Veja como o WPensar ajuda a acabar com a inadimplência

Porque usar o WPensar para acabar com a inadimplência na sua escola

63

A inadimplência é um dos maiores problemas de instituições de ensino particulares, afinal, compromete o orçamento da escola ou curso e a longo prazo pode levar a prejuízos ou até mesmo à falência. Entretanto, esse mal pode ser prevenido e combatido com o uso de ferramentas e estratégias adequadas. Um sistema de gestão escolar como o WPensar, por exemplo, pode ser um importante aliado para acabar com a inadimplência. Entenda porque!

Baixe o material: Ebook O Guia Definitivo da Inadimplência Escolar (antigo)

Porque um sistema de gestão escolar ajuda a acabar com a inadimplência

Um bom sistema de gestão escolar otimiza o trabalho na sua instituição. Assim, você tem mais facilidade para emitir e controlar as suas cobranças. Além disso, um sistema também pode oferecer recursos específicos para combater a inadimplência. Esse é o caso do WPensar, que tem funções especialmente desenvolvidas para te ajudar a acabar com a inadimplência. Veja quais são esses recursos!

Tem dúvidas sobre inadimplência escolar? Leia um artigo com tudo que você precisa saber sobre o assunto!

| Lembretes automáticos

Às vezes a inadimplência ocorre simplesmente porque alguém se esquece de pagar uma mensalidade. Essa situação é bem comum, afinal, é possível que algum compromisso termine passando despercebido em meio à rotina corrida de muitos alunos e responsáveis.

Ainda que termine causando um pequeno transtorno, esse caso de inadimplência pode ser revertido facilmente com simples lembretes. Pensando nisso a WPensar desenvolveu uma automação que manda um lembrete após um determinado número de dias em atraso. Através desse mecanismo o devedor recebe a notificação por email, SMS ou aplicativo de comunicação escolar e pode se lembrar de pagar.

Você deve considerar o envios de lembretes porque os resultados obtidos são bastante positivos. Na WPensar também usamos esse recurso ao lidar com clientes com pagamentos em atraso. O diretor executivo Bruno Damasco confirma:

Aqui na WPensar, quando começamos a mandar um lembrete, nossa inadimplência diminuiu 50%, caiu pela metade. Bruno Damasco, diretor executivo e fundador da WPensar.

| Controle de pagamentos

Com o WPensar fica muito fácil monitorar quem paga as mensalidades em dia e quem fica inadimplente, pois o controle de pagamentos faz parte da ficha do aluno dentro do sistema. Basta buscar um aluno no WPensar para consultar se ele tem mensalidades em aberto. Desse modo, não precisa haver nenhum trâmite entre setores da instituição para tratar das questões de pagamento.

A facilidade para consultar esse tipo de informação ajuda a remediar os casos de inadimplência, pois permite levantar todo o histórico financeiro de um determinado aluno. Você pode usar o WPensar para consultar se o estudante já ficou inadimplente outras vezes ou quando começou a deixar de pagar, por exemplo. Então, é possível compreender melhor o caso dele para negociar a dívida da maneira mais adequada.

Leia mais: 7 passos para receber suas mensalidades em dia

| Relatórios financeiros

Além de registrar informações em fichas individuais, o WPensar também pode fazer uma análise desses dados para te mostrar um resumo da situação financeira de sua instituição de ensino. Assim você consegue analisar seus resultados, obter números importantes e direcionar melhor a sua abordagem para acabar com a inadimplência. Você pode até mesmo consultar dados bastante específicos, como o índice de inadimplência por unidade, série ou turma.

Analisar relatórios financeiros é uma ótima maneira de trabalhar estratégias para prevenção da inadimplência escolar, é um modo de evitar que o problema se instale. Dizemos isso porque os dados dos relatórios são essenciais na hora de fazer um planejamento e definir o público-alvo da sua instituição. A partir disso é possível focar em atrair pessoas que tenham condições financeiras e interesse suficiente para arcar com as suas mensalidades.

Baixe o guia que preparamos e conheça os 5 pilares da gestão financeira para escolas e cursos

| Cobrança fácil

Tornar o pagamento mais fácil é uma ótima estratégia para diminuir os índices de inadimplência. Cobrar mensalidades através de boletos bancários, por exemplo, é uma ótima maneira de facilitar o pagamento, pois estes podem ser pagos em qualquer agência bancária ou mesmo através de internet banking. Todavia, algumas escolas e cursos sequer emitem boletos, muitas vezes devido ao alto custo e à complexidade desse processo.

O WPensar oferece o módulo “Cobrança Fácil”, que emite boletos registrados através do próprio sistema e a um baixo custo, pois podemos oferecer um preço muito competitivo devido ao nosso alto volume de geração de boletos.

Além disso, sua instituição só paga por boleto quitado. Se um aluno ficar inadimplente, você não terá custos extras para cobrá-lo. Assim, através do módulo Cobrança Fácil é possível começar a trabalhar com boletos, facilitar o pagamento e consequentemente diminuir a inadimplência.

Assista a um vídeo que preparamos para explicar como funcionam os boletos registrados do Cobrança Fácil!

Conte com a WPensar para acabar com a inadimplência na sua escola ou curso!

Clique e conheça o sistema WPensar

Gostou do artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e deixe um comentário registrado aqui!