a dia. Um exemplo muito interessante é a reportagem sobre as quebradeiras de coco do Maranhão.

O vídeo, disponível nesse link, apresenta um recorte específico e interessante sobre o papel dessas mulheres na economia local. Como bônus, os alunos podem ter uma visão ampla das diferentes configurações das cidades do Brasil.

O que fazer no ensino remoto?

A maior parte das atividades descritas acima podem ser adaptadas para as aulas online. Basta se planejar e usar a criatividade. As plataformas mudaram, mas o debate é o mesmo e as possibilidades são muitas:

  • realize os cinedebates, rodas de conversa e rodas literárias por chamada de vídeo
  • crie trilhas de conteúdo na sua plataforma de ensino online
  • compartilhe as frases e dicas de leitura no portal do aluno ou nos canais de comunicação
  • publique conteúdos temáticos, com dicas de filmes e séries
  • compartilhe artigos jornalísticos sobre o tema

Quizz

Clique e acesse: Infográfico Tendências em educação

Gostou das nossas sugestões? Compartilhe com uma amiga e deixe seu comentário!